Diretor Geral do Pessoal da Marinha e de Portos e Costas – DPC estiveram em rápida visita ao CIABA em Belém

Esteve em rápida visita ao CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, o Almirante-de-Esquadra Celso Luiz Nazareth – Diretor Geral do Pessoal da Marinha, que se fez acompanhar do vice-almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, este Diretor de Portos e Costas-DPC, que na ocasião, em companhia do vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho-Comandante do 4º Distrito Naval, assistiu significativa palestra do Comandante do CIABA CMG Marcelo Baptista, que, por sinal, vem realizando um excelente trabalho a frente da nossa Universidade do Mar. Presentes também outros oficiais, inclusive da comitiva do Diretor Geral do Pessoal da Marinha e do Diretor de Portos e Costas-DPC. Alguns flashes feitos por Luiz Celso, especialmente para a coluna.

Sinpesca reelege presidente

Eleito por aclamação, o armador Apoliano Nascimento foi empossado para mais uma mandato de quatro anos à frente do Sindicato das Indústrias de Pesca, da Aquicultura e das Empresas Armadoras e Produtoras, Proprietárias de Embarcações de Pesca do Pará. Sua recondução ao cargo fala por si só: nos últimos dois anos, o Sinpesca promoveu verdadeira reviravolta no setor, realinhando ações, abrindo novas perspectivas, removendo barreiras que atravancavam a atividade pesqueira e, principalmente, ordenando um dos setores mais prósperos da indústria do Pará.

BORDEJANDO

Anotem este nome: Eduardo Carvalho, uma das maiores expressões do setor aquaviário da Amazônia.

Totalmente repaginado, vem ai mais uma edição do ANUÁRIO PORTUÁRIO do SINDOPAR.

O armador Relton Osvaldo Pinto, poderá ser o próximo Presidente do SINDARPA.

Uma “bomba” portuária já está rondando. Tem gente grande no setor no LEXOTAN.

Um ex-presidente de uma estatal do setor deverá ser chamado às “falas”. Depois eu conto.

Há alguns anos passados dois cursos do CIABA foram extintos: Câmara e Radiocomunicação.

Meu amigo Luiz Omar Pinheiro, com certeza vai colaborar com a Feijoada Cisne Branco.

Em toda história da Praticagem do Brasil, pela primeira vez teremos um MÉDICO/Prático.

Está chegando o final do ano e não aconteceu o início da retirada do Pedral do Lourenço.

No Tribunal Marítimo tem um Juiz que é Capitão-de-Longo Curso. Isto é muito bom.

O armador Irani Bertolini chegou à Amazônia com apenas uma carreta. Hoje é uma potência.

O saudoso armador Waldemiro Lustoza foi o único a receber da Marinha a Medalha de “Serviços Distintos”. Isto na Amazônia.

Gente importante do setor vai prestigiar a inauguração da nova sede da Praticagem da Barra.

Porto de Itaqui-MA está agora entre os oito maiores do Brasil. Nota 10 para a EMAP.

Quase certa uma nova linha de cabotagem até Belém e Vila do Conde. Carga geral.

MARESIAS

O processo sobre o acidente que envolveu o navio mercante de cabotagem “Mercosul Santos” da empresa Mercosul Lines e o Comboio Fluvial da empresa fluvial de Manaus Bertolini, com diversas vítimas, já se encontra na mesa do Presidente do Tribunal Marítimo no Rio de Janeiro e, a qualquer momento, teremos o resultado final, isto a coluna com certeza vai dar em absoluta primeira mão. Anotem.

Nosso velho amigo Comandante Buriti, que foi Capitão dos Portos do Estado do Maranhão, hoje na Reserva, está atuando em importante Assessoria do Tribunal Marítimo. Há 18 anos passados estivemos juntos em importante evento na capital timbira, era Comandante do 4º DN o gentleman amigo Almirante Kleber Luciano de Assis, por sinal nascido na pequena cidade maranhense de Viana. Bons tempos.

Só mesmo o nosso querido amigo vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho atual Comandante do 4º Distrito Naval, poderia trazer para uma visita oficial, o também grande amigo vice-almirante (RM-1) Lima Filho, agora presidente do Tribunal Marítimo, no Rio de Janeiro. Sua última função na ativa, foi a de Diretor de Portos e Costas-DPC, onde realizou um extraordinário trabalho.

Muita gente não sabe, mas a Capitania Fluvial de Santarém, conhecida como a “Sentinela do Tapajós”, está na lista das mais movimentadas da Amazônia, com cerca de 11 mil embarcações registradas de cargas e passageiros, dos mais variados tipos, tendo no seu Comando o ilustre e dinâmico Capitão-de-Fragata Robson Ferreira, que vem realizando um extraordinário trabalho, consignando muitos elogios.

Se, por acaso, o conceituado e dinâmico PHD armador e empresário economista, Eduardo Carvalho, não aceitar a sua reeleição para a presidência do SINDARPA-Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial Lacustre do Estado do Pará, o tradicional armador, por sinal muito conceituado na área naval, vice-presidente da SOAMAR, Dr. Relton Osvaldo Pinto, presidente do Grupo Atlântica Matapi, está disposto a disputar a presidência da entidade. Qualidades têm até demais. Voltaremos ao assunto.

Um outro bom amigo do colunista, também vice-almirante, vai assumir uma importante função na Marinha no Rio de Janeiro. Com foto e tudo o mais a coluna voltará informando ainda no decorrer desta semana. Com certeza absoluta será mais um furo nacional ligado ao setor. Se for possível, atenderemos ao honroso convite para a sua posse. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next