DOMINGO (29/04) – Marinha encerrou a Operação Rios de Cidadania na região da Ilha do Marajó

No período de 8 a 19 de abril, o Navio-Auxiliar Pará, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, realizou atendimentos médico-hospitalares e odontológicos gratuitos para populações ribeirinhas da Região dos Estreitos da Ilha de Marajó, nos municípios de São Sebastião da Boa Vista, Breves, Portel e Melgaço (PA).
A Ação Cívico-Social (ACISO) fez parte da “Operação Rios de Cidadania” e contou com apoio de diversos órgãos públicos, que ofereceram serviços como emissão de documentos, atendimento jurídico (audiências e concessão de benefícios) e cobertura de eixo de embarcações.

Visita do presidente da barra do Pará a Praticagem de Beirute no Líbano

No dia 16 de abril, o Presidente da Barra do Pará, Evandro Simas Abi Saab, visitou a sede da Praticagem de Beirute, no Líbano. A recepção foi realizada pelo presidente da empresa, o Prático Mahmoud Baltaji, que apresentou as instalações administrativas e operacionais, seguida de uma visita à área portuária de Beirute, a bordo de uma lancha de praticagem.
“A visita foi uma importante oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a praticagem no mundo, trocar experiências profissionais e debater sobre os desafios da nossa profissão”, relatou o Presidente da Barra do Pará.
A Praticagem de Beirute realiza também um importante apoio às atividades da Força–Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), sob o comando da Marinha do Brasil, desde 2011.
Hoje, a UNIFIL é encarregada de garantir que o rio Litani e a região conhecida como “Linha Azul”, área que separa Israel do Líbano, estejam livres de armamentos, pessoas e ativos não autorizados. Ela também auxilia as Forças Armadas Libanesas em suas responsabilidades referentes à segurança.
Vale lembrar que o atual Capitão dos Portos da Amazônia Oriental, Capitão-de-Mar e Guerra Alexandre Santiago, já serviu nessa importante missão, no Líbano.

COMANDANTE SANTIAGO

Capitão dos Portos da Amazônia Oriental–CPAOR esteve reunido com participantes da reunião realizada na sede do SINDOPAR. Na ocasião foram discutidos importantes assuntos sobre problemas ligados a navegação fluvial, com maior foco para segurança, tendo em vista os acidentes ocorridos na área, um deles entre dois comboios fluviais, com vítima fatal, inclusive. Abordando também o tráfego de embarcações para a região das Ilhas – Breves e outros municípios, sem a devida autorização do órgão competente. Do encontro participou também o presidente do Sindarpa, armador Eduardo Carvalho.

Segundo Turno

Confirmadíssima a eleição do Segundo Turno, para eleger o novo Conselheiro do CONSAD da CDP–Companhia Docas do Pará. Os votantes somam mais de 350 servidores da estatal envolvendo, além de Belém, outros municípios interioranos. A disputa entre os servidores Mauro e Cileno, com certeza vai ser acirrada.

Social no Setor

O nosso muito estimado Almirante Lima Filho, que há poucos dias deixou a Diretoria de Portos e Costas–DPC, amanhã estará festivamente comemorando 6.0 reunindo muitos amigos num almoço de longo curso no Rio de Janeiro. A coluna estará representada pelo Comandante Álvaro Almeida, presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante. Desejamos vida longa ao ilustre aniversariante. Grato pelo convite.

MARÉ ALTA

A posse muito prestigiada do titular da DGN, Almirante-de-Esquadra Leonardo Puntel, nosso velho conhecido desde quando Capitão-de-Mar e Guerra, Comandante do Navio Veleiro “Cisne Branco”. Com ele almoçamos a bordo há alguns anos passados. Recordar é viver.

MARÉ BAIXA

A entrada de embarcações irregulares no transporte de passageiros para a região das Ilhas, sem as devidas condições de segurança, conforme denúncias chegadas a Capitania dos Portos, colocando em risco a vida dos passageiros, o que é lamentável.

BEIRA DO CAIS

Nos tempos dos SNAPPS–Serviço de Navegação da Amazônia e de Administração do Porto do Pará, Autarquia Federal que deu lugar à CDP e ENASA – Empresa de Navegação da Amazônia S/A, os navios que cobriam os rios da região, na sua maioria, contavam com MÉDICOS no rol de equipagem. Hoje isto não existe mais.

O atual presidente da secular Praticagem da Barra, o bom caráter Prático Evandro Saab, da nova geração e que realiza um excelente trabalho, tem cidadania libanesa. Ele, por sinal, é Amigo da Marinha, mantendo um excelente relacionamento com as autoridades navais de nossa capital. Muito bom.

Tudo indica que poderá acontecer uma Greve nacional dos portuários se não for dada uma imediata solução para o PORTUS, inclusive, também, uma revisão nas mensalidades anunciadas pelo Governo Federal, consideradas absurdas, sem qualquer condição de serem aceitas pelos seus dependentes. Olho vivo, portanto, antes que seja tarde demais.

Confirmado 2º Turno para escolha do novo Conselheiro do CONSAD da CDP–Companhia Docas do Para. A disputa vai ser acirrada entre Cileno e Mauro Henrique Santos. Até encerrarmos esta coluna, na última sexta-feira, não tinha sido formalizada a data da nova eleição. O que poderá acontecer dentro em breve. Eu volto.

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental–CPAOR, vai dar duro em cima das embarcações que estão transportando passageiros, especialmente para a região das Ilhas–Breves, inclusive sem a devida autorização, colocando em risco a vida daqueles que utilizam as referidas embarcações. Depois eu volto, com detalhes, ao assunto.

Na ponta da linha a votação pelo Senado Federal do Projeto do Senador Vicentinho para a criação da Polícia Hidroviária Federal, que no bojo pede também a retirada do controle da Marinha do Brasil do Tráfego Hidroviário. Um absurdo.

Tem gente no setor que continua afirmando que a ENASA – Empresa de Navegação da Amazônia S/A continua existindo no papel. Aliás, pelo menos um dos seus navios ainda se encontra em boas condições de tráfego, trata-se do “Barcarena” que se encontra encalhado em Miramar, onde funcionou o estaleiro dessa estatal. Vamos confirmar.

Tudo indica que o Estado do Maranhão, através da EMAP, esteja também representado no TRANS – 2018 – promovido Pelo SINDARPA, assim como o Estado do Tocantins, já que o importante evento estará também prestigiado por outros países, como a Holanda. Esse evento está sendo muito bem organizadoterá lugar no HANGAR.

A COLUNA VOLTA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next