Base Naval de Val-de-Cães comemorou 69 anos de atividades com cerimônia militar muito prestigiada

Em cerimônia militar foi comemorado os 69 anos de atividades da BNVC- Base Naval de Val-de-Cães, presidida pelo Comandante do 4º Distrito Naval vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e pelo CMG José Eduardo Vieira Carneiro.
Na ocasião foi feita a Leitura da Ordem do Dia, com as devidas considerações a importante OM – Industrial, que relevantes serviços têm prestado a Marinha e Extra-Marinha, com um corpo técnico de Oficiais de alto nível, sendo por sinal a mesma referência internacional.
Se fizeram presentes ao evento ilustres convidados que no final participaram de um congraçamento, como sempre acontece na Marinha. (Fotos: Luis Celso).

Um paraense vai assumir a Capitania dos Portos no mês de janeiro de 2019

Um paraense vai assumir a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR no mês de janeiro de 2019, trata-se da Capitão-de-Mar e Guerra Manoel Pinto, que, por sinal, amanhã estará sendo promovido a esse Posto, substituindo o Capitão-de-Mar e Guerra Santiago, que depois de um excepcional trabalho segue para o Rio de Janeiro onde realiza um importante curso de especialização.
Pelo que sabemos, esse é um dos poucos paraenses a exercer essa importante função, com certeza ele vem imbuído dos melhores propósitos, para dar continuidade ao trabalho do Comandante Santiago, marcado com importantes realizações.
Como se sabe a CPAOR é uma das mais movimentadas do Brasil no seu gênero.

ANTAQ está reivindicando junto ao Governo Federal mais duas diretorias

A ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, órgão vinculado ao Ministério dos Transportes, com sede em Brasília, com Unidade funcionando em diversas capitais, inclusive em Belém, tendo hoje mais uma vez como Diretor-Geral o Dr. Mario Povia, poderá brevemente funcionar com cinco diretores, ou seja, mais dois, conforme pedido que transita no Planalto.
Como se sabe a ANTAQ tem papel de extraordinária importância no setor aquaviário, administrado o funcionamento de importante, inclusive voltado também para a área portuária, responsável inclusive pelas organizações dos leilões, sendo que os próximos acontecerão no porto de Santana – AP e no porto de Santos – SP.

Agências Fluviais na ponta da linha

Entre as possíveis Agências Fluviais a serem instaladas na Jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval até o próximo ano, destaca-se também uma delas em Oiapoque no estado do Amapá, bem na fronteira com a Guiana Francesa, aliás, programada já há bastante tempo.
Dependendo de recursos, outras cidades do estado do Pará, como Óbidos, Almeirim e Breves, bem como Marabá, no rio Tocantins, poderão contar com suas Agências Fluviais. Por sinal as mais novas Agências Fluviais na Amazônia, passaram a funcionar em Caracarai – RR e Feijó – Acre.

MARÉ ALTA
A operação que vem sendo realizada pela Norte Empreendimentos – Operadora Portuária, com relação ao embarque de minérios através de bacia metálica, tudo pela proteção ao meio ambiente, pioneirismo que está sendo destaque nacional. Muito bom.

MARÉ BAIXA
As embarcações fluviais de passageiros, que neste mês de julho tentaram operar com passageiros além de suas lotações, mas que de imediato foram impedidas pela Capitania dos Portos, sempre presentes nos pontos estratégicos. Nota – 10 pra essa OM.

BEIRA DO CAIS

Um grande movimento indical estará acontecendo no setor marítimo fluvial e portuário em termos nacionais, convocando, inclusive, as mais diversas categorias de trabalhadores contra a suspensão do pagamento do Imposto Sindical, que causará sérios problemas para os sindicatos. Uma medida antipática do Governo Federal inaceitável.

As obras pouco a pouco do “Porto Futuro de Belém” estão sendo aceleradas e vão tornar um “brinco de princesa” a orla portuária e marítima de Belém, coisa sem dúvida de primeiro mundo, que vai embelezar a capital paraense, como foi feito no Rio de Janeiro.

O grande responsável pelo grande sucesso do SINDOPAR-Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Pará, responsável pelo Anuário Portuário, Dr. Alexandre Carvalho, pré-candidato a Deputado Estadual, pelo bem que vem fazendo ao nosso estado, tem tudo para chegar a Assembléia Legislativa, com apoio de muitas entidades.

Com certeza absoluta, no decorrer do próximo ano, novas Agências Fluviais, deverão ser criadas na Amazônia, pelo menos três delas no estado do Pará, por sinal a Câmara Municipal de Bragança está solicitando a instalação de uma delas, tendo em vista a grande movimentação de embarcações voltadas para a pesca.

Graças ao grande calado que oferece, o porto de Itaqui em São Luiz do Maranhão poderá receber dentro em breve graneleiros de até 400 mil toneladas, por sinal essa experiência já foi feita anteriormente com sucesso, quando do lançamento dos Valemax pela VALE. Itaqui aumentando cada vez mais o seu movimento.

Espera-se para qualquer momento o resultado da licitação anunciada através dão Edital do Ministério dos Transportes, para reflutuação e movimentação do local do navio – boiadeiro “HAIDAR”, naufragado no porto de Vila do Conde há quase três anos, quando foram sacrificados cinco mil animais embarcados para exportação.

O grande acontecimento no final deste mês ligado ao setor no Rio de Janeiro será a solene posse do nosso muito estimado amigo Almirante (RM1) Lima Filho, como Presidente do Tribunal Marítimo, prestigiada, inclusive, pelo Comando da Marinha Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira e por outras autoridades.

O setor industrial de pesca já foi tão movimentado no norte e nordeste, que uma das grandes empresas de pesca, a EMPESCA, foi dona de Banco, dirigida pelos irmãos Carvalho, chegou também a ser a maior exportadora de camarão rosa e de filé de piramutaba, com uma frota das maiores do Brasil de barcos de pesca.

O Grupo Norte Empreendimentos o maior Operador Portuário do Estado do Pará, localizado em Vila do Conde no município de Barcarena, tem tudo para o receber o prêmio de Melhor do Ano, tendo em vista o pioneirismo no embarque de minérios através de Bacia Metálica, com o objetivo de proteger o meio ambiente, muito elogiado por sinal. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next