No próximo dia 28 será comemorado condignamente o DIA DO HIDRÓGRAFO em cerimônia militar em Belém

No próximo dia 28, transcorre o DIA DO HIDRÓGRAFO, como acontece todos os anos, o evento será comemorado condignamente, inclusive em Belém ,em cerimônia militar no Centro de Hidrografia e Navegação – CHN4, hoje, por sinal, muito bem dirigido pelo Capitão-de-Fragata João Bittencourt, aliado a uma equipe de alto nível.
Como se sabe essa OM da Marinha tem papel de grande importância com relação à navegação na área da sua jurisdição, orientando os navegantes através de sinais, bóias e equipamentos estes fabricados no próprio Centro. Aliás, o colunista tem a honra de ser portador do Diploma de HIDRÓGRAFO HONORÁRIO, honraria recebida há cerca de quatro anos passados e, como recordar é viver, publicamos hoje duas fotos que documentam o acontecimento. Na primeira, o então Comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Edlander Santos, fazendo a entrega do distintivo e, a segunda, o Comandante Plínio Brayner entregando o Diploma de HIDRÓGRAFO HONORÁRIO, concedido pela Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha no Rio de Janeiro. (Foto: Luis Celso).

Jovem paraense que se destaca nacionalmente no setor fluvial, marítimo e portuário

Um jovem paraense que hoje muito se destaca no setor aquaviário nacional, trata-se do armador e empresário Dr. José Rebelo III, que é também o presidente do Grupo REICON e o atual vice-presidente da FENAVEGA-Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviárias, com sede em Brasília.
Como presidente do SINDARPA realizou um extraordinário trabalho, mantendo, inclusive, um relacionamento muito especial com a classe fluviária, sendo por isto muito estimado no setor. Seu nome está cotadíssimo para o ser o próximo presidente da FENAVEGA.
José Rebelo III é filho do saudoso armador Luiz Rebelo Neto, que também foi presidente da REICON, do SINDARPA e da FENAVEGA, que deixou marcado o seu trabalho em todas as direções da Amazônia.

Práticos

Os SNAPP/ENASA, empresa de navegação do Governo Federal, tinham um Quadro de Praticantes e Práticos do rio Amazonas e dos diversos rios da Amazônia Ocidental, inclusive, deles poucos conseguiram fazer parte da ZP-1. Só não sabemos por quê.

Documento

O conhecido e conceituado Comandante/Prático da ZP-1, nosso especial amigo Luiz Omar Pinheiro, presidente da NORTEPILOT, empresa de Praticagem das mais conceituadas da Amazônia, vai aproveitar a vinda do Comandante da Marinha – Alte. Leal Ferreira, para fazer a entrega pessoalmente de um histórico documento ligado ao setor.

Homenagens

Estão sendo organizados desde agora importantes homenagens, ao excelentíssimo vice-almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, atual Comandante-em-Chefe da Esquadra, que estará visitando Belém em novembro onde tem muitos amigos.

Nova Linha

Continua em estudos uma nova linha de pequena cabotagem na rota Amazônia/Caiena na Guiana Francesa, com possível esticada até o Suriname, com a utilização de um navio cargueiro de médio porte. Essa rota foi feita pela ENASA com os navios “Areia Branca” e “Araruama”.

Candidatos

Um Prático da ZP-1, mas que não é da Amazônia, está disputando uma vaga na Câmara Federal pelo estado do Amapá. Outro Praticante da ZP-1 também é candidato a deputado federal, mas este pelo estado do Ceará, onde tem residência também.

Empresa

As empresas de navegação BANNACH e BANAV, pela especial regularidade das suas programações, segurança absoluta e conforto que oferecem aos passageiros, tem tudo para serem premiadas quando do encerramento e PSNA/2018 pela CPAOR.

Aniversário

No próximo dia 28, além do Dia do Hidrógrafo, teremos uma festa de aniversário muito especialmente na Vila Naval, mas isto… depois eu conto, porque até agora o convite não chegou.

MARESIAS

Gente importante da Marinha do Brasil, estará participando da Romaria Fluvial no próximo dia 13 de outubro a bordo do NH “Garnier Sampaio”, que mais uma vez será o Capitânia, conduzindo a Imagem da Santa Padroeira de Belém Nossa Senhora de Nazaré.

Também como acontece todos os anos, a Diretoria da CDP-Companhia Docas do Pará receberá convidados de Brasília e outras autoridades de Belém para, no dia 14 de outubro, assistirem do prédio da empresa portuária a passagem do Círio de Nazaré.

Um dos grandes executivos do setor marítimo fluvial e portuário do Pará, nosso estimado amigo Ricardo Medina – Conselheiro do CONSAD – Conselho de Administração da CDP – Companhia Docas do Pará, é titulado Mestre em Ciências Empresariais. Muito bom.

Confirma-se aquilo que o colunista publicou há cerca de dois anos, o aumento de embarque de bois vivos para o exterior através do porto de Vila do Conde, isto pouco a pouco já está acontecendo para outros países, fora o Líbano.

É possível que antes do final deste ano aconteça a reflutuação do navio -boiadeiro, isto graças à boa-vontade do Ministério dos Transportes, em função da interveniência do Secretário Nacional de Portos Dr. Luiz Otávio de Oliveira Campos.

Confirmada para o próximo dia 15 de novembro o Natal dos Ribeirinhos, uma promoção elogiável da SOAMAR – Belém, contando com apoio do Comando do 4º DN, uma ação de muita importância que vem se repetindo há muitos anos.

A coluna Porto e Mar do Jornal “A TRIBUNA” da cidade de Santarém, consignou os melhores elogios ao extra-ordinário trabalho do Dr. Luiz Otávio de Oliveira Campos, a frente da Secretaria Nacional de Portos. Ele é catedrático no assunto. Eu assino.

Se não acontecer futuramente a regionalização do porto de Belém, com certeza a CPH-Companhia de Portos e Hidrovias órgão do Governo do Estado, entrará em ação. Muita gente não sabe, mas a CPH foi criada quando da primeira tentativa de estadualização da CDP.

Um absurdo. Existem portadores de CARTA de Prático do Rio Amazonas, que não conseguiram entrar no mercado da ZP-1, todos eles conhecem muito bem a rota de Manaus, isto já faz algum tempo. Com certeza seus “padrinhos” não eram fortes na ocasião. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next