DOMINGO – Marinha do Brasil foi homenageada pela ALEPA pelo 153º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo com sessão solene

Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, Deputado Raimundo Santos e o engenheiro Carlos Nascimento

Em sessão solene a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4º Distrito Naval foi homenageada pela Assembléia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA) pelo 153º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo. Na oportunidade em reconhecimento ao seu extraordinário trabalho, concedeu o Titulo de Cidadão Paraense ao excelentíssimo Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval.
Como se sabe a Batalha Naval do Riachuelo foi decisiva para a Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865-1870). A vitória garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias do Teatro de Operações de Guerra. Desincentivou também, possíveis adesões de simpatizantes argentinos e uruguaios a causa paraguaia. (SUSTENTAR FOGO QUE A VITÓRIA É NOSSA). Dois flashes da sessão solene promovida pela ALEPA, feitos por Luiz Celso, especial para a coluna.


O Grupo Atlântica Matapi, está agora também presente no Maranhão, oferecendo os seus serviços voltados para o setor marítimo portuário e de logística. Seu Diretor-Presidente armador e empresário Relton Osvaldo Pureza Pinto, por sinal aparece na foto no dia em que foi agraciado com a alta Comenda do Mérito Naval, tendo ao seu lado os filhos Renato, Thiago e Elton todos eles diretores desse Grupo que vem crescendo cada vez mais, em todas as direções da Amazônia. No início da semana, por sinal, bordejou pela capital maranhense, onde manteve importantes contatos comerciais. (Foto: Luis Celso).

Atendimento VIP na rota do Marajó

Justiça se faça, mais a HENVIL Transporte, oferece hoje na rota do Marajó um serviço VIP, operando os dois maiores Ferry-Boats de Passageiros do Brasil, ambos com capacidade cada para mais de 1000 pessoas com saídas diárias de Belém rumo ao Camará. Na área de passageiros, por tudo de bom que vem realizando a HENVIL Transportes, tem tudo para ser eleita a Empresa do Ano, sem favor nenhum.

Palestras para Ambientações de Praticantes-Alunos

A CLC-Comandante Hildelene Lobato, da Transpetro, uma grande expressão da Marinha Mercante Brasileira, esteve no CIABA onde realizou PALESTRA para Ambientação dos Alunos da EFOMM, que como Praticantes Alunos, estarão futuramente nos navios da Transpetro para o estagio de conclusão de curso.
Além do Comandante do CIABA o CMC Marcelo Baptista Santos, lá também estava como convidado especial outra expressão da Marinha Mercante Brasileira, o CLC Ricardo Monteiro, também do Quadro Efetivo da Transpetro.

MARÉ ALTA

O anúncio do nome de uma competente executiva para a presidência da CDP-Companhia Docas do Pará, outra senão a Drª. Helena Moscoso, que no exercício da função de Diretora de Gestão Portuária da estatal, vem realizando um extraordinário trabalho, ela que tem uma importante vivencia na vida publica.

BEIRA DO CAIS

Por trás dos panos, tem um advogado trabalhando para ganhar uma das diretorias da CDP – Companhia Docas do Pará, tem o apoio de um Deputado Federal, com certeza não será fácil, mais isto ainda neste mês de junho será confirmado ou não.

Por falar em CDP, o veterano cedepeano Raul Ramos Moreira, está emplacando brevemente mais um Curso Superior, o de Direito ele que foi um dos bons presidentes da nossa SOAMAR, quando Comandante do 4º Distrito Naval o nosso amigo Almirante Monteiro Lopes inclusive.

Aliás, na sua administração foi que a SOAMAR-PARÁ passou a funcionar em Sala Especial na área do 4º Distrito Naval. Raul foi também o grande fundador da Delegacia da SOAMAR em Santarém que depois passou a SOAMAR-Santarém hoje destaque.

Muito bem organizado o Sindicato das Agências de Navegação Marítima dos Estados do Pará e Amapá, que tem no seu Comando o bom caráter Antonio João, que vem dinamizando cada vez mais as atividades dessa importante entidade ligada ao setor. Muito bom.

Lamentavelmente volta-se a comentar a possível privatização da Petrobrás, com ela com certeza irá a “reboque” a Transpetro, subsidiaria de transportes marítimos, por sinal detentora da maior frota de navios brasileiros. Olho vivo.

Um dos navios porta-contêineres da Aliança Navegação e Logística hoje de um Grupo estrangeiro, tem agora no seu Comando uma bela jovem CLC, formada pelo CIAGA no Rio de Janeiro, brevemente estará transitando por Vila do Conde, escala dessa empresa.

Repercutiu negativamente no setor, isto nacionalmente o que está fazendo um dos estaleiros que funciona em Icoaraci, que até o seu advogado não escapou do bloqueio de um bom dinheiro. Enquanto isto seus diretores bordejam por Fortaleza e Paris. Pode?

Neste próximo mês de julho muita coisa boa poderá acontecer no setor portuário, inclusive algumas mudanças bem como resultado de Concorrência do Ministério dos Transportes, para a reflutuação do navio-boiadeiro no Terminal de Vila do Conde.

Espera-se a presença do Governador Simão Jatene, na cerimônia militar de mais um Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – próximo dia 11, quando inclusive um dos seus melhores auxiliares estará recebendo a alta Comenda do Mérito Naval, o Secretário de Estado de Transportes, meu considerado amigo Dr. Kleber Menezes.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next