Ainda o encontro na FIEPA denominado ‘Diálogos Hidroviáveis’ que reuniu representantes dos segmentos ligados ao setor

Considerando a grande importância do encontro DIÁLOGOS HIDROVIÁVEIS, que aconteceu recentemente em nossa capital que teve lugar na FIEPA – Federação das Indústrias do Estado do Pará, com a presença dos mais importantes segmentos ligados ao setor, merecia uma maior divulgação, já que o potencial hidroviário na Amazônia é muito grande, com certeza a bancada federal do Pará em Brasília ajudaria a agilizar inclusive a retirada do Pedral do Lourenço e outros menores obstáculos para a livre navegação no eixo Tocantins/Araguaia.
Do oportuno evento em nossa capital fez parte apenas um Deputado Federal, este do Estado de Santa Catarina – SC, que faz parte da Frente Parlamentar Mista de Logística, trata-se de Edinho Bez, que aparece na foto com outros participantes do referido encontro, onde a Marinha esteve representada pelo Comandante da Capitania dos Portos CMG Manoel Oliveira Pinho. (Foto: Luis Celso).

Comandante do 4º Distrito Naval será homenageado pelo TCE

O Comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, vai receber do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO PARÁ – TCE a sua mais alta honraria, ou seja, a Medalha Serzedelo Corrêa, em reconhecimento a tudo de bom que vem realizando na atual função. O colunista registra o convite recebido com muita satisfação.

Um basta nas embarcações irregulares no setor de pesca

Todas as providencias já estão sendo tomadas pelos órgãos competentes de nossa capital, dando um basta nas embarcações irregulares, com relação à pesca sem a devida habilitação, prejudicando aquelas filiadas ao SINPESCA que obedecem todas as normas determinadas pela Capitania dos Portos inclusive.

SINDARPA brevemente funcionará em sede própria

A Diretoria do SINDARPA – Sindicato das Empresas de Navegação Fluviais e da Agencias de Navegação do Estado do Pará, já está tomando todas as providencias necessárias, para instalar a sua sede em novo endereço, o que deverá acontecer antes da eleição da nova Diretoria, isto se não acontecer acidente de percurso.

MARESIAS

Pelo que se observam tudo indica que vai chegar à vez das hidrovias. Muita gente não sabe, mais o Brasil desperdiça cerca de dois terços do seu potencial hidroviário, o que é lamentável.

Por sinal é elogiável sobre todos os aspectos o trabalho que vem sendo desenvolvido pela CNT em defesa desse segmento. Aqui na Amazônia estão localizadas as maiores extensões navegáveis.

Conforme já informamos anteriormente, o funcionamento pleno da Hidrovia do Tocantins/Araguaia beneficiará cinco estados, ou seja, Pará, Maranhão, Tocantins, Goiás e Mato Grosso. Resta aguardar.

Muito bem dirigido e muito bem cuidado, o porto de ITAQUI – MA, está hoje colocado entre os melhores e mais movimentados do Brasil, graças ao seu grande calado, recebe os maiores navios do mundo.

O Comandante – CLC Ricardo Monteiro, do NT “Abdias Nascimento”, no momento em viagem para a China, enviou para o colunista significativa mensagem de agradecimento. A coluna é lida a bordo diariamente.

Muita gente não sabe, mais o Navio – Livraria “LOGO HOPE” que esteve recentemente em nosso porto conta com 400 tripulantes voluntários de mais de 60 nacionalidades entre eles 16 brasileiros.

O referido navio é operado pela GBA Ships, uma organização sem fins lucrativos de origem cristã baseada na Alemanha. Esse navio conforme já informamos anteriormente daqui a cincos anos, voltará ao Brasil.

Lamentavelmente o navio – fluvial “Barcarena” que era da frota da ENASA- Empresa de Navegação da Amazônia S/A, continua encalhado na lama em Miramar, pelo andar da carruagem, tudo indica que vai virar sucata.

A grande novidade na semana que passou no Píer da BNVC – Base Naval de Val-de-Cães foi a Fragata “LIBERAL”, onde inclusive o Comandante do 4º Distrito Naval, Almirante Newton recebeu um grupo de convidados. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next