CIABA comemorou condignamente 125 anos de atividades na formação de profissionais especializados para a Marinha Mercante do Brasil

Numa bela cerimônia militar presidida pelo excelentíssimo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, e pelo Capitão-de-Mar e Guerra Fabio da Silva Andrade, o CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, comemorou condignamente 125 anos de atividades, voltado para a formação de profissionais para a Marinha Mercante do Brasil, bem como para outros países amigos.
O importante evento teve início com a Leitura da Ordem do Dia, da entrega de Diploma e Distintivo de “AMIGOS DO CIABA” a diversas personalidades de nossa capital. Ao final, usou da palavra o Comandante do 4º Distrito Naval, encerrando o significativo evento com um coquetel, como sempre, de longo curso.
Presença muito festejada no evento, como convidados de honra, dois ex-Comandantes, os CMG da Reserva da Marinha Saliba e Márcio Caetano, este último foi também Comandante da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental-CPAOR. Flashes feitos por Luiz Celso especialmente para a coluna.

Almirante Edervaldo e presidente da Barra do Pará Prático Evandro Saab.
Comandante Saliba, Caetano, com a Drª. Sônia Guedes e o colunista.
Agraciado Comandante/Prático Linésio Junior.

Engenheiro Carlos Nascimento recebendo o distintivo de Amigo do CIABA.
Nosso Diretor de Marketing Guarany Junior agraciado como Amigo do CIABA.

Comandante Hildelene quando recebia o distintivo de Amigo do CIABA.
Comandante Câmara recebendo o distintivo de Amigo do CIABA.
Veterano Miguel Salgado Prático da Barra agraciado como Amigo do CIABA.
Empresária Jutta Seibel sendo agraciada como “AMIGA DO CIABA”.

Em primera mão

Estarão sendo agraciados no próximo dia 13 de dezembro – Dia do Marinheiro, com a Medalha do Mérito Tamandaré as seguintes personalidades: Coronel Hilton Benigno – Comandante da PM do Pará, Prático da Barra – Miguel de Jesus Salgado, Deputado Celso Sabino e o empresário Nabi Abou El Hosn. A imposição da importante honraria será feita pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, Comandante do 4o Distrito Naval.

Outubro ROSA no HSJ do Norte Empreendimentos

O Grupo Norte Empreendimentos, localizado no município de Barcarena, não está voltado somente para a área de exportações, marítimas, fluviais, portuárias e logísticas mas também para um segmento de extraordinária importância, como um Hospital de ponta, o São José, o melhor do baixo Tocantins, com médicos especializados e um corpo de enfermagem e laboratorial de alto nível.
Aliás, está se realizando no referido Hospital uma exposição de fotografias com intervenção digital, cujo nome do Projeto é “MULHERES” como fotógrafo, que foi organizado pelo grupo “Laços e Lenços”, com parceria do fotógrafo Apoena Augusto, com intervenção digital da artista plástica Cintia Ramos.
A exposição ficará até o fim de outubro nas dependências do Hospital São José, iniciativa que merece muitos elogios. Nota 10 para o Grupo Norte Empreendimentos.

MARESIAS

A Escola de Marinha Mercante do Pará EMMPª, depois de muitos anos de funcionamento, deu lugar ao CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, que teve primeiramente como seu primeiro Comandante o Capitão-de-Fragata Lourival Anchieta, de cuja posse este colunista participou, intitulada de “Universidade do Mar”.

Dois ex-Comandantes do CIABA foram convidados de honra para prestigiar os 125 anos, os Capitães-de-Mar e Guerra da Reserva da Marinha Saliba e Márcio Caetano. A presença de ambos foi muito festejada por muitos amigos de Belém.

Difícil de entender. Quando acontece qualquer acidente envolvendo embarcação a culpada é a Capitania dos Portos, mas quando essa OM da Marinha exige o cumprimento das normas, a “chiadeira” é completa. O “GIGANTE” está certíssimo e nota 10 para ele.

Tem um Grupo Multinacional, que também está presente na área portuária de Vila do Conde, segundo consta na “beira do cais”, não acertou as suas contas com um estaleiro que funciona em nossa capital. Eu vou, mas domingo eu volto ao assunto.

O Prefeito de Belém, Dr. Zenaldo Coutinho, que é portador do Mérito Tamandaré e do Mérito Naval, está afinadíssimo com o Comandante do 4º DN Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho. Muita coisa boa vem a caminho. Anotem.

Muito elogiada a iniciativa do Grupo BAP, voltada para os serviços de Praticagem na área da ZP-1 (Rio Amazonas) em função dos investimentos anunciados para o estado do Pará, Amapá e Amazonas, proporcionando com isto mais empregos na região.

A Federação dos Trabalhadores Marítimo e Fluviais do Estado do Pará nunca manteve uma parceria tão boa com a armação fluvial do Pará. Dirigida pelo Comandante Fluvial Nobreza, que conta com diretores de alto nível. Nota 10.

O mega-estaleiro Rio Maguari, graças a excelente administração, permanece navegando por cima das turbulências, sendo hoje o mais solicitado para construção de empurradores e barcaças graneleiras, a maioria que trafega na Amazônia tem a sua marca.

Bordejam pelo setor pelo menos quatro oficiais de náutica com experiência na cabotagem e longo curso. Eles estão buscando possibilidades de comando em empurradores de grande porte, que hoje operam na Amazônia no transporte de grãos.

Diversos Práticos da Barra foram agraciados com o Diploma de Amigo do CIABA, entre eles o presidente da Barra do Pará, Evandro Saab, Miguel Salgado e Linésio Junior, este da ZP-1, Presidente da Cooperativa UNIPILOT. Muito bom.

Ontem, um agradável almoço de longo curso no “CASARÃO” da Vila Naval. meu amigo Edervaldo e sua bela esposa, Luene, foram perfeitos anfitriões. Filhote ao Forno como “piece de resistence”. O puro 18 anos correu solto e generoso.

Meu considerado amigo engenheiro e empresário Carlos Nascimento, vice-presidente da nossa SOAMAR-Belém, está na ponta da linha para visitar o Continente Antártico, como convidado especial da Marinha do Brasil, poderá acontecer antes do final do ano.

A coluna estará de volta na próxima quarta-feira. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next