De toda sua história neste ano o nosso CIABA oferecerá o menor numero de vagas, ou seja, apenas oitenta

Pela primeira vez em toda sua história, o CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, instituição de extraordinária importância da Marinha do Brasil, responsável há mais de um século pela formação de pessoal especializado para a Marinha Mercante, vai oferecer neste ano o menor numero de vagas, ou seja, apenas 80 para a fascinante vida do mar, nas especialidades de Náutica e de Máquinas.

É oportuno destacar na ocasião, que os profissionais formados pelo mesmo, que hoje é também conhecida como Universidade do Mar, cognominado alguns anos passados por este colunista, são considerados entre os melhores do mundo, atendendo inclusive todos os anos também, jovens de países amigos. Hoje sob o lúcido Comando do Capitão-de-Mar e Guerra Marcelo Baptista, navega em águas tranquilas. A foto lembra um dos grandes eventos envolvendo alunos do mesmo. (Foto: Luis Celso).

Voltou a ser anunciada a privatização da Petrobras, com certeza levando a TRANSPETRO subsidiaria marítima

No Planalto, voltou a ser anunciada a privatização da Petrobrás, o que poderá acontecer no atual Governo, com certeza a seu “REBOQUE” lá vai a TRANSPETRO, subsidiaria de transportes marítimos detentora da maior frota de navios da América Latina, que opera na rota de cabotagem e de longo curso. Os boatos deixaram os meios marítimos preocupados. Se acontecer será muito lamentável, porque a TRANSPETRO é a empresa maior da Marinha Mercante Brasileira.

Navio sem PRÁTICO a bordo nem pensar porque segurança é obrigação de todos

Todo mundo sabe, que navio sem PRÁTICOS a bordo é uma catástrofe iminente, mais mesmo assim, até parece brincadeira, tem empresa querendo navegar sem esse profissional, aqui na Amazônia, no exterior os PRÁTICOS são considerados como Anjos da Guarda do Patrimônio Publico e privado, temos certeza que a nossa gloriosa Marinha como guardiã da segurança da Navegação jamais permitirá.

HENVIL continua na frente na rota do Marajó transportando passageiros

No ultimo mês de julho a HENVIL Transportes, graças à pontualidade dos seus horários de saídas e chegadas, bateu todos os seus recordes anteriores, inclusive no transporte também de turistas destinados ao Marajó, com isto consignou também novos elogios, merecendo mais uma premiação, pelo conforto e segurança que oferece.

MARESIAS

Pintura nova no “CASARÃO”, com certeza vai ter SAMBA, no próximo dia 28, quando a empresa comemora 52 anos, nascida com o encerramento dos SNAPP, juntamente com a ENASA.

Tem gente no setor, querendo voar muito alto. Todo cuidado é pouco, como já dizia o saudoso armador amazonense Waldemiro Lustoza: “Formiga quando quer se perder cria asas”.

Linda mensagem de agradecimento foi enviada pelo velho amigo engenheiro Kleber Menezes, PHD em assuntos portuários onde milita há muitos anos é gente da melhor qualidade. Valeu.

Outro grande amigo Almirante Lima Filho, presidente do Tribunal Marítimo, com sede no Rio de Janeiro, agradeceu o destaque da coluna sobre o grande evento realizado por essa Corte.

Já não bastasse o grande assoreamento na área do Terminal Petroquímico de Miramar para completar o problema apenas uma turma de AMARRAÇÃO está funcionando ali.

O Governador de São Paulo João Dória, surgiu como um grande defensor da privatização da CODESP – Companhia Docas de São Paulo que administra o maior porto do Brasil.

A Hidrovias do Brasil, que também está na Amazônia, acaba de fazer um grande investimento no setor portuário da capital paulista envolvendo muito dinheiro.

Assim que a Hidrovias do Tocantins oferecer navegação permanente, ou seja, com a retirada do Pedral do Lourenço, teremos uma embarcação veloz em linha direta a Marabá.

Mais uma vez apelamos a quem de direito, para liberar o Terminal localizado no antigo “Mosqueiro e Soure”, para operações de outras embarcações fluviais de passageiros.

Foi noticia nacional a privatização de todas as Companhias Docas, entretanto o colunista afirma com propriedade, que pelo menos duas delas serão estadualizadas.

O Ministro de Infraestrutura Tarcísio Freitas deve ser visitado ainda neste mês por um deputado federal paraense, por final muito bem informado do setor portuário.

O colunista recebeu convite para visitar na próxima viagem ao Rio de Janeiro a sede da Associação Brasileira de Direito Marítimo do qual é Sócio Honorário. Vamos abraçar o grande mestre Dr. Pedro Calmon Filho. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next