Domingo (03/03) – Comemorado em grande estilo os 100 anos da Capitania dos Portos da cidade de Santarém – Jurisdição do 4º DN

 

Alte Edervaldo realiza o lançamento da moeda simbólica do Centenário da CFS.
O Capelão Naval CN Padre Jaílson se dirigindo aos presentes com sua mensagem de fé. Ele é o nosso Pastor.

Em cerimônia militar presidida pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval, a Capitania dos Portos da cidade de Santarém comemorou 100 anos de extraordinária atuação, paralelamente aconteceram outros importantes eventos promovidos pela Marinha através do Comando do 4º DN, reunindo importantes convidados e o povo em geral, o que muito sensibilizou a população santarena.
A Capitania dos Portos de Santarém tem hoje no seu Comando o brilhante Oficial Superior Capitão-de-Fragata Robson Ferreira Carneiro, Oficial de Elite que assumiu recentemente essa função, onde, com certeza, vai realizar um excelente trabalho.
Como se sabe a Capitania dos Portos de Santarém é uma das mais movimentadas da Amazônia, com um número expressivo de embarcações registradas de cargas e passageiros. Três flashes do importante acontecimento.

RIO MAGUARI único estaleiro brasileiro presente na INTERMODAL

O mega-estaleiro RIO MAGUARI, que funciona em nossa capital, já é habilitado para construir qualquer tipo de embarcação e que foi destaque nacional quando da maior Feira Americana de Indústria Naval, está agora em preparativos para participar com um movimentado STAND da INTERMODAL que será realizada neste mês em São Paulo. Por sinal, será o único estaleiro brasileiro presente.
O Diretor Comercial engenheiro naval Fábio Vasconcellos (foto) estará na capital paulista recebendo os visitantes e mostrando com as devidas explicações a extraordinária mão-de-obra do referido estaleiro. (Foto: Luis Celso).

Jovem Deputado Estadual Celso Sabino foi agraciado com o “Mérito Tamandaré”

Em singela cerimônia no Salão Nobre do Comando do 4º Distrito Naval, o excelentíssimo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º DN, fez a imposição da alta comenda do Mérito Tamandaré no dinâmico deputado estadual Celso Sabino, uma das lideranças jovem da política paraense, que se destaca a cada dia em defesa dos interesses do nosso Estado.
Essa importante honraria era para ser entregue quando das comemorações alusivas ao DIA DO MARINHEIRO, mas esse Parlamentar Ficha Limpa se encontrava ausente de nossa capital. O acontecimento foi prestigiado com as presenças do seu genitor, nosso velho amigo e irmão armador e empresário Cipriano Sabino de Oliveira e pelo seu irmão, o Conselheiro do TCE Dr. Cipriano Sabino Junior. Fotos Luis Celso.

MARÉ ALTA

Foi a recente decisão da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental-CPAOR em permitir os despachos de embarcações através de e-mail, facilitando com isto os serviços das empresas de navegação. Aliás, essa importante OM da nossa Marinha vem fazendo o melhor em todos os aspectos, consignando os melhores elogios. Nota 10.

MARÉ BAIXA

Para as empresas de navegação, inclusive algumas multinacionais que operam no transporte de grãos, que não vem prestigiando o SINDARPA-Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial Lacustre e das Agências de Navegação do Estado do Pará, verdadeira representante da armação fluvial, com seis décadas de atividades.

MARESIAS

Um dito popular muito conhecido: “Formiga quando quer se perder… cria asas”. Ele serve para uma autoridade ligada ao setor, que já está passando dos seus limites.

Lá da Flórida-EUA o amigo empresário e engenheiro Carlos Nascimento, em linha direta, manteve cordial contato com o colunista. Na próxima semana estará voltando.

O meu muito estimado Almirante Alípio Jorge – COMENCHE – poderá dar um giro a serviço pelo exterior, ele que foi um excelente Comandante do 4º Distrito Naval.

Pelo que se observa na beira do cais, poderá acontecer uma “briga social” no setor, mas isto depois eu conto, para não alterar ainda mais os ânimos. Será lamentável.

O colunista “estremeceu” o coração do amigo Almirante-Médico Freire, hoje no PIJAMA em Brasília, quando lembramos na semana passada que ele foi estagiário do Hospital Marítimo.

O Jornalista Édson Sabbá, que dirige o nosso Portal da Navegação, depois de um rápido giro por São Paulo, já bordeja por Belém trazendo novidades. Bem-vindo.

Muita gente não sabe, mas além de mercante este colunista foi Rádio Operador de Voo da saudosa Cruzeiro do Sul. Bons tempos dos DC-3 que cobriam a nossa Amazônia.

Com satisfação vai um beijo e uma rosa para a querida amiga e leitora Srª. Wilma Rebelo e eterna primeira dama da REICON, que já foi nome de um grande navio.

Autêntica, inteligente e educada, a minha querida jornalista Franssinete Florenzano sempre trazendo boas informações no seu conceituado BLOG. “Cães ladram”, vá em frente.

O Clube RODELA nunca mais reuniu. O Mestre Mecenas precisa voltar logo, logo. Ele, como Príncipe da Ponta do Flexal, é o grande professor da culinária tocantina.

Justiça se faça, mas a secular Praticagem da Barra não é só para manobrar navios. Está sempre em favor do meio ambiente e da qualidade de vida. Sempre realizando boas ações.

Porto Futuro vai tornar Belém moderna. Sem dúvida alguma uma obra de primeiro mundo que vai embelezar a área portuária da capital paraense. Que venha logo.

Na atual administração do SINDARPA, a entidade conseguiu colocar representante no Conselho de diversos órgãos estaduais e federal, inclusive na ARCON.

Hoje no setor fluvial temos jovens armadores PHD em diversos cursos no exterior, como Breno Dias (Transdourada), Patrick Bannach (Banav) e Assis Neto (Amarena). Muito bom.

Um bom amigo do colunista que está indo para a Reserva da Marinha do Brasil, poderá exercer uma importante função. Com certeza tem coisa no AR… que não é avião. Eu volto. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next