Comemorado no CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” o Septuagésimo Aniversário da Convenção IMO

Almirante Edervaldo, CMG Dionísio, Dr. Antônio Marcos – Inspetor da Alfândega e o Presidente da Barra do Pará Evandro Abi Saab.
Comandante do CIABA Marcelo Baptista Santos e convidados.
Auditório, por sinal, lotado de convidados e Alunos.

O CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” em meio a uma reunião no seu Auditório presidida pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e o Capitão-de-Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos, comemorou o Septuagésimo Aniversário da Convenção IMO.
Na ocasião foi feita a Leitura da Ordem do Dia do Diretor Geral de Navegação da Marinha Almirante-de-Esquadra Paulo César de Quadros Kuster, voltada para o evento.
O vice-almirante Edervaldo, usou da palavra focalizando uma serie de importantes aspectos que envolvem a IMO, que inclusive conta com uma Representação Brasileira em Londres na Inglaterra.
Se fizeram presentes convidados civis e militares, bem como Alunos da nossa Universidade do Mar. Alguns flashes do evento feitos por Luis Celso para a coluna.

Elogios

Os amigos Almirante Murilo Barbosa presidente da ABT no Rio de Janeiro e o Comandante Eric Medeiros Diretor do DNIT-Ministério dos Transportes consignaram os melhores elogios ao Anuário do SINDOPAR – Sorri Alexandre.

Organização

Aliás, foi irrepreensível a organização da festa de lançamento do V Anuário do SINDOPAR – Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Pará, isto graças o trabalho dinâmico de Alexandre Carvalho e sua diretoria. Nota 10.

Privatização

Além da Transpetro, subsidiaria de transportes marítimos da Petrobrás, que está sendo anunciada para ser privatizada, estará entrando no pacote também às companhias docas e com certeza a nossa CDP não ficará de fora.

Práticos

Muita gente não sabe, mas a nossa Marinha já teve um Quadro de Práticos que chegavam até posto de Capitão-Tenente. Eles atuavam no rio Paraguai, por sinal um deles, o CT Alexandrino, atuou depois como CC na Marinha Mercante.

Exterior

Tudo indica que o nosso muito estimado vice-almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, hoje Comandante-em-Chefe da Esquadra, deverá dar um bordejo oficial pelo Líbano. A Marinha do Brasil tem papel importante ali. Muito bom.

Estaleiro

É muito lamentável que um estaleiro que já construiu mais de 40 mil embarcações fluviais e marítimas dos mais variados tipos, talvez por incompetência dos seus atuais dirigentes já esteja “fazendo água” prestes a afundar.

MARESIAS

Devidamente agendado, dia 26 próximo, com a presença do nosso muito estimado Almirante Edervaldo, almoço de longo curso na nossa Universidade do Mar, a convite do seu Diretor o gentleman Capitão-de-Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos.

O meu amigo de longos anos Dr. Luis Otávio de Oliveira Campos-Secretário Nacional de Portos, cujo trabalho se destaca a cada dia nacionalmente, já tem no bolso o nome do futuro ou futura presidente da nossa CDP-Companhia Docas do Pará.

O que parecia um “sonho de uma noite de verão”, poderá se tornar realidade, ou seja, a criação da Polícia Hidroviária Federal. Tem gente grande no circuito. Para a Amazônia seria muito bom, para acabar com a bandidagem fluvial. Eu volto.

Jovem simples de pouca conversa que por trás tem extraordinário talento, nosso irmão armador Assis Neto, que por sinal é também nosso colega do Mérito Tamandaré.

Repetimos “Os ingratos, tem pelo menos uma qualidade” todos eles… depois de servidos, desaparecem, já dizia sempre o nosso muito saudoso e querido Rômulo Maiorana.

Meu jovem amigo armador e empresário José Rebelo – III presidente do Grupo REICON bordejou pela MEXIANA. Podem anotar que vem coisa boa a caminho, porque ele herdou o grande dinamismo do nosso muito saudoso e querido Luiz Rebelo Neto, que está lá no céu.

Nosso bom amigo Comandante Robson Ferreira, Capitão dos Portos da cidade de Santarém, função que assumiu recentemente, vem dando total apoio a SOAMAR naquela importante cidade do Tapajós, onde é muito grande a movimentação de embarcações fluviais.

Nosso bom amigo empresário e engenheiro Carlos Nascimento, vice-presidente muito estimado da nossa SOAMAR – Belém, circulando no momento pela Flórida – EUA, seu regresso deverá acontecer ainda nestes próximos dias, com sua esposa. Bem vindos.

Duas entidades ligadas ao setor que funcionam no Rio de Janeiro e São Paulo reiniciaram em Brasília através de uma Senadora do PT, uma nova tática para baratear os custos da Praticagem, ou seja, colocando mais Práticos nas ZPS brasileiras. Triste.

Nosso muito querido amigo Almirante Alípio Jorge – COMENCHE mesmo no Rio de Janeiro continua fiel leitor da coluna com ele a nossa boa amiga Dra. Mara, para quem mando um beijo em uma rosa.

BEIRA DO CAIS

Nos bons tempos dos SNAPP Autarquia Federal da Navegação, os seus navios conhecidos como VATICANOS três conveses mantinham no rol de equipagem Médico e Enfermeira e contava a bordo inclusive com uma Enfermaria com capacidade para 10 pessoas. Eles subiam o rio Amazonas e Madeira até Porto Velho, o Solimões até a cidade peruana de Iquitos. Passageiros na classe popular e classe especial.

Já tem novidade no AR que não é avião e sim o ESPADARTE, que tem uma fase de muita badalação e no final deu em nada, mais agora, disque é para valer. Partindo de onde partiu a informação voltamos a acreditar. De qualquer maneira depois eu volto ao assunto. Em cima do Espadarte houve até quem ganhou dinheiro. Mais isto depois eu conto, com os devidos detalhes, se for necessário.

Muita gente não sabe, mas o paraense Comandante – CLC Darlei Pinheiro que é uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira, já representou os marítimos brasileiros junto a IMO em Londres saindo-se muito bem. Ele é o atual Delegado do SINDMAR em Belém. PHD em assuntos da Marinha Mercante.

O Almirante Murilo Barbosa, presidente da Associação Brasileira de Terminais, no Rio de Janeiro também consignou os melhores elogios ao ANUÁRIO – 2018, lançado pelo SINDOPAR, ele que se fez também presente na cerimônia como convidado especial. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next