24/09/2019 (TERÇA-FEIRA) – Praticagem da Barra do Pará fez importante doação de Coletes Salva – Vidas para a Capitania

No dia 18 de setembro, a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR–PA), realizou a entrega de 900 coletes salva–vidas Infantis para a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR.
Os coletes foram doados pela Praticagem da Barra do Pará para as ações de segurança da navegação do Círio de Nazaré e Natal dos Ribeirinhos, desenvolvidas pela SOAMAR–PA e parceria com a CPAOR.
Elogiável atitude que mais uma vez vem comprovar a colaboração dessa secular Praticagem, no referido momento através da nossa SOAMAR, que tem na presidência a dinâmica armadora e empresaria Drª. Sonia Guedes. (Foto: Luis Celso).

REPETIMOS: Navio sem PRÁTICO a bordo é uma catástrofe iminente

É impossível se admitir a concepção de que navios de grande porte cruzem o rio Amazonas sem o auxílio de PRÁTICOS, como está querendo uma empresa de navegação que pertence a um Grupo Multinacional. Temos certeza que essa prática jamais será permitida pela Autoridade Marítima. Se tal acontecesse, seria um suicídio ecológico, com prejuízos incalculáveis para a Amazônia. Eu volto.

Grande número de MARINAS no litoral da Avenida Bernardo Sayão

Belém conta hoje com um número bem expressivo de MARINAS, a grande maioria delas localizadas no litoral da Avenida Bernardo Sayão, (uma prova de que existe centenas de embarcações de passeio), algumas destas Marinas com restaurante fluvial, como é o caso da MARINE, do Grupo Atlântica Matapi, por sinal muito elogiada.

Mudanças confirmadas na área do 4º Distrito Naval

No mês de janeiro de 2020, ocorrerão duas mudanças na área do 4º Distrito Naval: a substituição do atual Comandante do CIABA–Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” e também do Diretor do Hospital Naval de Belém–HNBe. São mudanças de rotina. No HNBe, conforme já informamos, assumirá a função uma mulher.

MARESIAS

Nosso grande amigo CLC – Comandante Ricardo Monteiro, de volta ao Comando do “Gigante do Mar” – Abdias do Nascimento, regressando de Portugal após operação de descarga.

A FENAVEGA está anunciando em conjunto com o SINDIFLUVIAL uma reunião em Porto Velho–RO, cuja data será oportunamente confirmada pela coluna. Isto será muito bom.

Tanto no setor fluvial como o marítimo o desemprego vem aumentando a cada dia, o que é muito lamentável, os grandes grupos na Amazônia, pouco oferecem. Triste.

No próximo dia 27, Dia do HIDRÓGRAFO, nessa data é também o Aniversário do nosso querido amigo Almirante (RM-1) Edervaldo Teixeira de Abreu Filho. Gente da melhor qualidade.

O Grupo Atlântica Matapi entrou com a toda força no setor de Operações Marítimas Portuárias. Presente em Vila do Conde, Belém, Santarém, Santana–AP e Itaqui-MA, na mira Pecém–CE.

Em Belém hoje estão funcionando diversos Terminais Fluviais de Cargas e Passageiros, dentro das normas recomendadas pela ANTAQ–Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

O Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, mais uma vez estará participando da Romaria Fluvial. Ele conduzirá a Santa, autoridades civis e militares e alguns soamarinos.

Cada vez mais estão se deteriorando alguns Armazéns da CDP–Companhia Docas do Pará, no Cais do Porto. Isto é muito lamentável. Culpa de administradores passados. Triste.

Muita gente não sabe, mas foi o Ministro da Infraestrutura que anunciou a privatização dos portos em geral. Aliás, essa é a nova política do Presidente da República.

Gente fina é outra coisa. O CMG Manoel Pinho – Comandante da Capitania dos Portos, em atencioso telefonema ao colunista, agradeceu as notas publicadas.

Não é fácil manobrar um Full–Contêineres de 273 metros pelo rio Amazonas, isto aconteceu na semana passada, conduzido por dois Práticos da ZP-1, sem nenhum problema.

REPARO: na coluna de quinta–feira passada, por culpa que não foi do colunista, saiu “um Comboio Fluvial de 5.000 tons”, quando o certo é “50.000 tons, na rota de Vila do Conde”. (AS)

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next