14/03 (Quarta-Feira) – Grande soamarino vice-presidente da SOAMAR-Belém retornando a Belém após um bordejo familiar pela Flórida

Depois de um giro familiar pela Flórida-EUA, está retornando hoje a Belém o engenheiro e empresário Carlos Nascimento, vice-presidente da SOAMAR-Belém, ele que tem o seu nome cotadissimo para a presidência dessa entidade que congrega os soamarinos de nossa capital, aparece, inclusive, na foto com seus companheiros de diretoria Miguel Salgado, Daniel Pereira, Linésio Junior e a bela Raquel, quando de recente encontro na Sala “Luiz Rebelo Neto”, onde funciona a SOAMAR-Belém.
Como se sabe, o engenheiro e empresário Carlos Nascimento já exerceu importantes funções públicas, sempre saindo-se muito bem. Na área naval ele também é gente de especial estima, tanto assim que é portador de importante Comenda da nossa Armada, recebida antes de pertencer a SOAMAR-Belém. (Foto: Luis Celso).

Ainda nesta semana poderá acontecer a assinatura de cessão do Terreno de Miramar para a Marinha

Se não ocorrer acidente de percurso, ainda nesta semana deverá acontecer a assinatura da cessão do Terreno em Miramar para o Comando do 4º Distrito Naval, onde será construída a nova sede da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental-CPAOR, com vazão para a Guajará, onde também deverá funcionar a Patromoria dessa importante Organização Militar da nossa Armada, por sinal, uma das mais antigas do seu gênero no Brasil.
O colunista acha que a assinatura do documento da referida cessão poderá acontecer no Salão Nobre do Comando do 4º DN, além da presença do Secretário Nacional dos Portos, Dr. Luiz Otávio de Oliveira Campos, também o Ministro Helder Barbalho, dependendo da sua agenda, claro que também se fará presente o diretor-presidente da CDP-Companhia Docas do Pará o PHD, Parsifal Pontes.

Iates de Luxo

Perto de trinta iates de luxo bordejam pelos Estados Unidos e pela Europa, negociando na Boat Show de Miami pelo estaleiro cearense INACE do nosso amigo empresário cearense Gil Bezerra.

Honraria

Numa deferência especial há alguns anos passados a Associação Brasileira de Direito Marítimo, com sede no Rio de Janeiro, concedeu ao colunista o Diploma de Sócio Honorário da entidade, assinado pelo então presidente, meu amigo Dr. Pedro Calmon Filho.

Culpado

Tudo indica que ainda no decorrer deste mês seja conhecido o culpado ou culpados pelo acidente que envolveu o navio “Mercosul Santos” e o Comboio Fluvial da empresa Bertolini no rio Amazonas.

Esquadrão

Continua sendo esperado com grande interesse a instalação em Belém do Esquadrão de Helicópteros em nossa capital, que será de grande utilidade para o Comando do 4º DN. Já é sem tempo.

Reunião

Nesta próxima reunião da SOAMAR-Belém estarão em pauta importantes assuntos, inclusive ligado a formação da Comissão de Construção da sede própria da entidade, uma velha aspiração dos soamarinos

Candidatos

Na beira do cais, tudo se sabe. O setor marítimo e fluvial de Belém deverá apresentar um candidato a deputado federal nas próximas eleições, o nome dele já circula pelas empresas. Tem possibilidades.

MARESIAS

O presidente da FENAVEGA-Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviárias, com sede em Brasília, está dando nacionalmente total apoio ao TRANS-2018, conforme revelou ao colunista o seu presidente armador Raimundo Holanda.

Outro apoio muito importante que vem tendo o TRANS-2018, é da Assembleia Legislativa-ALEPA, na pessoa do seu ilustre presidente Deputado Márcio Miranda, que por sinal goza de grande conceito junto a armação fluvial. Muito bom.

No próximo dia 17 estará acontecendo em meio a um jantar de longo curso, o encontro do Clube da RODELA, onde pontificará o bom pirarucu, tambaqui e filhote, este a La Mecenas. Desta vez o encontro será na residência do casal amigo Santino-Nádia. Vamos lá.

O CONAPRA-Conselho Nacional de Praticagem, que tem como presidente o amigo PHD Prático/Comandante Gustavo Martins, manteve um importante encontro no Rio de Janeiro, com PRÁTICOS de diversos países. Eles retornaram bastante satisfeitos.

Da Turma de 2016 de Praticantes-Alunos tanto no CIAGA-Rio de Janeiro, como do CIABA-Belém existe um bom número deles que ainda não conseguiram fazer o estágio final a bordo dos navios mercantes. Continuam a ver navios. Triste.

Existe uma grande preocupação nos meios marítimos, com a anunciada privatização da Petrobrás, que em consequência no seu bojo a Transpetro empresa de navegação subsidiaria de transportes marítimos, hoje a maior frota brasileira.

O próximo grande evento da Marinha do Brasil em termos nacionais será no próximo dia 11 de Junho, ou seja, mais um Aniversário da Batalha Naval de Riachuelo, quando inclusive ilustres personalidades civis e militares recebem o Mérito Naval.

Muita gente não sabe, mas o setor de trabalhadores fluviais, através dos seus Sindicatos de Oficiais de Náutica, de Radio Telegrafistas e dos Motoristas Fluviais, tiveram seus representantes na Assembleia Legislativa há alguns anos passados.

Muita gente não sabe, mas a Marinha Mercante Portuguesa tem Oficiais Mercantes de Náutica e de Máquinas, formados pelos CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, devidamente naturalizados exercendo suas funções.

BEIRA DO CAIS

O Almirante Murilo Barbosa, presidente da Associação de Terminais Privados defendeu em Brasília, a necessidade urgente de investimentos e logística com foco nos portos do Arco Norte. Principalmente para melhorar o aproveitamento da navegação. Aliás, o Almirante Murilo participou em Belém do lançamento do V ANUÁRIO lançado pelo SINDOPAR., ele que, inclusive, já foi Diretor da ANTAQ.

Um novo Concurso para Práticos, como deseja aquela Senadora do PT-Partido dos Trabalhadores, vai ocasionar um serio problema, já que as diversas Zonas de Praticagem espalhadas pelo Brasil estão hoje com seu efetivo além do necessário, inclusive aqui na Amazônia, que hoje conta com mais de 200 profissionais.

É muita falta de conhecimento um Senador apresentar um Projeto pedindo a criação da Polícia Hidroviária Federal, pedindo no mesmo a retirada do tráfego hidroviário da Marinha do Brasil. Isto é um absurdo! Jamais poderá acontecer. Que seja criado o referido órgão, mas para combater os assaltos nos portos e nos rios.

Prenúncio de grandes modificações no setor portuário nacional, segundo anúncio do Ministério dos Transportes, tudo, porém, para melhor, isto graças ao trabalho da Secretaria Nacional dos Portos, cujo trabalho do seu titular, Dr. Luis Otávio de Oliveira Campos, vem sendo muito elogiado em todas as direções.

Representante da ZP-1 esteve em São Paulo mantendo importante encontro com importante executivo da CARGILL, outro senão, o nosso bom amigo Comandante Clithio Esperanza, Oficial Superior da Reserva da Marinha, que foi presidente, inclusive, da CDP-Companhia Docas do Pará. Com certeza vem novidades a caminho. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next