23/02 (sexta-feira) – Presidente da ALEPA dando também apoio ao TRANS – 2018 importante evento que será promovido pelo SINDARPA no HANGAR

O Presidente da ALEPA Deputado Márcio Miranda, que aparece na foto com o deputado Celso Sabino e os jovens armadores Breno Dias (Transdourada) e Assis Neto (Amarena) quando de recente evento ligado ao setor, dando total apoio ao TRANS-2018 promoção de extraordinária importância que será realizado no próximo mês de junho no HANGAR, ele que é portador também do Diploma do Mérito da Navegação Fluvial da Amazônia, honraria maior do SINDARPA.
Aliás, o TRANS-2018, vem recebendo apoio de importantes entidades, com destaque a ANTAQ – Agencia Nacional de Transportes Aquaviários, Secretaria dos Portos, CNT , Confederação Nacional dos Transportes e Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária entre outras. Com certeza esse evento será sem duvida alguma o mais prestigiado do ano, com relação aos transportes marítimos fluviais, operações portuárias e outros segmentos do setor. (Foto: Luis Celso).

Catamarã “Rondônia” a melhor opção fluvial na rota de Manaus

Hoje sem duvida alguma o catamarã “Rondônia” da ENART é a melhor opção fluvial no transporte de passageiros na rota de Manaus com escalas em diversas localidades intermediarias do baixo Amazonas.
Esse possante bi-casco oferece classe popular, especial e turística, oferecendo ainda conforto e segurança aos passageiros, operado por uma tripulação de alto nível.
Como se sabe, esse catamarã foi construído no Rio de Janeiro, pelo estaleiro INCONAV/Mc Laren, antes serviu a ENASA por alguns anos.

Empresa

A SION Navegação – com a marca de muitos anos na rota do JARI – tem prestado relevantes serviços, contribuindo grandemente pelo desenvolvimento do nosso estado, hoje dirigido pela bela armadora Drª. Milva Rebelo.

Ajuda

O nosso bom amigo deputado federal Lucio Vale bem que poderia dar uma força junto ao DENIT – Ministério dos Transportes, para liberação dos recursos para a instalação das Rádios Marinha – FM em Belém e Santarém.

Navio Fluvial

Tudo indica que o navio fluvial “Couraçado Nicolas”, num futuro não muito distante, estará mesmo voltando ao tráfego, para fazer a linha Belém/Manaus com escalas em diversas cidades do baixo Amazonas. Será muito bom.

Barcos de Pesca

Nos bons tempos do camarão rosa e da piramutaba, a praça de Belém chegou a contar com mais de 300 barcos camaroeiros piramutabeiros. Hoje, lamentavelmente, está reduzida a um número bem inexpressivo. Triste.

Solução

A entrada do Ferry-Boat “São Gabriel” na rota do Marajó foi sem dúvida alguma a grande solução para os municípios de Soure e Salvaterra, observa-se no setor que não surgiram mais reclamações. Nota 10 para a HENVIL.

Praticagem

Hoje todas as Zonas de Praticagem do Brasil estão com seus efetivos completos. Algumas delas até com número maior de Práticos do que o necessário, portanto, não existe necessidade de um novo Concurso tão cedo.

MARESIAS

O nosso muito obrigado ao bom amigo Comandante/Prático Gondim, Diretor de Barra do Pará e do CONAPRA – Conselho Nacional de Praticagem, pelas preciosidades enviadas ao colunista. Ele fez bater forte o coração dete velho marinheiro, mesmo porque RECORDAR É VIVER.

O SINDOPAR – Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Pará, que do seu gênero é um dos mais dinâmicos do Brasil, já está em preparativos para em noite festiva fazer o lançamento de mais um Anuário, como sempre muito bem elaborado.

A ZP-1 (Praticagem do Rio Amazonas) depois da qualificação dos últimos Praticantes de Práticos, passará a contar com profissionais, suficientes para atender a demanda de navios, que diariamente estão cruzando o Rio Mar até Manaus.

Foi uma grande festa a comemoração dos 100 anos de Capitania dos Portos de Santarém, além do vice-almirante Edervaldo – Comandante do 4º Distrito Naval, outras ilustres personalidades se fizeram presentes, isto civis e militares.

O Capitão de Mar e Guerra (MD) Dr. Farias, que assumiu recentemente a direção do Hospital Naval de Belém – HNBE, teve a gentileza de agradecer as notas e fotos publicadas na coluna com relação a sua investidura nessa importante função. Gente fina é outra coisa.

As mais importantes entidades ligadas ao setor marítimo portuário e de logística estarão prestigiando o TRANS – 2018, que será promovido no próximo mês de junho pelo SINDARPA no HANGAR. Com certeza vai ser um grande sucesso.

A Norte Empreendimentos, capitaneada pelo empresário Washington Cordeiro, considerada como o maior Operador Portuário do Pará, tem novos projetos para serem colocados em pratica no decorrer deste ano para servir ainda melhor seus clientes.

Muita gente não sabe, mais as cidades de Marabá e Bragança, já tiveram Agencia da Capitania dos Portos. O ultimo Agente de Marabá foi um 1º Tenente da Marinha por sinal cametaense, ele serviu com o saudoso Almirante Luiz Leal Ferreira.

O SINDARMA – Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Estado do Amazonas, por sinal muito atuante, continua defendendo junto aos políticos importantes em Brasília à criação da Polícia Hidroviária Federal, que por sinal já está tramitando no Senado Federal.

BEIRA DO CAIS

O trabalho do engenheiro Adalberto Tokaski, a frente da ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, órgão de extraordinária importância do Ministério dos Transportes, vem sendo irrepreensível nestes últimos anos, uma atenção muito especial vem sendo dada para a Amazônia, cuja região tem os seus rios como estradas naturais, com milhares de embarcações transportando cargas e passageiros.

A Justiça Federal liberou em todo Brasil o embarque de bois vivos para o exterior o maior prejudicado foi os exportadores que deixou o porto de Santos, por onde começou a proibição, pelo mesmo motivo que aconteceu em Belém alguns anos passados, quando as operações foram transferidas para o porto de Vila do Conde.

Foi muito elogiada a Aula Inaugural na EFOMM – Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante – CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” pelo ilustre Comandante – CLC José Menezes Filho, do Quadro da Transpetro, empresa subsidiaria de transportes marítimos da Petrobrás, hoje no exercício de importante função administrativa no Rio de Janeiro, que veio como convidado especial.

A empresa Aliança Navegação e Logistica, está agora operando com mais dois novos navio porta – contêineres, aliás, hoje essa empresa está liderando no transporte de cabotagem, ou seja, fazendo a costa brasileira até Manaus, com escalas inclusive no porto de Vila do Conde. Essa empresa hoje é de capital estrangeiro. (AS)

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next