Moderna sede da secular Praticagem da Barra na ponta da linha para ser inaugurada dentro de mais alguns dias

Dentro de mais alguns dias a secular Praticagem da Barra, estará inaugurando a sua nova sede em nossa capital, projetada pelo consagrado Arquiteto Dr. Aurélio Meira, localizada em área privilegiada da Cidade Velha, com vazão inclusive para a baia do Guajará, local especial para o embarque e desembarque dos Práticos em direção aos navios mercantes que demandam a área da sua jurisdição para as respectivas manobras.
Sem favor nenhum a nova sede da Praticagem da Barra, é coisa de primeiro mundo, mesmo antes da sua inauguração oficial, já consignou elogios de altas autoridades da Marinha, dentre elas o Comandante do 4º Distrito Naval vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e do atual Diretor de Portos e Costas-DPC – vice-almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha. Hoje a Praticagem da Barra do Pará, tem como presidente o jovem Prático Evandro Abi Saab, que aparece na foto com o vice-almirante Edervaldo e o veterano Prático seu colega, Everton Faria Lima. (Foto: Luis Celso).


Depois de um giro muito especial pelo Rio de Janeiro, onde além de contatos familiares, manteve também importantes encontros com autoridades da nossa Marinha, ele que é altamente conceituado na área naval, já se encontra em nossa capital o empresário-engenheiro Carlos Nascimento, sem favor nenhum uma das reservas moral do nosso estado, por sinal, aparece na foto com o colunista quando de importante encontro social em nossa capital. Ele que é uma das fortes colunas da nossa SOAMAR – Amigo e irmão do colunista. (Luis Celso).

Culpados pelo acidente que aconteceu no rio Amazonas

A qualquer momento poderá sair o resultado dos culpados pelo acidente que ocorreu no rio Amazonas envolvendo o navio da cabotagem “Mercosul Santos” e o Comboio Fluvial da empresa fluvial BERTOLINI de Manaus, com vitimas fatais, isto nas proximidades da cidade de Óbidos. Como se sabe, o processo tramita no Tribunal Marítimo, no Rio de Janeiro, que por sinal tem hoje como presidente o nosso muito estimado amigo vice-almirante (RM-1) Lima Filho, que inclusive foi Diretor de Portos e Costas – DPC.

Grupo BAP – Bacia Amazônica de Práticos feza doação de 100 coletes salva-vidas no Amapá

Numa ação elogiável o Grupo BAP – Bacia Amazônica de Práticos, que opera na ZP-1, fez a doação de 100 coletes salva-vidas para famílias de ribeirinhos do Amapá, através da Capitania dos Portos do Estado do Amapá. O evento aconteceu em Santana que fica 17 quilômetros de Macapá. Nessa significativa ação, estavam à frente o Prático Adônis dos Santos, presidente do Grupo BAP – Bacia Amazônica de Práticos.
Capitania dos Portos do Estado do Amapá realiza um elogiável trabalho voltado especialmente para salvaguarda da vida humana, fazendo parte da jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval. Iniciativa elogiável da BAP, se as demais empresas agissem assim, acidentes deixariam de acontecer.

Executivo

O nosso velho amigo executivo de primeira, ligado ao setor de operações de agenciamentos, operações marítimas, portuárias e logísticas, está agora dando o brilho da sai capacidade ao Grupo POA.

Cabotagem

Ainda não está afastada as possibilidades de uma nova empresa de navegação de cabotagem iniciar possivelmente no próximo ano uma programação regular até o porto de Vila do Conde, carga geral.

Sem Porto

O estado do Amazonas, que já teve um Ministro dos Transportes, lamentavelmente está sem porto publico a altura das suas necessidades. Até o terreno já estava pronto, mais não aconteceu.

Exportação

Muita gente não sabe, mais a grande maioria do nosso precioso “TAMOATÁ” está a muitos anos sendo levado para o Suriname, lá grande parte deve vira “PATÊ” da melhor qualidade. Quem diria?

Práticos

Pela primeira vez, em toda a história dos serviços de Praticagem em todo Brasil, vamos ter um MÉDICO, este na ZP-1 (Rio Amazonas), ele já sem encontra como Praticante de Prático, praticando o rio Amazonas.

Estivadores

Tem gente em Belém ligado ao setor que não sabe que o então poderoso Sindicato dos Estivadores chegou a ter um dos seus associados, como Presidente da Federação Nacional da categoria no Rio de Janeiro.

Turismo

Graças a HENVIL TRANSPORTES, com os seus dois possantes e confortáveis ferry-boats que oferecem extraordinário conforto e segurança o turismo para o Marajó disparou, o movimento aumenta a cada dia.

MARESIAS

Nosso velho e estimado companheiro de bordo Nazareno Tourinho, que iniciou a sua trajetória profissional como ESCREVENTE MERCANTE, junto com este colunista singrou por muitos anos os rios da Amazônia, isto nos bons tempos dos SNAPP, partiu para uma viagem, esta para ficar junto ao PAI. Saudades.

Nosso muito estimado amigo General Osvaldo de Jesus Ferreira, hoje na Reserva, acompanhado da nossa estimada Drª. Cilma, o casal hoje reside em Brasília, mais não esquece Belém onde tem muitos amigos. Aliás, na semana passada recomendaram aos nossos leitores que anotassem o seu nome, logo, logo contarei o porquê com a devida confirmação.

Na próxima semana, a coluna vai publicar em absoluta primeira mão, uma verdadeira bomba. Com certeza o assunto será ligado ao setor. Anotem por favor, porque função publica é passageira, além do mais o “bicho pode pegar”, porque a “Dona Justa Federal” continua com certeza de olho no lance. Na “beira do cais tudo se sabe”.

Com a volta das operações da HYDRO e com breve reflutuação do navio boiadeiro “HAIDAR” do local onde naufragou, tudo ficará normalizado no porto de Vila do Conde, devendo inclusive aumentar a demanda de navios, muitos especialmente de longo curso, bom para todos, inclusive para a CDP-Companhia Docas do Pará, que está de caixa baixa.

Ilustres personalidades de nossa capital, estarão sendo agraciadas com a “Medalha Amigo da Marinha” em nossa capital, acreditamos que desta vez o numero de agraciados será o maior de todos os tempos. O evento será presidido pelo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho no Dia Nacional do Amigo da Marinha em novembro.

Observa-se na Pauta de Exportação, que aumenta cada vez mais a exportação de polpa de açaí para o exterior, a produção deste ano foi maior que no ano passado, muito especialmente da região do baixo Tocantins, envolvendo os municípios de Mocajuba, Abaetetuba, Cametá e Igarapé Miri, agora também grande parte do Marajó, isto jamais acontecei.

A Polícia Hidroviária Federal, infelizmente só poderá funcionar no próximo ano, isto ainda dependerá da boa vontade do novo Presidente da República. O pedido da sua criação há bastante tempo vem tramitando no Senado, mais o responsável pela apresentação do mesmo, um senador do Estado do Tocantins, não foi reeleito.

O Comandante Ricardo Monteiro, hoje no Comando do NT “Abdias Nascimento” o maior da Transpetro em viagem para a China, comemorou a bordo do Dia do Maquinista e do Eletricista, isto no ultimo dia 17, com BOLO, REFRIGERANTE e tudo mais, valorizando esses companheiros que servem nos navios mercantes. Nota 10 para o Comte. Ricardo Monteiro.

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next