21/11 – Grande empresário e líder rotariano em Belém vai receber no “Dia do Marinheiro” a alta Comenda do Mérito Tamandaré

Conforme a coluna noticiou em absoluta primeira mão a cerca de dois meses, entre os agraciados com a alta comenda no Mérito Tamandaré, destaca-se também o ilustre empresário Nabih Abou el Hosn, sem dúvida alguma uma das grandes expressões de nossa capital, com relevantes serviços prestados para o desenvolvimento do Estado do Pará, ele que aparece na foto com o colunista e com o bom amigo Dr. Malato, quando de recepção recente em sua residência, quando pontificou a comida árabe da melhor qualidade.
Por sinal, Nabih é “Amigo da Marinha” numa indicação feita por este colunista há alguns anos passados, ele que também é líder ROTARIANO, nosso velho companheiro do Rotary Belém Sul quando da sua fundação, desempenhando, inclusive, com o mais absoluto sucesso, as funções de Governador do Rotary Região Norte. Homenagem merecida, sem dúvida alguma, da nossa gloriosa Marinha do Brasil. (Foto: Luis Celso).

Movimento

Pelo que se observa no setor, a partir do próximo ano o movimento de navios vai aumentar consideravelmente em Vila do Conde. A exportação de grãos e de outros produtos deverá aumentar. Isto será muito bom.

Nova Linha

Poderá sair do papel uma linha de pequena cabotagem, com saídas de Belém até o Suriname, com escalas em Santana-AP, Saint George e Caiena na Guiana Francesa, aliás, essa rota chegou a ser feita pelos SNAPP e depois pela ENASA.

Convite

Na mesa do colunista o convite do poderoso e conceituado Grupo NORTE para a sua festa comemorativa aos 10 anos de efetiva atuação no setor fluvial, marítimo, portuário e logístico. Dono, inclusive, do Hospital São José em Barcarena.

Trans 2018

Amanhã, na FIEPA-Federação das Indústrias do Estado do Pará, o SINDARPA em conjunto com o MPL, estará fazendo o Lançamento do TRANS-2018, evento que acontecerá no mês de junho do próximo ano, onde importantes assuntos estarão em pauta.

Amigos

Três bons amigos do colunista exercem hoje importantes funções na Marinha. São eles: os vice-almirantes Alípio Jorge (Esquadra), Lima Filho (Diretoria de Portos e Costas) e Viveiros, este último Comandante do 1º Distrito Naval.

MARESIAS

CONAPRA-Conselho Nacional de Praticagem realiza em Belém nos dias 28 e 29 deste mês o 41º Encontro Nacional de Praticagem. Importantes assuntos estarão em pauta.

Geladeira nele! Tem gente ligada ao setor que se acha muito importante, mas o seu passado não é nada recomendável. Já entrou para a geladeira. Mas isto… depois eu conto.

Duas belas Praticantes-Alunas oriundas do nosso CIABA estão fazendo o estágio final a bordo do Gigante do Mar, que é o “NT Abdias Nascimento”, ambas de Náutica.

O Comandante desse navio, outro senão o bom caráter CLC Ricardo Monteiro, que fez grande sucesso no comando do “NT Oscar Niemayer”, por dois anos na Amazônia.

Alguns problemas estão ocorrendo com relação ao setor envolvendo fluviários. Eu vou, mais depois eu volto, ou seja, depois das devidas confirmações. Olho vivo.

Um dos maiores navios boiadeiros do mundo, que operou no porto de São Sebastião-SP, deverá voltar no próximo ano ao Brasil para fazer a mesma escala.

Nenhum daqueles terminais anunciados pelo DNIT, há três anos passados, até agora nenhum deles foi inaugurado. Nada mais que um “sonho de uma noite de verão”.

Elogiável sobre todos os aspectos o excelente trabalho do gentleman CMG José Eduardo Vieira, à frente na nossa Base Naval de Val-de-Cães. Merece, sem favor, nota-10.

Pelo andar da carruagem tudo indica que só mesmo no próximo ano acontecerão as avaliações, referentes à Hidrovia Guamá/Capim, sob a responsabilidade da R.PEOTTA.

Na sede da secular Praticagem da Barra tem uma foto histórica que chama atenção. O saudoso timoneiro Prático Miguel Salgado (PAI) embarcando através de um “reboque faia”, ao largo de Salinópolis, para manobrar um navio até Belém.

A operação de retirada do empurrador da Bertolini do fundo do rio Amazonas, vai custar uma nota altíssima para o SEGURO. Equipamentos e técnicos da Holanda.

No maximo dentro de mais cinco meses os “cartolas” estarão voltando para o setor. Política é assim mesmo, tudo é bom enquanto dura. Não existe perpetuidade.

Para o colunista não será nenhuma surpresa se for fundada mais uma empresa de Praticagem na Amazônia. Anotem, porque quem sabe, sabe. Eu volto.

BEIRA DO CAIS

Os políticos influentes do estado do Amazonas voltaram a reivindicar junto ao Planalto, a criação da Polícia Hidroviária Federal, para dar combate na região aos “piratas” que constantemente estão atacando embarcações tanto de cargas como de passageiros. Como se sabe, na Amazônia os rios são as estradas naturais.

A Bacia de Manobras do porto de Belém está necessitando urgentemente de uma completa dragagem, mesmo com o elevado adestramento dos Práticos da Barra, já não está fácil a atracação direta de navios de grande porte, muito especialmente sem o apoio de um rebocador, como acontece em todos os portos brasileiros.

O jovem armador paraense presidente do conceituado Grupo REICON e vice-presidente da FENAVEGA-Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviárias, estará participando do lançamento do TRANS-2018, que levará assinatura do SINDARPA-Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial Lacustre e das Agências de Navegação do Estado do Pará.

Dois grandes acontecimentos ligados a Marinha do Brasil em nossa capital na primeira quinzena de dezembro. O primeiro será a formatura dos novos oficiais mercantes pelo CIABA, com a presença destacada do Comando da Marinha Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. O segundo, comemoração do “Dia do Marinheiro”.

Muita gente não sabe, mas o porto de Belém já foi um dos mais movimentados do norte e nordeste. A frequência de navios de cabotagem e longo curso era muito grande, com uma movimentação que envolvia até 10 navios por dia operando simultaneamente. Hoje isto não existe mais. Até a Guarda Portuária contava com um efetivo de mais de 300 homens. (AS).

DIA 13 DE DEZEMBRO (DIA DO MARINHEIRO)-SOU MARINHEIRO E OUTRA COISA NÃO QUERO SER.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next