21/02 (quarta-feira) – Amanhã pela manhã Aula Inaugural do Ano Letivo da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante do CIABA

Amanhã, às 11:00 horas da manhã, estará sendo realizada a Aula Inaugural da EFOMM – Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, do poderoso CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, importante instituição de ensino marítimo da Marinha do Brasil, com mais de um século formando os melhores marítimos do mundo.
Para ministrar a Primeira Aula foi convidado uma das maiores expressões da Marinha Mercante Brasileira, o ilustre Comandante Capitão-de-Longo-Curso José Menezes Filho, do Quadro Efetivo da Transpetro, que ora desempenha importante função administrativa nessa empresa de navegação subsidiária da Petrobrás, e vice-presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante. Na foto ele aparece com o Comandante Santiago – Capitão dos Portos, Armador/Advogado Hermógenes Pessoa e este colunista, quando de importante evento na área naval em Belém. (Foto: Luis Celso).

ANTAQ divulgou estudo sobre transporte fluvial de passageiros e cargas na Amazônia

Os transportes longitudinal estadual e interestadual e de travessia conduziram, em 2017, cerca de 9,8 milhões de passageiros e 3,4 milhões de toneladas de cargas. As estimativas são do relatório executivo referente ao estudo Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros e Cargas na Região Amazônica, divulgado em 1º de fevereiro, em Manaus. A área de abrangência do levantamento compreendeu as principais unidades da Federação geradoras de fluxo fluvial na Região.

Navegação

Pelo menos três empresas de navegação que investiram em novas embarcações objetivando o livre tráfego através do rio Tocantins, terão que esperar pelo menos mais oito anos. Lamentável.

Mais Navios

Tudo indica que o número de navios vai aumentar consideravelmente neste ano na rota de Manaus, tanto de cabotagem como de longo curso. Adentrando através da Fazendinha.

Recuperação

O Porto Flutuante de Manaus-RODWAY deverá passar por uma completa recuperação no Governo Amazonino Mendes. Como já informamos anteriormente, igual ao mesmo existe na Antuérpia.

Rádios-Marinhas

Está na ponta da linha, tudo depende da liberação da verba pelo DNIT-MT, para instalação em Belém e Santarém o funcionamento das Rádios-Marinha, em Belém e Santarém.

Bandeira

O excelentíssimo Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira-Comandante da Marinha, tem na sua mesa uma Bandeira da Marinha Mercante, que lhe foi ofertada pelo Centro de Capitães.

Hidrovia

Não se falou mais nada sobre a Hidrovia Guamá/Capim, que depois de uma dragagem dará condições de tráfego normal através de comboios integrados. Até agora a R.PEOTTA nada comentou.

MARESIAS

Foi bastante prestigiada a cerimônia militar alusiva aos 100 anos da Capitania dos Portos da cidade de Santarém, uma das mais movimentadas da Amazônia, agora sob o comando do nosso amigo Capitão-de-Fragata Robson Ferreira Carneiro.

Porto FUTURO vem ai com toda força. Vai ser, inclusive, uma obra que vai dar um colorido muito especial na área portuária de nossa capital, que nenhum turista colocará defeito, coisa de primeiro mundo. Resta, portanto, aguardar. Depois eu volto ao assunto.

O dinâmico Secretário Nacional de Portos Dr. Luiz Otávio de Oliveira Campos, vem batalhando junto ao Planalto para amenizar a situação do PORTUS-Instituto de Seguridade dos Portuários, retirando o mesmo da UTI. Ele vai conseguir, com certeza.

Depois da publicação pela coluna do saudoso e luxuoso navio “Presidente Vargas” que fazia a rota de Soure com escalas em Mosqueiro, o colunista recebeu muitos e-mails e telefonemas, inclusive de um grande amigo empresário, J. Lima gente da melhor qualidade.

Devidamente homologada a licitação para a construção do Terminal Hidroviário de Santarém, que será construído pelo Consórcio Tapajós. Essa importante obra é de extraordinária importância, tendo em vista o grande movimento de embarcações.

O Secretário Nacional de Portos Dr. Luiz Otávio de Oliveira Campos, ganhou um grande prestigio junto ao Estado do Amazonas, atendendo o pedido do Governador Amazonino Mendes, com relação ao sistema portuário da capital amazonense. Muito bom.

Quem diria… o Clube do Remo treinando na área esportiva do CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”. Sobre esse assunto, depois eu volto, com algumas considerações. Aliás, estão dizendo que o Paysandu, vai treinar na BNVC.

A CNT-Confederação Nacional dos Transportes, FENAVEGA-Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviárias e a ANTAQ-Agência Nacional de Transportes Aquaviários, estarão apoiando o TRANS-2018 que será promovido em junho pelo SINDARPA.

BEIRA DO CAIS

Ontem, em linha direta com o Comandante Álvaro Almeida, presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante no Rio de Janeiro, ficamos sabendo que a cada dia aumenta o desemprego de marítimos brasileiros. Nossa Marinha Mercante que já foi à segunda do mundo, hoje está reduzida a uma frota que deixa muito a desejar. Muito lamentável.

O estado do Pará conta hoje com o segundo maior numero de Jet-Skys, inclusive com mais de uma Associação funcionando, perdendo apenas para o Estado de São Paulo. O soamarino Leonel Pinho, foi sem duvida o maior incentivador em Belém desses equipamentos náuticos que especialmente nos finais de semana, cruzam os paranás e o rio Guamá.

Elogiável trabalho da nossa secular Praticagem da Barra, não só manobrando os navios que demandam a área da sua jurisdição com a mais absoluta segurança mais também em defesa do meio ambiente, bem como salvando vidas como aconteceu há poucos dias ao largo da Vila do Mosqueiro. Essa entidade tem uma bela história. Nota 10.

Dentro de mais alguns dias o nosso muito estimado amigo vice-almirante Lima Filho, estará deixando o serviço ativo da Marinha e em consequência a Diretoria de Portos e Costas – DPC, com a consciência do dever cumprido com grandes realizações. Vai o nosso abraço de agradecimento pela atenção sempre dispensada ao colunista.

Após um giro pelo sudeste tratando de novos negócios estará retornando a Belém o empresário e armador Relton Osvaldo Pinto, diretor – presidente do Grupo Atlântica Matapi, que opera em diversos segmentos ligados ao setor, com quase meio século.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next