Foi bastante prestigiada a cerimônia alusiva aos 125 anos da nossa Universidade do Maro poderoso CIABA da Marinha do Brasil

Foi bastante prestigiada a cerimônia militar comemorativa aos 125 anos da nossa Universidade do Mar, o poderoso CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”. O evento foi presidido pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e pelo Capitão-de-Mar e Guerra Fabio da Silva Andrade, Comandante dessa importante instituição escolar voltada para o setor marítimo, na formação de Oficiais de Náutica e de Máquinas para a Marinha Mercante, além de outras categorias anexas.
Após a Leitura da Mensagem da Autoridade maior da Marinha do Brasil e da Ordem do Dia, ilustres personalidades foram agraciadas com o Diploma de AMIGO DO CIABA entre outros o professor Dr. Mecenas Pantoja Gonçalves, e o Comandante/Prático Linésio Junior, presidente da Cooperativa UNIPILOT, que aparecem na foto com o colunista e a distinta Srª. Dora Mecenas. Melhores informações e fotos publicaremos na coluna do próximo domingo, com mais espaço. (Foto: Luis Celso).

Turistas

A maioria dos navios de turismo estrangeiros que demandam a capital paraense, os de maiores portes, ficam fundeados ao largo de Icoaraci. Os turistas são transportados para a capital através de barcos fluviais, um a operação nada confortável.

Praticagem

Já está na hora de suspender pela autoridade competente, o tráfego de navios em área próxima a Fazendinha sem Práticos a bordo (FACULTADO), para evitar acidentes como o que aconteceu recentemente envolvendo dois cargueiros estrangeiros.

Diretoria

Por trás dos panos, tem um deputado federal que está trabalhando para preencher aquela diretoria que foi criada na CDP-Companhia Docas do Pará, ou seja, de “Relação com o Mercado e Planejamento”. Sobre o assunto o pedido já foi feito ao MT.

Despedida

Faltando menos de um ano para eleição de Governador, comenta-se na “beira do cais” que já tem gente arrumando as gavetas. Nada demais, afinal de contas função pública é passageira. Será que aquele deputado federal “enrolado” ainda marna na ARCON?

Investimentos

Ao contrário das empresas de navegação de capitais estrangeiros que fazem cabotagem até Manaus. As empresas de Praticagem que atendem a ZP-1, investem no Pará, Amapá e Amazonas, proporcionando mais empregos na Amazônia. Merecem nota 10.

MARESIAS

Logo mais, às 17:00 horas, estará reunida a diretoria da SOAMAR-Belém na sua sede provisória – Sala “Luiz Rebelo Neto” – onde diversos assuntos de interesse da entidade estarão em pauta. A SOAMAR é uma entidade sem fins lucrativos, considerada, inclusive, como braço civil da nossa Marinha. Seus associados são conhecidos como soamarinos.

Foi uma grande satisfação para o colunista rever dois velhos amigos os Comandantes Saliba e Caetano, ambos foram Comandantes do CIABA, este último, inclusive, foi também Comandante da CPAOR, carinhosamente chamado de MACIO. Ele dava um “não” tão bem dado, que os pedintes deixavam seu gabinete satisfeitos.

A Capitania dos Portos continua dando duro nos infratores. No último domingo foi a vez de um navio fluvial de passageiros, que se dirigia para o Caripi, realizando uma festa a bordo com mais de 300 pessoas. O “GIGANTE” está impossível, zelando pelo bem de todos, portanto, “olho vivo”. Quem não se enquadrar… entra pelo cano.

Muita gente não sabe, mas a CNA-Companhia de Navegação da Amazônia pertenceu ao Grupo LIBRA, que chegou a ser considerado como o maior Operador Portuário do Brasil, hoje envolvido em alguns problemas junto ao Governo Federal, lamentavelmente. Um grupo familiar que também operou por muitos anos na linha de cabotagem.

Pelo que se comenta na “beira do cais”, não vai demorar muito tempo para ser reivindicado a presença de PRÁTICOS nos Super-Comboios Fluviais que cruzam os Estreitos de Breves com destino ao Complexo Portuário de Vila do Conde, alguns deles com barcaças transportando até 40 mil toneladas de grãos para exportação. Segurança é obrigação de todos.

O Futuro Esquadrão de Helicópteros, que passará a funcionar em Belém sob o Comando do 4º Distrito Naval, será formado por três modernos equipamentos. Sua instalação poderá acontecer ainda no decorrer deste ano, tudo dependendo da cessão do HANGAR por parte do I COMAR. Será de extraordinária importância na capital paraense.

O jovem empresário engenheiro naval Thiago Lemgruber, Diretor do conhecido e conceituado estaleiro EASA, que funciona em nossa capital, teve papel de extraordinária importância para o sucesso do 10º Seminário de Navegação e Indústria Naval promovido em Belém pela SOBENA – Sociedade Brasileira de Engenharia Naval.

BEIRA DO CAIS

Trabalho sério merece elogio, isto, aliás, vem acontecendo com o conceituado Grupo Norte Empreendimento que com apenas 10 anos de fundado se apresenta hoje como um dos melhores do setor de operações fluviais, marítimas, portuárias e logísticas, mantendo ainda o melhor Hospital do Baixo Tocantins, também localizado no município de Barcarena, dotado de equipamentos de ponta e profissionais do mais alto nível.

Nosso amigo CMG Saliba (T) da Reserva da Marinha, ao desempenhar as funções de Comandante do CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” – PHD inclusive em Ciências e Letras, ao homenagear este colunista, recebendo-nos no Portaló desse grande navio, com o seu CORAL que executou a canção “Amigos Para Sempre”. Inesquecível.

Confirma-se no setor que todas as providências estão sendo tomadas pelo órgão competente para logo no início do primeiro trimestre de 2018, sejam levados a leilão diversas áreas portuárias, inclusive algumas delas pertencentes a nossa CDP-Companhia Docas do Pará. Com certeza já tem gente no circuito, de olho no Terminal SOTAVE em Outeiro.

O dinâmico presidente do SINDARPA armador e empresário Eduardo Carvalho, juntamente com outros membros da diretoria da entidade que representa a armação fluvial do Pará, estuda a possibilidade de realizar no próximo ano mais um TRANS – Congresso Internacional, como os outros que já foram feitos quando de outros seus mandatos, todos eles com o mais absoluto sucesso, prestigiados, inclusive, por representantes de diversos países. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next