Foi muito prestigiada a cerimônia de posse do novo Diretor de Portos e Costas – DPC no Rio de Janeiro

Na posse do novo Diretor de Portos e Costas–DPC, vice-almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, os Alunos da EFOMM do CIAGA–Centro de Instrução “Almirante Graça Aranha”, desfilaram em sua homenagem ostentando o Pavilhão da Escola, bastante aplaudidos, foi sem dúvida um acontecimento muito especial, marcado até com emoções a despedida do nosso muito estimado amigo vice-almirante Lima Filho, que deixou a função com a consciência do dever cumprido.
Uma presença muito festejada durante o evento foi do paraense CLC–Comandante Álvaro Almeida, presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante no Rio de Janeiro, que por sinal aparece na foto quando lançou no CIABA o Pavilhão da Marinha Mercante Brasileiro, em cerimônia de formatura presidida pelo vice-almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva então Comandante do 4º Distrito Naval. Recordar é viver. (Foto: Luis Celso).

Equipe de Marketing de alto nível

O Grupo Norte Empreendimentos, que funciona no município de Barcarena, conta com uma equipe de Marketing de alto nível produzindo importantes peças elogiadas nacionalmente, graças às publicações, sempre aos domingos, no rodapé da Coluna Alyrio Sabbá, em O Liberal, levando longe, até mesmo no exterior, a capacidade desse importante Grupo.
Focado para diversos segmentos marítimo portuário, logística e da saúde, operando o maior e melhor hospital do baixo Tocantins, o muito conhecido São José, que, inclusive, vem salvando muitas vidas, graças a grande e competente equipe médica–laboratorial.

Cartório

Muita gente não sabe, mas hoje o tradicional Cartório Marítimo, localizado na orla marítima e portuária de Belém, está cotadissimo para realizar qualquer serviço, pertinho da Capitania dos Portos.

Museu do Porto

Ainda na administração do saudoso amigo Coronel Raul Moreira, a nossa CDP–Companhia Docas do Pará, manteve um pequeno MUSEU que funcionou no Cais do Porto com importantes relíquias portuárias.

Praticagem

A secular Praticagem da Barra, que muito me lembra o saudoso timoneiro Miguel Salgado (PAI) mantinha uma Casa–Residência para os Práticos que, ao largo, através de Canoas de Faia, embarcavam nos Navios. Heróis.

Escola

Chega a ser impressionante em todas as direções do setor escolar o impulso que tomou a tradicional Escola “Almirante Guillobel” que funciona na área naval, graças ao trabalho do Profº. Valdemir Oliveira.

Visita

Bordejando por Belém o nosso muito estimado General Osvaldo de Jesus Ferreira, hoje na Reserva, veio prestigiar a posse do novo Comandante da Região Norte do Exército Brasileiro, função que ele desempenhou.

MARESIAS

O conceituado Grupo Norte Empreendimentos mantém no município de Barcarena o Hospital São José, que é considerado o melhor do médio e baixo Tocantins, com equipamentos de ponta e um corpo médico e laboratorial do mais elevado nível técnico.

A bela armadora e empresária Drª. Milva Rebelo, diretora maior da SION Navegação, ex-presidente da SOAMAR–PARÁ, só não será eleita vice-presidente da SOAMAR–BRASIL na próxima eleição se não quiser. Ela que realizou um grande trabalho na SOAMAR–PARÁ.

O novo Diretor de Portos e Costas–DPC, Roberto Carneiro da Costa, que assumiu essa função na última terça-feira, pelo que sabemos é o segundo amazonense a galgar esse posto na Marinha do Brasil. O primeiro foi um filho de Parintins.

Hoje lideram na navegação de cabotagem do Brasil a Aliança Navegação e Logística, Mercosul Line e LOG IN. As duas primeiras, inclusive, na rota de Manaus com escalas em diversos portos da costa brasileira. Todas elas de capital estrangeiro.

Uma outra boa solução para embarque e desembarque de passageiros fluviais, seria o Terminal onde funcionou por muitos anos o Galpão Mosqueiro e Soure, hoje exclusivo para empresas que operam em viagem pelas proximidades de Belém.

Manaus, Belém, São Luiz e Fortaleza já foram sede de grandes empresas de navegação de cabotagem e longo curso, foram elas Companhias de Navegação Marítima NETUMAR. L. Figueiredo Navegação, CONAN–Cia de Navegação do Norte e Casimiro Filho.

Graças também a grande ajuda da FIEPA–Federação das Indústrias do Estado do Pará o TRANS–2018 terá também um grande apoio da Embaixada da Holanda.
Como já noticiamos, um encontro importante aconteceu na sede dessa importante entidade. Nota 10.

Já dizia o saudoso armador Luiz Rebelo Neto: “UNIDOS SEREMOS FORTES”. Portanto armadores fluviais em geral deverão se manter unidos, dando total apoio SINDARPA. Essa entidade que é hoje de extraordinário conceito nacionalmente.

Na beira do cais tudo se sabe. Dizem, não sei.. que um grupo aqui mesmo do Pará poderá disputar a compra do Terminal Petroquímico de Miramar, que possivelmente vai fazer parte do pacote anunciado pela ANTAQ–Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

BEIRA DO CAIS

Comenta-se no setor em termos nacionais que até o próximo mês de junho deverá acontecer algumas mudanças na área do Ministério dos Transportes, tudo em função das próximas eleições. A primeira poderá acontecer na ANTAQ–Agência Nacional de Transportes Aquaviários, cujo órgão conta, inclusive, com uma Unidade em nossa capital, que tem papel muito importante na Amazônia Oriental. Voltaremos ao assunto.

O próximo grande evento ligado a Marinha do Brasil, será em junho próximo, ou seja, a comemoração de mais um Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da nossa Armada, quando inclusive personalidades brasileiras e até mesmo estrangeiras serão agraciadas com as altas comendas do Mérito Naval. Em Belém o importante evento será presido pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval.

Já está confirmada a disputa de três importantes empresários ligados ao setor nas próximas eleições de outubro: Luiz Omar Pinheiro para o Senado Federal, Luiz “Luti” Rebelo Filho (reeleição) e Alexandre Carvalho, este último com apoio do setor produtivo também. Depois eu volto com as devidas confirmações.

Sem favor nenhum a tradicional empresa de navegação Transdourada, é hoje referência pelo trabalho que vem realizando, contribuindo de maneira destacada para o desenvolvimento da Amazônia, tanto assim que é portadora de inúmeras premiações dadas pela Marinha do Brasil – Capitania dos Portos. Jamais registrou qualquer acidente voluntariamente, transportando para importantes grupos derivados de Petróleo com a mais absoluta segurança. Vamos prestigiá-las.

A Coluna estará de volta no próximo domingo. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next