Capitanias dos Portos do Grupo Norte debatem sobre segurança da navegação em Santarém-PA

Nos dias 21 e 22 de maio as Capitanias dos Portos do Grupo Norte realizaram reunião funcional para discutir medidas de segurança de navegação, transporte e padronização de procedimentos comuns ás capitanias, delegacias e agencias da região Norte do país. O encontro ocorreu na Capitania Fluvial de Santarém (CFS) no Pará, e foi promovido pela Diretoria de Portos e Costas (DPC).
O Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, esteve presente na ocasião e afirmou: “Essa reunião faz parte de um planejamento que envolve todas as Capitanias dos Portos do Estado do Piauí, Maranhão, Pará, Amapá e Amazonas para debater as necessidades e soluções dos problemas de navegação da região Norte”
Na reunião, o Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, ressaltou que infelizmente ainda permanece a cultura de risco, na qual as pessoas não obedecem s regras maraítimas, resultando em acidentes que provocam risco de morte. Também enfatizou que os assuntos debatidos vão gerar frutos para aumentar cada vez mais a segurança da navegação.
Na oportunidade o Diretor de Portos e Costas da Marinha, Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, elogiou o trabalho desenvolvido pela CFS, como, por exemplo, o projeto Esse Barco é a nossa Escola, que visa conscientizar e treinar as crianças para agirem com segurança nas embarcações de transporte escolar. “É um trabalho bastante intenso com as crianças. Elas são efetivamente o futuro da nossa nação”, disse o Vice-Almirante Roberto Gondim.

TRANSDOURADA continua na frente no transporte de derivados de Petróleo

A empresa de navegação TRANSDOURADA, goza do mais elevado conceito em todas as direções da Amazônia, pelo trabalho irrepreensível que vem realizando no transporte de derivados de petróleo atendendo importantes grupos com a mais absoluta regularidade nas suas programações, utilizando embarcações especiais, que protegem o meio ambiente.
Com muitas premiações a Transdourada conta, inclusive, com fluviarios altamente capacitados, que periodicamente realizam cursos especiais, tendo como foco principal a segurança e a proteção do meio ambiente.

Visita

Pela primeira vez a cidade de Parnaíba no Piauí, vai receber a visita do excelentíssimo Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira-Comandante da Marinha do Brasil. Vai ser uma grande festa.

Categoria

Com a mais absoluta categoria o armador e empresário Eduardo Carvalho, com a devida parcialidade, conduziu a eleição da nova diretoria da SOAMAR-PARÁ, que culminou sem nenhum problema. Nota 10.

Passeio

Como acontece todos os anos, vai ser realizado o “Passeio no Dia dos Namorados” organizado pelo bom caráter meu amigo empresário Leonel Pinho, reunindo um grande número de Jet-Skis. Um colorido especial.

De volta

O empresário e armador Relton Osvaldo Pinto, gente da melhor qualidade diretor-presidente do Grupo Atlântica-Matapi, merecidamente foi eleito 1º vice-presidente da nossa SOAMAR-PARÁ. Direito resgatado.

Elogiável

Foi elogiável a atitude do bom caráter soamarino Carlos Nascimento, que para união de todos renunciou sua candidatura à presidência da SOAMAR-PARÁ. Só os homens livres e de bons costumes agem dessa maneira.

Às falas

Duas empresas de navegação fluviais da nossa capital inadimplentes junto a um Agente Financeiro do Fundo de Marinha Mercante, lamentavelmente estão sendo chamadas às falas, mas isto… domingo eu conto.

BEIRA DO CAIS

Para acabar de vez com os embarques de passageiros em “portinhos” improvisados no litoral de Belém, bastaria o Prefeito Zenaldo Coutinho cumprir com a sua promessa de campanha, ou seja, a construção dos Terminais Fluviais de Passageiros, um nas proximidades do Porto do Sal e outro na Condor-Praça Princesa Izabel.

O presidente da CODESP-Companhia Docas de São Paulo, recebeu os melhores elogios do Secretário Nacional de Portos, Dr. Luiz Otávio de Oliveira Campos, pelo excelente trabalho que vem realizando, por sinal nosso velho amigo engenheiro Alex Oliva, TOP em assuntos portuários com muitos anos de vivencia.

Pelo menos três empresas inclusive uma internacional estarão se habilitando para participarem da Concorrência do Ministério dos Transportes, para a reflutuação do navio-boiadeiro “HAIDAR” que naufragou há mais de dois anos no porto de Vila do Conde, comprometendo inclusive mais dois berços de atracação.

O Grupo Norte Empreendimentos, hoje o maior Operador Portuário do Estado do Pará, muito bem estruturado, operando com uma equipe do mais alto nível com as novas normas operacionais, vem aumentando a cada dia os seus clientes inclusive é o pioneiro no embarque de minérios através de Bacia Metálica.

O presidente do SINDOPAR-Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Pará, Advogado/Empresário Alexandre Carvalho, que é um verdadeiro gentleman, Pré-Candidato a Deputado Estadual, vem ganhando a cada dia mais espaço no setor, podendo chegar a Assembléia Legislativa, com apoio de diversas entidades.

A HENVIL Transportes, que opera na rota Belém/Marajó/Belém o maior ferry boat do Brasil com capacidade para mais de 1000 passageiros, passou a operar com mais uma moderna e veloz embarcação de passageiros para fazer a mesma rota, eliminando de vez a falta de transporte tanto para Soure como Salvaterra.

A instalação das Rádios Marinha-FM, em Belém e Santarém, vai ser de grande utilidade para a segurança da navegação na Amazônia Oriental, seus Boletins orientarão os timoneiros.
Uma iniciativa muito elogiável, do atual Comandante do
4º Distrito Naval vice-almirante Edervaldo.

O Encontro Regional SOAMAR NORTE, será realizado nos dias 12, 13 e 14 de julho na cidade de Porto Velho-Rondônia, jurisdição do Comando do 9º Distrito Naval. Serão realizadas palestras, fórum de debates, encerramento e congraçamento no final, contando com a presença do Governador.

Confirmada a presença de importantes autoridades ligadas ao setor quando da abertura do TRANS-2018, entre outras o Secretário Nacional de Portos, Diretor-Geral da ANTAQ-Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Diretor do DNIT-Ministério dos Transportes e presidente da FENAVEGA. (AS)

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next