Comemorado condignamente em Belém mais um Aniversario do Corpo Feminino da Marinha do Brasil

Em todos os Distritos Navais, foi comemorado com cerimônia militar os 38 anos de criação do Corpo Feminino na Marinha do Brasil, não poderia ser ao contrario no 4º DN em nossa capital, acontecendo na Base Naval de Val-de-Cães, na ultima segunda-feira pela manhã, que na ausência do vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, foi presidida pelo Capitão-de-Mar e Guerra Medeiros – Chefe Geral de Serviços do Comando do 4º Distrito Naval.
Na ocasião foi feita a leitura da Ordem do Dia, assinada pelo Almirante-de-Esquadra Celso Luiz Nazareth, em seguida uma serie de considerações voltada para o evento, encerrando a cerimônia, o Comandante da BNVC, agradeceu a presença de todos, convidando para um congraçamento no mesmo local, dois flashes do evento feitos por Luiz Celso para a coluna.

Amazônia precisa da Polícia Hidroviária Federal

As entidades ligadas ao setor da navegação fluvial da Amazônia continuam pedindo aos políticos influentes da região em Brasília mais celeridade na tramitação da Proposta de criação da Polícia Hidroviária Federal. O novo órgão ficaria responsável em coibir os crimes nos rios e lagos. A proposta tramita no Senado desde 2012. Pediriam também o apoio da Frente Parlamentar em Defesa dos Portos, Hidrovias e Navegação do Brasil da Câmara dos Deputados. A insegurança nos rios que banham a Região Norte do Brasil é uma das principais fragilidades enfrentadas pelo setor de navegação. Uma das alternativas para combater o tráfico de drogas, pirataria e outros crimes seria a criação de efetivo policial especializado.

Em vigor novo processo de exportação

Desde o dia 7 de maio as exportadoras brasileiras que usam a função de registro de declarações a posteriori no Siscomex Exportação devem migrar para o Novo Processo de Exportação. O desligamento do sistema antigo para esse procedimento é mais uma etapa da implementação do Programa Portal Único de Comércio Exterior. A partir deste mês, o Novo Processo será obrigatório para todas as operações.

Hospital

Graças ao Grupo Norte Empreendimentos, o maior Operador Portuário do Pará, o município de Barcarena e o Baixo Tocantins em termos de saúde, estão muito bem servidos com o Hospital São José, com profissionais de alto nível e equipamentos de ponta.

Embarcações

Tanto a empresa Arapari Navegação, pioneira na travessia Belém/Arapari/Belém como também a BANAV/BANNACH, estão também oferecendo viagens rápidas para diversas localidades, no transporte de passageiros, inclusive também para a região do Marajó.

Linha Direta

O colunista sempre em linha direta com o Gabinete do Secretário Nacional de Portos pode informar com absoluta precisão que dentro de mais alguns dias teremos a confirmação do vencedor da licitação do Ministério dos Transportes para reflutuação do “HAIDAR”.

Administração

Hoje o porto publico de Manaus que é o RODWAY – Flutuante, com mais de um século de atividades, com a extinção da CODOMAR – Companhia Docas do Maranhão passou a ser administrado pelo Governo do Estado do Amazonas através de uma nova empresa. Tudo bem.

Trabalho

Um excelente trabalho está sendo desenvolvido pelo Almirante Murillo, como diretor – presidente da ATP – Associação de Terminais Privados, com foco inclusive também, para os estados do Pará e Amapá, na defesa de aumento de calado no Quiriri e Barra Norte.

BEIRA DO CAIS

Depois de uma passagem brilhante como Imediato da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental o Comandante Marcio Diniz Smith, estará deixando essa função no final deste mês, como Oficial Superior
de elite da nossa Marinha vai servir no 4º DN.

Para substituí-lo vem ai outro Oficial, trata-se do Comandante Kaisel Costa Ribeiro.

Encontra-se bordejando por Belém o nosso bom amigo CLC – Comandante Ricardo Monteiro sem favor nenhum, uma das maiores expressões da Marinha Mercante Brasileira, ele é do Quadro Efetivo da Transpetro, empresa subsidiaria de transportes marítimos da Petrobrás.

Foi muito prestigiado o Jantar Festivo promovido pelo SINDAMPA pelo transcurso do Dia Nacional do Agente de Navegação Marítima, num dos badalados restaurantes de Belém.

A Operação Verão lançada neste mês de julho pela Capitania dos Portos está indo de vento em popa, até o “BAFÔMETRO” entrando no circuito quando necessário. Olho vivo.

O grande Operador do Direito, nosso muito estimado Dr. José Alyrio Sabbá, alinhando seus documentos náuticos, para bordejar dentro das normas da CPAOR pelo nosso Tocantins.

Poderemos ter uma agradável surpresa ainda neste semestre, ou seja, um rápido bordejo do nosso muito estimado Almirante Alípio Jorge pela região. Depois eu volto.

Muitos problemas aconteceram na CDP – Companhia Docas do Pará, em administrações anteriores e agora os resultados, ou seja, mais de 300 ações trabalhistas, nada a ver com a atual diretoria que vem procurando conduzir a empresa no rumo certo.

De finíssima educação a Secretaria – Executiva do Sindampa, Lília Santana, filha de um saudoso amigo do colunista.

A inauguração do primeiro Terminal Fluvial construído com recursos do Ministério dos Transportes poderá contar com a presença do Ministro Valter Casimiro Silveira.

O deputado Lucio Vale, na verdade é o grande “PADRINHO” de todos (oito) localizados em diversos municípios interioranos do nosso Estado que serão inaugurados até o final do ano, com supervisão técnica da AHIMOR, a frente o expert Miguel Fortunato.

Seguro morreu de velho. Navegar com tranqüilidade, segurança e conforto, nada melhor que os super-ferry boats “São Gabriel” e “Rainha da Condor”, isto na rota do Marajó através do Camará. Só a viagem já é um passeio turístico. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next