Duas Rádios Marinha-FM deverão entrar no ar ainda neste ano para dar apoio aos navegantes – uma em Belém e outra em Santarém

O Comandante Eric Medeiros, Diretor do DNIT, que representou o Ministro dos Transportes Valter Casimiro no TRANS-2018, realizado recentemente em nossa capital, promovido pelo SINDARPA, no HANGAR, e que aparece na foto com o vice-presidente da FENAVEGA armador e empresário José Rebelo III, confirmou que os recursos destinados a instalação das RÁDIOS, serão operadas pela Marinha sob a responsabilidade do Comando do 4º Distrito Naval.
Conforme já informamos anteriormente, as referidas RÁDIOS funcionarão em Belém e Santarém, oferecendo apoio aos navegantes e importantes informações. Mais uma iniciativa do vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, que marca também o seu excelente trabalho a frente do 4º Distrito Naval. (Foto: Luis Celso).

Aumenta no Brasil o número de marítimos estrangeiros prejudicando os brasileiros

Informações precisas dão conta que a cada dia aumenta a migração de marítimos estrangeiros, filipinos, peruanos e de outros países, para embarcarem nos navios de cabotagem, longo curso e nos Barcos de Apoio Marítimo as Plataformas da Petrobrás, prejudicando seriamente o mercado brasileiro, tudo por oferecerem mão-de-obra abaixo da tabela.
Com essa prática condenável, o que será dos nossos futuros Oficiais Mercantes, saídos tanto do CIAGA no Rio de Janeiro e do CIABA em nossa capital. Uma providência se faz necessária por quem de direito, do contrário o desemprego de marítimos brasileiros vai aumentar ainda mais. Eu volto ao assunto.

SINDAMPA comemorou o Dia Nacional do Agente de Navegação

No último dia 23 (sábado) transcorreu o Dia Nacional do Agente de Navegação. O evento foi comemorado condignamente em meio a um almoço de longo curso no aprazível Hotel SAMAÚMA, promovido pelo SINDAMPA tendo à frente o seu dinâmico presidente, SHIP AGENTE João Antonio, que realiza um excelente trabalho nessa importante entidade, ele que, por sinal, foi homenageado recentemente, com o Diploma de Amigo da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental-CPAOR.
O SINDAMPA reúne as Agências de Navegação Marítima dos Estados do Pará e Amapá, uma grande força, sem dúvida, em defesa dessa importante categoria, muito bem organizada.

Reunião interna da SOAMAR no Píer-47

A SOAMAR través da sua Presidente, Drª. Sonia Guedes, está convidando os Membros da sua Diretoria para uma reunião a ser realizada no Píer-47, quando serão apresentadas as ações do semestre e balancete financeiro da entidade.
A referida reunião acontecerá no próximo dia 28, às 17:00 horas, culminando com um lanche muito especial.

Edital

Foi publicado ontem no Diário Oficial da União (DOU) o Edital de Concorrência do Ministério dos Transportes, com objetivo de contratar empresa especializada para reflutuação do navio “HAIDAR” no porto de Vila do Conde.

Mulheres

São 36 jovens que iniciaram neste ano o curso de formação para Oficiais da Marinha Mercante (Náutica e Máquinas) através da EFOMM-Escola de Marinha Mercante da nossa Universidade do Mar, que é o poderoso CIABA. Muito bom.

Elogios

Continuam sendo consignados os melhores elogios ao Chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Portos, Marcos Mesquita Mendes, que mantém toda imprensa especializada bem informada dos assuntos portuários em termos nacionais.

Liberados

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental-CPAOR, já liberou os dois berços de atracação de navios no Complexo Portuário de Vila do Conde que estavam impedidos de operar desde o acidente que envolveu o navio-boiadeiro “HAIDAR”.

Contra-Almirante

Muita gente não sabe mais o Comando-Diretor passou a ser desempenhado por um Contra-Almirante no CIAGA-Centro de Instrução “Almirante Graça Aranha” no Rio de Janeiro, em função de um pedido do Centro de Capitães da Marinha Mercante.

BEIRA DO CAIS

Depois de muitos anos o colunista teve a satisfação de encontrar no TRANS-2018, no HANGAR o velho conhecido Irani Bertolini, hoje um mega-empresário, dono do conhecido Grupo Bertolini. Recordo-me da sua chegada a Belém com sua primeira carreta no pátio da JONASA, foi o inicio do seu sucesso na Amazônia. Quem trabalha Deus ajuda.

O colunista registra também outro encontro muito especial no TRANS com o grande armador e empresário João Dias, do conceituado e atuante Grupo GDIAS da qual faz parte a poderosa Transdourada, ele leitor assíduo da coluna, para quem vai o meu abraço por tudo quem vem fazendo pelo desenvolvimento da Amazônia.

O armador e empresário economista Eduardo Carvalho, consignou muitos e muitos elogios pelo extraordinário sucesso do TRANS, arrojada iniciativa que foi destaque nacional, pela irrepreensível organização, evento sem contestação e primeiro mundo, que ficou na história do nosso SINDARPA, tão cedo não teremos outro igual.

n O colunista jamais poderia deixar de agradecer, a atenção muito especial do ilustre Mestre de Cerimônia do TRANS, professor Nelson Forte, pelas referências que muito nos sensibilizou e também pela homenagem do nosso grande amigo Eduardo Carvalho presidente do SINDARPA pela Carta do evento que levou o nome do Jornalista Alyrio Sabbá.

O mega-estaleiro Rio Maguari estará neste próximo semestre fazendo a entrega de novas embarcações fluviais, inclusive para a HB – Hidrovias do Brasil, aliás, o seu stand vem consignando muitos elogios das autoridades que vieram de Brasília.

O Secretário Nacional de Portos, Dr. Luiz Otávio de Oliveira Campos, está defendendo lá em Brasília a dragagem da Bacia de Manobras do Porto de Belém, bem como da área que dá acesso ao Terminal Petroquímico de Miramar. Muito bom, já que com esse procedimento navios de maiores calados não terão problemas nas suas manobras.

Os agentes de Navegação que atuam na sua grande maioria em Vila do Conde, se confraternizaram no ultimo sábado em meio a um almoço no hotel SAMAÚMA, promovido pelo SINDAMPA em comemoração ao Dia Nacional da categoria, que tem papel muito importante no setor no atendimento de navios de cabotagem e longo curso e outros serviços.

Pela sua grande simpatia o Comandante Eric Medeiros-Diretor do DNIT do Ministério dos Transportes e a atenção especial que dá ao Pará, futuramente será CIDADÃO DO PARÁ, ele fez Escola na Marinha do Brasil até o Posto de CMG e através de Concurso, passou para o setor publico, onde se destaca pela sua elevada competência. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next