Inauguração Oficial no dia 25 de outubro do Esquadrão de Helicópteros do Comando do 4º DN

O Vice-Almirante Newton de Almeida Costa Neto, que vem realizando um extraordinário trabalho a frente do Comando do 4º Distrito Naval, por sinal um dos maiores e mais movimentados do Brasil, já confirmou a inauguração Oficial para o próximo dia 25 de outubro do Esquadrão de Helicópteros, composto de três Unidades de ultima geração, que desde agora já estão prestando relevantes serviços na Jurisdição desse importante Distrito do Brasil.
Os modernos equipamentos utilizam o HANGAR , devidamente cedido pela ALA 9 e são tripulados por competentes oficiais especializados Pilotos Navais, serão sem duvida da maior importância, o auxilio imediato, tantos nos rios, como no mar e para outros serviços de emergência quando necessário for.
O evento de muita importância será com certeza bastante prestigiado. (Foto: Luis Celso).

Estaleiro Rio Maguari participando dos grandes eventos no exterior

O estaleiro paraense Rio Maguari, hoje referencia nacional, pela excelência da sua mão de obra vem sempre participando com destaque nos grandes eventos internacionais com STAND, por sinal muito visitado, com certeza no próximo mês de dezembro, estará presente no WORK BOAT SHOW em New Orleans – USA, através do seu Diretor Comercial engenheiro – naval Dr. Fábio Vasconcellos.

Guarda Portuária uma instituição centenária

A Guarda Portuária da CDRJ – Companhia Docas do Rio de Janeiro, é uma instituição centenária , oriunda da Polícia Portuária, hoje está atuando em diversos portos, ou seja, do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Itaguaí e Niterói. Muito bem organizada, participou inclusive do Desfile de 7 de Setembro. Nota 10.

Mais navios estrangeiros na cabotagem

O anuncio de que o Governo Federal quer ampliar o numero de navios estrangeiros na cabotagem para fazer a costa brasileira no transporte de cargas não foi bem recebido no setor, com isto deixa de lado a Marinha Mercante Brasileira. Esse projeto faz parte do Programa BR do MAR.

MARESIAS

Dizem na “beira do cais”, não sei. Que o PT – Partido dos Trabalhadores continua bastante prestigiado lá no “CASARÃO”, disto o Presidente Bolsonaro ainda não sabe, mais logo, logo vai tomar conhecimento. Domingo eu volto ao assunto.

Está faltando pouco mais de dois meses para completar quatro anos que o navio boiadeiro “HAIDAR” naufragou no porto de Vila do Conde, sacrificando 5.000 mil animais e comprometendo o meio – ambiente em toda área, até agora não foi reflutuado.

Importante acontecimento ligado ao setor no Rio de Janeiro dentro de mais alguns dias, será o lançamento do livro do nosso especial amigo Comandante – CLC Álvaro Almeida, presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante.

A Senadora Kátia Abreu, que representa um Estado no Senado onde não passa navio, deveria receber um convite para uma viagem entre a Barra Norte e Manaus para conhecer de perto quanto é penoso o trabalho de um PRÁTICO. O resto é conversa fiada.

É de muito perigo o trafego de grandes comboios fluviais, através dos Estreitos de Breves. Anos passados uma Corveta da Marinha abalroou um navio de passageiros que foi ao fundo, conduzia mais de 300 passageiros, por milagre não houve vitimas.

O referido navio era denominado “Leopoldo Peres”construído na Holanda para os SNAPP, um luxo, até hoje ele se encontra no fundo, não houve possibilidades nenhuma de reflutuá-lo. Na ocasião o diretor – geral da Autarquia era um CMG da ativa da Marinha.

O Navio – Livraria, que ainda se encontra no Sudeste, tem na sua programação uma escala também em nossa capital, com certeza durante a sua permanência em nosso porto receberá um grande numero de visitantes por tudo de bom que oferece.

Hoje no Brasil funcionam, diversos Sindicatos de PRÁTICOS, além da Federação Nacional da categoria, e o CONAPRA – Conselho Nacional de Praticagem, todos em defesa da categoria, que tem papel importantíssimo no desenvolvimento do País.

Portal da Navegação, cada dia melhor levando as novidades do setor na Amazônia pelo mundo todo. onde esta coluna está presente nos dias da sua publicação, inclusive a bordo dos navios brasileiros de longo curso. Muito bom. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next