Almoço de cordialidade no privé do Comando do 4º Distrito Naval oferecido pelo seu Comandante

Almirante Edervaldo e Oficiais do seu Gabinete com o colunista e Miguel Salgado.

Num ambiente de absoluta cordialidade o vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, Comandante do 4º Distrito Naval, recebeu o colunista e o Comandante/Prático da Barra do Pará, Miguel de Jesus Salgado, para um almoço, juntamente com os seus oficiais que servem no Gabinete, como aparece numa das fotos que foram feitas especialmente para a coluna, por Luiz Celso.
Aliás, o vice-almirante Edervaldo, neste próximo dia 26, estará completando um ano de relevante trabalho a frente do Comando do 4º Distrito Naval, sem favor nenhum, marcado por grandes realizações, sendo por isto muito estimado em toda área de sua jurisdição, que envolve os estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí.

Convite para a próxima Boat Show de Miami

O colunista, hoje internacional, recebeu reiterado convite para neste ano participar da Boat Show de Miami – EUA, uma das mais famosas mostras naval, onde desfilam os iates e outros tipos de embarcações das mais luxuosas do mundo. O estaleiro cearense INACE, por sinal, tem cadeira cativa todos os anos, onde, inclusive, já vendeu mais de 20 iates de luxo, que navegando com suas próprias máquinas chegaram a Miami sem nenhum problema, fazendo inclusive escala em Belém e Caiena, para reabastecimento, e outras duas antes de chegar ao seu destino.

Rebocador de Alto Mar “Almirante Guilhém” deixando o serviço ativo na Marinha

Nesta próxima quinta-feira, no Píer da Base Naval de Val-de-Cães, estará acontecendo a significativa Cerimônia de Desarmamento do Rebocador “Almirante Guilhém”, que faz parte da Força-Tarefa do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, e que ao longo dos anos prestou relevantes serviços na Jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, tendo recebido importantes condecorações, inclusive a Medalha do Mérito Tamandaré.
Para presidir o acontecimento está vindo de Brasília o Almirante-de-Esquadra Ilques Barbosa Junior – Chefe do Estado-Maior da Armada. Para substituir o “Almirante Guilhém” estará chegando a Belém neste próximo mês de agosto o moderno Rebocador Oceânico “Iguatemi”, a segunda unidade a servir no 4º DN com essa denominação.

Veleiro

O Navio-Veleiro “Cisne Branco”, que é considerado o “Cartão Postal” da Marinha do Brasil, estará bordejando pelo cais do porto de Belém nos primeiros dias do próximo mês de outubro. Como acontece sempre, com recepção a bordo do cinco estrelas.

Autoridade

Amanhã, a partir das 19:30 horas, no “Casarão Oficial” da Vila Naval, o casal amigo Almirante Edervaldo (Luene), estará homenageando o Almirante-de-Esquadra Ilques Barbosa Junior – Chefe do Estado Maior da Armada com um jantar de longo curso.

Romaria

Mais um ano e o Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, da Jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, vai atender a Romaria Fluvial de N. S. de Nazaré como Navio Capitania conduzindo a Santa Padroeira Nossa Senhora de Nazaré, autoridades militares civis e eclesiásticas.

Prestígio

O Deputado Federal Lucio Vale, Pré-Candidato a Vice-Governador na Chapa do Pré-Candidato Helder Barbalho, tem também grande prestígio no setor aquaviário do Pará, sendo portador, inclusive, do Mérito da Navegação Fluvial.

Aniversário

Parece que foi ontem, mas neste próximo dia 26 está fazendo um ano que o excelentíssimo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, assumiu o Comando do 4º Distrito Naval, marcado com muitas e muitas realizações. Meu abraço amigo.

BEIRA DO CAIS

No mês de Janeiro de 2019 acontecerão duas modificações no Comando do 4º Distrito Naval, assumindo os novos Comandantes da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR e do Grupamento de Patrulha Naval do Norte. Mudanças de rotina.

Irrepreensível o trabalho da HENVIL Transportes neste mês de julho na rota do Marajó, através do Camará, utilizando o maior ferry-boat do Brasil, o “São Gabriel”, com capacidade para transportar mais de 1.000 passageiros por viagem.

A partir o início de agosto a conceituada MEGA, especializada em operações marítimas fluviais e portuárias Ship (TO) Ship, estará também presente no Rodapé da coluna. Uma equipe de alto nível profissional atua nessa conceituada empresa.

O decano da Praticagem da Barra, que já é conhecido como “Globo News” outro senão o nosso muito estimado amigo Miguel Salgado, ganhou mais um carinhoso prefixo, ou seja, “CORUJÃO”, isto porque ele adora manobrar navios à noite. Um mestre – PHD.

De finíssima educação a bela senhora, nossa querida amiga Drª. Luene, Primeira Dama do Comando do 4º Distrito Naval, em linha direta agradeceu ao colunista a nota publicada sobre o seu extraordinário desempenho a frente da Seccional Cisne Branco.

Muita coincidência o primeiro navio em que embarcou o então 1º Tenente Edervaldo ao chegar a Belém para servir ao Comando do 4º DN, foi a Corveta “Iguatemi”, e, agora, como vice-almirante vai incorporar ao 4º DN, com a mesma denominação, um Rebocador Oceânico.

O jovem presidente da Praticagem da Barra do Pará Prático Evandro Abi Saab foi o Patrono dos novos Oficiais de Máquinas, graduados através do APMA no CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”. Aliás, ele realiza um grande trabalho na Barra do Pará.

Uma nova Turma de Práticos para atuarem na ZP-1 (Rio Amazonas) deverá concluir o estágio como Praticantes de Práticos, no primeiro semestre de 2019, por sinal a última do ultimo Concurso realizado pela DPC – Diretoria de Portos e Costas no Rio de Janeiro.

Um grande número de marítimos paraenses que atuam nos navios da Transpetro, através do Portal da Navegação, bordejam diariamente pela coluna, entre eles o CLC – Comandante Ricardo Monteiro, que está voltando ao Comando do NT “Abdias Nascimento”. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next