Cerimônia no CIABA de conclusão do Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais de Máquinas da Marinha Mercante-APMA

O CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, conhecido hoje nacionalmente como “Universidade do Mar”, dirigido pelo ilustre Capitão-de-Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos, realizou importante cerimônia militar, que na ausência do Comandante do 4º Distrito Naval Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, foi presidida pelo Capitão-de-Mar e Guerra Jorge Luiz Mesquita de Medeiros, em comemoração a conclusão do Curso de Aperfeiçoamento para Oficiais de Máquinas, prestigiada por importantes convidados civis e militares e com a presença também de familiares dos graduados.
Os Comandantes do APMA tiveram como Patrono da Turma o Presidente da Praticagem da Barra do Pará, Prático Evandro Abi Saab, e, como Paraninfo, Ernani Augusto da Silva Portinhas. Ao final um congraçamento entre todos no HALL do Auditório da nossa “Universidade do Mar”. Flashes do significativo evento feitos por Luiz Celso.

Estaleiro Rio Maguari continua navegando em águas tranquilas sendo referência internacional

O mega estaleiro Rio Maguari, que hoje é referência internacional, tendo no ano passado participado de uma importante mostra nos Estados Unidos, que foi objeto de muitos elogios, já está em preparativos finais para entregar dentro de mais alguns dias uma série de embarcações fluviais para o grupo multinacional Hidrovias do Brasil, que se destinam às operações de transporte grãos na Amazônia.
Como se sabe esse estaleiro conta com uma equipe altamente especializada, formada por engenheiros navais e mecânicos, arquitetos navais, tecnólogos navais e projetistas, garante a qualidade e o desempenho de produção que colocam o Estaleiro Rio Maguari na vanguarda da construção naval no Brasil.

O excelentíssimo vice-almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, que aparece na foto com o colunista e que realizou um grande trabalho a frente do Comando do 4º Distrito Naval, hoje exercendo no Rio de Janeiro as funções de Comandante-em-Chefe da Esquadra, deverá receber dentro em breve uma homenagem no estado do Amapá.
Na sua passagem por Belém, antes do final deste ano, ele com certeza será recepcionado pelo seu grande grupo de amigos, inclusive este colunista, por tudo de bom que ele realizou em toda área da jurisdição do 4º Distrito Naval.

MARÉ ALTA
A vinda para Belém, para ser integrado ao Grupamento de Patrulha Naval do Norte, importante OM do Comando do 4º Distrito Naval, um moderno rebocador de alto-mar, cuja incorporação acontecerá no próximo mês de agosto, denominado “Iguatemi”, por sinal a segunda Unidade com esse nome a servir no GPNN.

MARÉ ALTA
A vinda para Belém, para ser integrado ao Grupamento de Patrulha Naval do Norte, importante OM do Comando do 4º Distrito Naval, um moderno rebocador de alto-mar, cuja incorporação acontecerá no próximo mês de agosto, denominado “Iguatemi”, por sinal a segunda Unidade com esse nome a servir no GPNN.

BEIRA DO CAIS

Em data a ser confirmada no próximo mês de agosto, estará chegando em Belém o NAPOC-Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, mais um grande reforço para o Comando do 4º Distrito Naval que será festivamente incorporado ao Grupamento de Patrulha Naval do Norte. Mais um tento marcado pelo nosso amigo Almirante Edervaldo.

Anotem, porque na beira do cais tudo se sabe. O Dr. Luiz Otávio de Oliveira Campos está fazendo tudo para conseguir, o mais breve possível, a dragagem na bacia de manobras do porto de Belém, e também da área de atracação em Miramar.

O senador amazonense, Eduardo Braga, entrou no circuito também defendendo junto ao Planalto a criação da Polícia Hidroviária Federal, no mais breve possível. Os assaltos às embarcações nos rios da Amazônia já passaram dos limites. Eu volto.

A coluna circula também, através do Portal da Navegação, diariamente pelo gabinete da EMAP–Empresa Maranhense de Portos, segundo mensagem enviada pelo nosso velho amigo Armando Flexa. A EMAP é do Governo do Maranhão e administra o porto de Itaqui.

A bela Tenente Andréa, sempre muito gentil, ela que é uma das fortes colunas do Gabinete do Comandante do 4º Distrito Naval, do meu amigo Edervaldo. Para ela vai um respeitoso beijo e uma rosa. Nossa grande amiga, que muito admiramos.

O soamarino diretor da SOAMAR-Belém, Mecenas Gonçalves, está bordejando pela capital cearense, ele que tem um confortável apartamento na Praia do Futuro. Ontem, a convite do nosso amigo empresário Gil Bezerra, participou da famosa feijoada do Marina Park.

Para uma importante missão na área do 4º Distrito Naval, dentro de mais alguns dias teremos a visita de uma alta autoridade da Marinha do Brasil, que inclusive será homenageado com um jantar de longo curso pelo Almirante Edervaldo.

Muita gente não sabe, mas a Capitania Fluvial de Santarém é uma das mais movimentadas da Amazônia, com um grande número de embarcações registradas para o transporte de cargas e passageiros, mantendo ainda um bom número de embarcações de madeira.

Até o momento a cábrea “Rio Branco” da CDP-Companhia Docas do Pará, continua totalmente ociosa no cais do porto. Recorda-se que o maior faturamento desse equipamento foi há mais de 30 anos, ou seja, quando da construção da hidrelétrica de TucuruiA grande novidade no final do ano no cais do porto de Belém, será a presença do Navio-Escola “Brasil”, em trânsito, com Guardas – Marinha em viagem de Instrução, que oferece um colorido muito especial, para as belas paraenses, ao final da tarde, “papearem” com os futuros oficiais da nossa Armada.

O presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, CLC – Comandante Álvaro de Almeida Júnior, em linha direta com o colunista, lamentou a situação da Marinha Mercante Brasileira, que chegou a ter mais de 600 navios.

A cidade de Santarém está necessitando urgentemente de um Terminal Hidroviário de Passageiros à altura das suas necessidades. Aliás, existe uma promessa do Governo do Estado, desde o primeiro mandato do atual Governador. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next