Mostra de Artes foi grande sucesso na Semana da Marinha denominada Almirante Barroso na Casa das Artes


Os casais, Almirante Edervaldo-Luene, Engenheiro Carlos-Ana Nascimento com um dos artistas
Belas Damas presentes: Ana Luiza Nascimento. Dra. Ana Beatriz Menezes, Dra. Luane e
Cláudia Santiago

Entre os grandes e importantes eventos que aconteceram na Semana da Marinha, que antecedeu o Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, destacou-se também a “MOSTRA ALMIRANTE BARROSO”, por sinal muito visitada, que reuniu importantes obras de dois artistas paraenses, isto em duas vertentes fotografia e pintura.
Valorizar a expressão artística paraense foi uma das premissas da referida MOSTRA, promovida pela Marinha do Brasil, através do Comando do 4º Distrito Naval do Riachuelo, que, por sinal, foi grande sucesso, como os demais eventos. De parabéns o nosso muito estimado vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho. Alguns flashes feitos por Luiz Celso para a coluna.

Novos Comboios Fluviais entrarão na rota de Miritituba/Vila do Conde

Neste proximo semestre está prevista a entrada de novos comboios fluviais na rota Miritituba/Vila do Conde no transporte de graos para exportação todos cruzando os Estreitos de Breves, mantendo absoluta segurança graças ao cumprimento fiel das recomendações emanadas pela Autoridade Marítima.
Grandes empresas de navegação hoje vinculadas ao setor fluvial como a HB – Hidrovias do Brasil, Cargill e a Cianport, estarão aumentando as suas operações com novas embarcações, a maioria delas construidas pelo mega – estaleiro Rio Maguari, que é hoje considerado como o mais atuante do Brasil,que por sinal dentro em breve estará fazendo parte de um novo mercado.

Diretoria

Se não acontecer acidente de percurso, porque em política tudo é possivel, no proximo mês de julho, duas diretorias da CDP-Companhia Docas do Pará, terão novos titulares ambos servidores da estatal. Eu confirmo, logo, logo.

Disparidade

Está acontecendo uma grande disparidade de preços num serviço de muita importância ligado ao setor, praticado por apenas duas empresas, isto chegou ao conhecimento do colunista, que nada tem a ver com o assunto.

Ausência

Um motivo muito especial de última hora impediu-nos de participar da significativa cerimônia militar alusiva a mais um Aniversário da Batalha Navaldo Riachuelo- Data Magna da Marinha do Brasil. Com muito orgulho sou portador do Mérito Naval.

Turismo Fluvial

Na surdina tem um navio convencional fluvial sendo preparado para atender o turismo fluvial, fazendo depois de concluidas as suas a rota Macapá/Santarém/Manaus,tipo um hotel flutuante oferecendo o melhor conforto possivel.

Transporte

A tradicional e conceituada empresa de navegação REICON, há quase meio século transportando gás de cozinha através de embarcações especializadas sem nenhum acidente isto graças o elevado adestramento dos seus fluviários. Nota 10.

Formatura

Os novos Praticantes/Alunos que estarão deixando o CIABA neste ano para o estágio final a bordo dos navios mercantes terão como PARANINFO uma das maiores expressões da Marinha Mercante Brasileira o CLC – Comandante Álvaro Almeida.

MARESIAS

Se não fosse o elevado adestramento dos Práticos da Barra, por pouco um navio carregado de trigo para abastecimento de Belém teria encalhado recentemente na Bacia de Manobras do porto de Belém, em função do grande assoreamento. Olho vivo.

Muita gente não sabe, mas a Academia de Letras-APL, conta com um imortal que foi Oficial da Marinha Mercante, nosso velho companheiro Nazareno Tourinho, ele que serviu a bordo dos navios dos SNAPP como Escrevente Mercante, função esta que hoje não existe mais.

Os marítimos da Transpetro, através do SINDMAR no Rio de Janeiro, já estão se posicionando contra a privatização da PETROBRÁS, que se acontecer levará também a sua subsidiária marítima, detentora da maior frota mercante de toda América Latina.

Oficialmente as Guardas Portuárias das Companhias Docas do Brasil passarão ao controle do Ministério da Segurança, este “furo” foi dado nacionalmente pelo colunista. Por sinal, a da CDP chegou a ser uma das mais bem organizadas do País.

O presidente da CNT-Confederação Nacional dos Transportes, Clésio Andrade, é convidado também do SINDARPA-Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Estado do Pará, para participar da abertura do TRANS-2018, com grande número de expositores.

A maior obra dos últimos anos na área portuária de Belémserá o ‘Porto Futuro’, coisa de primeiro mundo, prestes a ser iniciada envolvendo o trecho entre a doca de Souza Franco, até a Praça Pedro Teixeira, com Projeto parecido com o do Rio de Janeiro.

A HENVIL Transportes está aparelhadissima para atender a rota do Marajó no mês de julho, oferecendo os dois melhores ferry-boats de passageiros do Brasil, cada um com capacidade para transportar mais de 1.000 passageiros, com segurança e conforto.

Absurdo: a estimativa de prejuizos causados aos transportes fluviais na Amazônia chegam a mais de R$ 100 milhões, afetando seriamente as atividades econômicas. Os armadores fluviais não tem mais para quem apelar e nem condições de manterem em dia seus compromissos.

Muita gente não sabe, mas o Exército Brasileiro através da 8ª Região Militar, alguns anos passados operou uma embarcação de passageiros denominada “Pioneiro”, que dava apoio logístico a sua Unidade na fronteira com a Guiana Francesa, no Oiaporque. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next