Grande destaque da Praticagem Amazônica vai ser homenageado com o Diploma de “Amigo do CIABA” de onde por sinal foi aluno

Hoje o CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” estará comemorando em grande estilo, em meio a significativa cerimônia militar, os seus 125 anos. Ilustres personalidades estarão sendo homenageadas com o Diploma de “AMIGO DO CIABA”, entre elas destaca-se um ex-aluno, o Comandante/Prático Linésio Junior, presidente da Cooperativa UNIPILOT e também diretor da nossa SOAMAR-Belém, e muito estimado nos meios empresariais do setor e na sociedade de Belém.
Jovem de extraordinário valor, tanto assim que é também portador das duas mais altas comendas da nossa gloriosa Marinha do Brasil, ou seja, o Mérito Tamandaré e o Mérito Naval, ele aparece na foto sendo cumprimentado antecipadamente pelo colunista. O CIABA hoje tem no seu Comando um Oficial Superior de alto nível da nossa Armada, o ilustre Capitão-de-Mar e Guerra Fábio da Silva Andrade, cujo trabalho dispensa elogios. (Foto: Luis Celso).

Sucesso

Com sucesso o maior navio-tanque da Transpetro “Abdias Nascimento” acaba de realizar sua viagem inaugural, sob o comando do paraense Comandante CLC Ricardo Monteiro, hoje considerado como uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, orgulho, sem dúvida, da nossa Universidade do Mar, que é o poderoso CIABA, que tem hoje o timão firme do bom caráter nosso muito estimado CMG Fábio da Silva, gente da melhor qualidade.

Colisão

Se tivesse Práticos a bordo, aqueles dois navios de bandeira estrangeira de grande porte não teriam colidido nas proximidades de Fazendinha-Amapá. Outros acidentes já aconteceram na referida área. Está na hora de suspender a determinação que faculta essa prática, do contrário o pior ainda poderá acontecer. Trazendo, inclusive, graves consequências para o meio ambiente. Olho vivo, portanto.

Estrutura

Dizem por ai que somente a partir do mês de janeiro a DTA-Engenharia estará formalizando a estrutura necessária para dar início aos serviços de retirada do Pedral do Lourenço, para viabilizar a navegação fluvial permanente através do rio Tocantins, operação esta que vai levar um bom tempo para a sua conclusão, segundo os entendidos, perto de cinco anos. Resta, portanto, esperar, e suportar os grandes prejuízos para a região.

MARESIAS

Na nossa próxima viagem ao Rio de Janeiro que acontecerá no próximo mês de novembro, três visitas já estão agendadas, a primeira ao Almirante Alípio, a segunda ao Almirante Lima Filho e, a terceira, Almirante Olsen. Bons amigos deste colunista.

Tem um “Botina Branca” que vai passar um bom tempo na “Geladeira”, mas isto depois eu conto o por quê, com os devidos detalhes. Adivinhe quem é o “dito cujo”?

Aquela anunciada linha expressa de cabotagem São Sebastião-SP/Vila do Conde continua nas cogitações da empresa MARK LOGIS, anunciada num importante encontro realizado na FIEPA – Federação das Indústrias do Estado do Pará, há cerca de três meses passados.

Amanhã, dia 19, a SOAMAR-Belém estará realizando uma importante reunião, na Sala “Luiz Rebelo Neto”. Com certeza importantes assuntos estarão em pauta.

Três ex-Comandantes do CIABA estarão participando da cerimônia militar alusiva aos 125 anos da nossa Universidade do Mar. Meus queridos amigos Saliba, Caetano e… o terceiro não merece nem ser lembrado pelo colunista. Mas isto depois eu conto por quê?

Tem gente no setor querendo adivinhar o culpado ou culpados pelo abalroamento do navio “Mercosul Santos” com o Comboio Fluvial da empresa BERTOLINI. O resultado ainda não saiu oficialmente, sendo tarefa exclusiva da nossa Marinha do Brasil.

Brevemente novos Práticos estarão sendo habilitados pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental-CPAOR para atender a ZP-1, ou seja, o rio Amazonas no trecho Fazendinha/Itacoatiara-AM. A maioria dos novos profissionais é do sul e sudeste.

Nosso muito estimado amigo Contra-Almirante (RM-1) Bueno Junior, que foi um dos bons Comandantes da CPAOR, inteligência privilegiada em importante função em Brasília.

Foi irrepreensível o trabalho da HENVIL Transportes, na rota do Marajó neste ultimo final de semana prolongado, movimentando um grande numero de passageiros.

Antes do final do ano o CIABA terá outro importante evento, no dia 5 de dezembro, ou seja, a formatura de novos Praticantes Alunos de Náutica e de Máquinas com a possível presença destacada do Comandante da Marinha Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, por sinal grande amigo deste colunista. Muito bom.

O vice-almirante Alípio, teve importantes gestões em Brasília, para a instalação de um Esquadrão de Helicópteros em Belém e o funcionamento de duas Radios Marinha FM, uma em Belém e outra em Santarém, com certeza vai acontecer.

BEIRA DO CAIS

A Marinha Mercante Portuguesa já teve um luxuoso navio de turismo, o “FUNCHAL” que na sua última visita a Belém, o seu Comandante CLC Craveiro Rico, ofereceu um almoço a bordo para o nosso muito saudoso Jornalista Rômulo Maiorana e para este colunista. Esse navio, com outra bandeira e nova denominação, ainda continua em tráfego e nunca mais voltou a Amazônia.

O Governo do Estado de São Paulo está satisfeito com os catamarãs construídos em Belém pelo estaleiro ABSNAVAL, que estão fazendo o trecho Santos/Guarujá/Santos. Na verdade o Governo do Estado do Pará está interessado em atender a rota direta de Soure, porque não faz o mesmo com uma embarcação segura e confortável.

Ao contrário do que o colunista estava pensando, o “Golfinho” trazido para fazer a linha direta Belém/Soure/Belém, continua atendendo a sua programação, dentro do horário determinado pela Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, mesmo depois do acidente que aconteceu com essa embarcação. Continuamos repetindo que “segurança é obrigação de todos”. Depois eu volto.

A empresa de navegação A. R. Transportes-ENART é hoje a que mais passageiros está movimentando na linha do baixo Amazonas até Manaus, com escalas em diversas localidades do baixo Amazonas, utilizando um dos catamarãs que pertenceu a frota da ENASA-Empresa de Navegação da Amazônia S/A, estatal federal, que depois foi estadualizada quando encerrou as suas atividades.

Está faltando menos de um ano para a eleição do novo Governador do Estado do Pará, muita coisa já foi feita pelo atual Dr. Simão Jatene, inclusive no setor, podemos destacar o funcionamento do Terminal Hidroviário de Passageiros “Luiz Rebelo Neto” que do seu gênero é o melhor do Brasil, administrado pela CPH-Companhia de Portos e Hidrovias, voltado agora para um na Cidade de Santarém. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next