17/11 – Cúpula da Receita Federal no Pará prestigiou a cerimônia e coquetel no “Dia Nacional do Amigo da Marinha”

Hoje a coluna publica mais um flash do coquetel que marcou o encerramento da cerimônia militar promovida pelo Comando do 4º Distrito Naval em comemoração ao “Dia Nacional do Amigo da Marinha”, presidida pelo excelentíssimo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, evento que foi bastante prestigiado, com a imposição de Medalha “Amigo da Marinha” a diversas personalidades. Aparecem na foto a cúpula da Receita Federal no Pará, bem como o Inspetor da Alfândega, Antonio Marcos Lima, que foi um dos agraciados com a importante Comenda, com o colunista, responsável também pela sua indicação, juntamente com o armador e empresário economista Eduardo Carvalho, presidente do SINDARPA-Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial Lacustre e das Agências de Navegação do Estado do Pará. (Foto: Luis Celso exclusivo para a coluna).

Devagar

A COMARA-Comissão de Aeroportos da Amazônia, braço fluvial do I COMAR, que através de comboios fluviais vem dando apoio logístico aos Aeroportos localizados no interland amazônico, diminuiu as suas atividades, isto por falta de recursos, segundo fonte oficial.

Feijoada

A Terceira Feijoada Beneficente “Cisne Branco” foi promovida pela Seção Belém das Voluntárias Cisne Branco, hoje sob o comando da Drª. Luene Garcia de Abreu, que é a Primeira Dama do Comando do 4º Distrito Naval. O evento foi muito prestigiado. Fotos no domingo.

Praticagem

Belém vai dar lugar a importante acontecimento voltado para o setor de Praticagem ainda no decorrer deste mês, de âmbito nacional. No próximo domingo voltaremos ao assunto com todos os detalhes. Na Amazônia entre porto e singradura opera o maior número de Práticos.

Destaque

O Escritório de Advocacia Mecenas Gonçalves, com uma movimentada Carteira voltada para o Direito Marítimo e Portuário, continua expandindo suas atividades, já presente, inclusive com uma representação, na capital cearense. A próxima meta será a capital amazonense.

Sede Própria

O SINDARPA-Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial Lacustre e das Agências de Navegação do Estado do Pará, que está caminhando para 70 anos de atividades, dentro em breve passará a funcionar na sua sede própria, isto graças ao trabalho da anterior e atual diretoria.

MARESIAS

O nosso especial casal amigo vice-almirante Alípio Jorge (Mara Rodrigues da Silva) ele agora Comandante-em-chefe da Esquadra, bordeja diariamente pela coluna, sempre recordando seus amigos de Belém ligados ao setor. Isto é muito bom.

Deixando muitas saudades, a bela Tenente Adriane Santiago prepara-se para em breve deixar a Marinha, depois de alguns anos de relevantes serviços prestados.

A coluna neste último mês de outubro, completou 47 anos de efetiva publicação em nosso poderoso “O LIBERAL”, trazendo sempre boas notícias e contando muitas histórias do setor marítimo, fluvial, portuária e área naval e de outros segmentos.

O nosso poderoso Grupo REICON, hoje a frente o jovem armador e empresário José Rebelo III, que hoje é destaque nacional, sempre navegando por cima das turbulências, com certeza vai entrar o ano novo com mais uma importante premiação.

A fúria da baia que dá acesso ao Marajó é muito grande nesta época. Passageiros que utilizam as embarcações de linha direta para Soure e Salvaterra sentem-se mal, como aconteceu no final de semana, porém sem maiores problemas.

Muita gente não sabe, mas o Grupamento de Patrulha Naval do Norte, hoje sob o Comando do bom caráter CMG Jaques, é conhecido como Sentinela do Portal Amazônico.

Pouco a pouco os navios “boiadeiros” estão voltando a Vila do Conde. Tudo indica que no próximo ano o número deles vai aumentar, mesmo com o “HAIDAR” na mesma posição, ou seja, naufragado há mais de dois anos, sem nenhuma providência para retirada do mesmo, não por culpa da CDP, mas por responsáveis diretos.

Esta faltando apenas sete dias para ser retirado do fundo do rio Amazonas, próximo a cidade de Óbidos, o empurrador da Empresa de Navegação Bertolini, quando então será devidamente esclarecido se os culpados foram do navio “Mercosul Santos” ou do Comboio. Os equipamentos e técnicos para a referida operação vieram da Holanda.

BEIRA DO CAIS

As operações de retirada do Empurrador da BERTOLINI do fundo do rio Amazonas nas proximidades da cidade de Óbidos, foram iniciadas pela empresa holandesa. De início a retirada do mesmo estava anunciada para o próximo dia 23, mas isto, com certeza, não acontecerá. De qualquer maneira resta aguardar os acontecimentos.

O colunista já confirmou oficialmente a sua presença no 41º Encontro Nacional de Praticagem, que vai ser realizada na capital paraense dos dias 28 e 29, promovido pelo CONAPRA – Conselho Nacional de Praticagem cuja entidade tem a presidi-la o nosso amigo PHD Comandante/Prático Professor Gustavo Martins, gente da melhor qualidade.

Tudo indica que só no próximo ano será instalado em nossa capital para servir na jurisdição do Comando do 4º DN, o Esquadrão de Helicópteros, utilizando o Hangar do I COMAR. Isto será muito bom, assim como o funcionamento das duas Rádios-FM, em Belém e Santarém, com frequências voltadas para os navegantes.

Justiça se faça, mas a Marinha, na área do Comando do 4º Distrito Naval, através da Capitania dos Portos e do Grupamento de Patrulha Naval, nunca teve uma ação tão eficaz como agora. Graças a mesma um número expressivo de embarcações dos mais variados tipos foram flagradas operando irregularmente, colocando em risco vidas humanas.

Três grandes amigos do colunista, Nabih Abou, Celso Sabino e Miguel Salgado, merecidamente, no próximo dia 13 de dezembro – DIA DO MARINHEIRO – estarão sendo agraciados, conforme informamos em primeira mão, com a importante comenda do Mérito Tamandaré. A imposição será feita pelo excelentíssimo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho.

DIA 13 DE DEZEMBRO (DIA DO MARINHEIRO) – SOU MARINHEIRO E OUTRA COISA NÃO QUERO SER.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next