Comemorado no CIABA o Dia Marítimo Mundial com palestra proferida pelo Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante

Significativa cerimônia aconteceu no CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, em comemoração ao Dia Marítimo Mundial, presidida pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho -Comandante do 4º Distrito Naval, e pelo Capitão-de-Mar e Guerra Marcelo Baptista Santos-Comandante do CIABA.
Encerrando o importante evento, o CLC-Comandante Álvaro Almeida, presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante no Rio de Janeiro, como convidado especial, proferiu uma especial palestra que, no final, foi aplaudida por todos os presentes, por sinal, o ilustre palestrante é uma das maiores expressões da Marinha Mercante Brasileira. Um coquetel no final reuniu todos os presentes, flashes do evento feitos por Luis Celso, exclusivos para a coluna e Portal da Navegação.

Romaria Fluvial mais uma vez terá como CAPITANIA o NH “Garnier Sampaio” da Marinha

Segundo cálculos dos entendidos ligados ao setor espera-se a participação de mais de 400 embarcações dos mais variados tipos na Romaria Fluvial, no próximo dia 13 de outubro, véspera do Círio de Nazaré, no trecho Icoaraci/Escadinha do Cais do Porto.
Graças ao apoio da Marinha, através do Comando do 4º Distrito Naval, mais uma vez o NH “Garnier Sampaio” será o CAPITANIA conduzindo a Santa Padroeira de Belém, autoridades civis, militares e eclesiásticas, além de outros ilustres convidados.

Na ponta da linha o início das operações de reflutuação do navio “HAIDAR”

Espera-se ainda neste ano a execução dos serviços de reflutuação e remoção do navio “HAIDAR” para instalação de acostagem que será indicada pela CDP-Companhia Docas do Pará, cuja embarcação se encontra submersa e encalhada junto no Píer-302, no porto de Vila do Conde.
A empresa vencedora da Concorrência do Ministério dos Transportes vai realizar a operação mediante regime por empreitada, de grande experiência, com certeza o serviço será concluído dentro do cronograma estabelecido. Conforme já informamos anteriormente, no próximo mês de novembro completará três anos que aconteceu o acidente, com o referido navio com cinco mil bois vivos que foram sacrificados.

Senadora do PT continua defendendo um novo Concurso para Praticantes de Prático

Aquela Senadora do PT-Partido dos Trabalhadores, não sabemos por quê, continua defendendo a realização de um novo Concurso para Praticantes de Prático, uma vez que não existe nenhuma necessidade de novos Práticos, tendo em vista que todas as Zonas de Praticagem do Brasil estão com seus quadros até além do necessário. Um novo Concurso através da DPC-Diretoria de Portos e Costas, só viria trazer despesas desnecessárias.
Por exemplo, aqui na Amazônia, até hoje ainda tem Praticantes de Práticos buscando habilitação para obtenção da Carta de Prático, inclusive um Médico Oftalmologista, que veio de Salvador-BA, fascinado sim, não pela Amazônia, mas pela especial remuneração.

Navio Fluvial

Vai encerrar o mandato do atual Governo do Estado e nenhuma providência foi tomada com relação ao navio fluvial “Barcarena” que, ainda com as cores dos Bombeiros, continua encalhado na lama em Miramar. Triste.

Candidato

Nosso amigo Alexandre Carvalho, candidato a deputado estadual, não perdeu tempo, quando do almoço lá no ARES-Espadarte, distribuindo os seus “santinhos”, ele que é presidente licenciado do SINDOPAR.

Inauguração

Está na “ponta da linha” para ser inaugurado pelo DNIT-Ministério dos Transportes os dois primeiro Terminais Fluviais, dos oitos em construção. Um na cidade de São Miguel do Guamá e outro em Viseu.

Leilão

No próximo mês de novembro a ANTAQ-Agência Nacional de Transportes Aquaviários estará levando a leilão diversas áreas portuárias, inclusive vinculadas a CDP-Companhia Docas do Pará. Depois eu volto.

Museu do Porto

Tem gente que não sabe que a CDP -Companhia Docas do Pará, ainda na gestão do saudoso amigo e irmão Coronel da Reserva do Exército Brasileiro, Raul Moreira, manteve um Museu do Porto.

Exportação

A Turquia sempre recebeu bois vivos do Brasil. Todos os carregamentos destinados ao Líbano desembarcavam ali. Isto porque os libaneses não gostam daquele “cheirinho de Fazenda”. É verdade.

Linha Fluvial

Quase dois anos do seu segundo mandato como Prefeito de Belém, o bom Zenaldo Coutinho até agora não cumpriu sua promessa de campanha. Os dois Terminais em Belém, e a linha fluvial Belém/Mosqueiro/Belém…

MARESIAS

De olho no lance, porque amanhã, quinta-feira, o colunista estará publicando uma nota que vai causar muita alegria no setor. Absoluta Primeira Mão. Aguardem.

O gentleman General Anísio Davi – Comandante da 8ª Região Militar, confidenciou ao colunista que bordeja diariamente pela coluna. Isto é muito bom.

A inauguração da nova sede da nossa secular Praticagem na Barra vai ser festiva no próximo mês de novembro, prestigiada por gente importante do setor.

O meu amigo, bom caráter professor Dr. Mecenas, arrecadando brindes para proporcionar, através da SOAMAR, a alegria para os ribeirinhos da Ilha do Combu.

Importantíssima a palestra proferida ontem pelo Comandante Álvaro Almeida, presidente do Centro dos Capitães da Marinha Mercante, no CIABA. Nota 10.

Muitas promessas no setor e até agora nada aconteceu, inclusive o início da retirada do Pedral do Lourenço, que daria livre navegação pelo rio Tocantins.

Já tem dois candidatos à presidência da ARCON, um deles, por sinal, muito conceituado no setor aquaviário. Mas mudanças só no próximo ano deverão acontecer. Eu volto.

Está acontecendo cada vez mais a exportação, através do porto de Itaqui em São Luiz do Maranhão, de produtos vindos do circuito de MATOPIBA, na maioria grãos, soja e milho.

A viagem “teste” de um navio de grande porte, transpondo o alto mar através da Barra Norte, vindo do rio Amazonas ocorreu sem maiores problemas.

Na ponta da linha, mais um ex-Comandante do 4º Distrito Naval a caminho das “quatro estrelas”, merecidamente, tendo em vista a sua brilhante carreira. Vamos festejar.

Presença também muito festejada no almoço de aniversário do Almirante Edervaldo foi também do nosso amigo Francisco Miranda, presidente da SOAMAR-Santarém.

Os estados do Ceará, Maranhão, Pará e Amazonas, já sediaram empresas de cabotagem e longo curso: Casimiro Filho, CONAN, L. Figueiredo e Netumar. Hoje, nenhuma existe mais…

Como acontece todos os anos, um grande número de jet-skis, organizados, estarão participando da Romaria Fluvial no próximo dia 13, véspera do Círio de Nazaré.

O nosso bom amigo Pastor Daniel das Chagas Sozinho, também será agraciado com a Medalha Amigo da Marinha, merecidamente, no próximo dia 6 de novembro.

Até o final do mês de dezembro as embarcações, com exceções dos Ferry-Boats, farão a rota do Marajó, especialmente as de menores portes, no horário matutino.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next