CIABA realizou a Formatura de novos Capitães-de-Cabotagem em cerimônia presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval

O CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, hoje conhecido nacionalmente como Universidade do Mar, continua formando através da EFOMM os melhores mercantes do mundo, realizando também cursos de aperfeiçoamento. Ainda na última sexta-feira, pela manhã, em cerimônia presidida pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval, aconteceu a formatura (APTN) de 31 novos Capitães-de-Cabotagem, aptos para exercerem o Comando de navios mercantes brasileiros. No final aconteceu um congraçamento entre todos, inclusive familiares.
O CIABA tem hoje a lúcida direção o ilustre Capitão-de-Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos, que vem realizando um excelente trabalho, com uma equipe de alto nível. Alguns flashes feitos por Luis Celso para a coluna.

Sindicato lança Prêmio SINDARPA de Sustentabilidade Operacional

O SINDARPA não para de dar demonstrações de Vanguarda. Recém acabado o Trans 2018, a entidade prepara o lançamento no segundo semestre do Prêmio SINDARPA de Sustentabilidade Operacional. Este, que será o primeiro prêmio voltado para reconhecer as boas práticas operacionais e das tecnologias empregadas para a mitigação os impactos ao meio ambiente durante as operações logísticas no modal Hidroviário não poderia ser apresentado em melhor momento.


Na foto o vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho – Comandante do 4º Distrito Naval, com o casal professor Mecenas (Dora) Gonçalves que, por sinal, hoje está comemorando 46 anos de feliz união, cujo evento será comemorado em família e alguns amigos mais chegados. Foto: Luis Celso.

Grupo NORTE Empreendimentos é hoje também destaque internacional

O Grupo Norte Empreendimentos, hoje o maior Operador Portuário do Estado do Pará, graças o pioneirismo nas Operações de Minério em Bacia Metálica no Porto de Vila do Conde, considerada a mais limpa e segura, continua consignando os melhores elogios, isto graças, também ,em função da utilização da mão-de-obra própria. Esse Grupo com apenas 10 anos de atividades é destaque internacional por tudo de bom que vem fazendo, no setor marítimo, portuário e de logística.
Além das Operações Portuárias, o Grupo Norte, comanda também em Barcarena um moderno Hospital, denominado São José, com equipamentos de ponta e profissionais de alto nível da área médica e laboratorial.

MARÉ ALTA
As instalações de duas Rádios Marinha FM em Belém e Santarém, trabalho sem duvida alguma do Comando do 4º Distrito Naval, para dar melhor segurança aos navegantes com informações precisas. Segundo o Diretor do DNIT Comandante Eric Medeiros, a verba necessária já está em processo de liberação. Muito bom.

MARÉ BAIXA
Para aquele Senador que está completamente por fora do assunto, já que no Projeto que apresentou no Senado Federal para a criação da Polícia Hidroviária Federal, pediu que o Tráfego Hidroviário, fosse retirado do controle da Marinha do Brasil, ninguém pode admitir um absurdo desse. Vai com certeza para a lixeira.

BEIRA DO CAIS

Nosso grande amigo e colega do Mérito Tamandaré e do Mérito Naval, professor Dr. Mecenas Gonçalves, também Diretor da SOAMAR, e sua bela esposa Drª. Dora, também Amiga da Marinha, comemoram 46 anos de feliz união. Logo mais reúne um seleto grupo de amigos mais chegados para um almoço de longo curso num dos 5 Estrelas
de Belém.

Pelo que se observa no setor, tudo indica que está descartada pelo menos neste ano a criação da Polícia Hidroviária Federal, aquele projeto que tramitava no Senado de um Senado do PT do Estado do Tocantins, pela sua redação absurda, poderá ir por água abaixo, pedindo a retirada da Marinha do controle hidroviário.

Se não ocorrer acidente de percurso, teremos no final do ano em nossa capital a escala do Navio – Escola “Brasil” com Guardas Marinha em viagens de Instrução, assim como a presença do nosso muito querido amigo Almirante Alípio Jorge, com certeza com novas PLATINAS, ele que deixou muitos amigos em Belém, que não esquece.

O atual Diretor de Portos e Costas vice-almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha consignou os melhores elogios a nova sede da nossa secular Praticagem da Barra Projeto do consagrado Arquiteto Aurélio Meira. Sem favor nenhum, coisa de primeiro mundo. Por isso e outras coisas mais vamos continuar defendendo o Prêmio ANTAQ-2019.

A poderosa HB-Hidrovias do Brasil, que tem papel de extraordinária importância no desenvolvimento do Pará e da Amazônia, deverá neste próximo mês de julho incorporar novas embarcações que estão em final de construção pelo mega-estaleiro Rio Maguari para operações no transporte de grãos entre Miritituba e Vila do Conde.

Aquele acidente que aconteceu entre o navio de cabotagem porta-contêineres “Mercosul Santos” e um Comboio Fluvial da empresa amazonense Bertolini, no rio Amazonas, próximo a cidade de Óbidos, apurada a culpa de ambos pela Autoridade Marítima, o processo sobre o mesmo será julgado pelo Tribunal Marítimo no Rio de Janeiro.

Por falar em Tribunal Marítimo, o nosso bom amigo vice-almirante (RM-1) Wilson Pereira de Lima Filho, que foi um excelente Diretor de Portos-DPC, neste próximo mês de julho estará assumindo a presidência do mesmo no Rio de Janeiro, com a presença das mais importantes autoridades da Marinha do Brasil. Espero cumprimentá-lo pessoalmente.

O empresário paraense Carlos Cabral Rebelo, dono do Grupo ICCAR, que opera uma grande rede de Postos de revenda de derivados de petróleo em Belém e outras cidades, inclusive no Sudeste, fixou residência em São Paulo, com Escritório funcionando na Avenida Farias Lima, segundo informou para o colunista.

A Câmara Municipal de Bragança reivindica, junto a Marinha do Brasil, a instalação nessa cidade de uma Agência Fluvial, considerando o tráfego de um grande número de embarcações, muito especialmente voltadas para a pesca. Recordamos que há alguns anos passados Bragança já teve uma Agência que era bem movimentada. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next