Comandante da ESG prestigiou o Lançamento do Livro “O MAR COMO DESTINO” de Autoria de um paraense

O Almirante-de-Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, hoje no Comando da ESG – Escola Superior de Guerra no Rio de Janeiro, prestigiou com sua presença no Tribunal Marítimo, o lançamento recente do Livro “O MAR COMO DESTINO” de Autoria do paraense Comandante Álvaro Almeida, presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante. Essa Autoridade da Marinha, que aparece na foto com o colunista quando de recente viagem a Belém, quando ainda no posto de vice-almirante foi Comandante do 4º Distrito Naval, realizando um trabalho dos mais importantes em todas as Jurisdições do 4º DN, deixando na capital paraense uma legião de muitos amigos, inclusive este colunista. Para nossa satisfação ele bordeja pela coluna todos os os dias de sua publicação em “O LIBERAL” e no Portal da Navegação, estando sempre bem informado das novidades do setor. (Foto: Luis Celso)

Diretoria da CDP projetando o 3º PIER em Miramar

Já existem comentários na “beira do cais” que a atual diretoria da CDP estaria projetando a construção do 3º PÍER em Miramar, cuja obra com certeza envolverá muito dinheiro. Os entendidos acham que seria mais prudente batalhar pela dragagem, já que os navios petroleiros mesmo a meia carga, só estão operando no Terminal Petroquímico de Miramar, graças ao elevado adestramento dos Práticos da Barra.

RECEBEMOS

Jornalista
ALYRIO SABBÁ
Menção Honrosa
Prezado Senhor,

1.A homenagem de “Menção Honrosa”, tem o intuído de reconhecer personalidades e organizações ligadas direta ou indiretamente ao meio aquaviário, que tenham prestado relevantes serviços a esta Capitania dos Portos.
2. Visando demonstrar tal reconhecimento e gratidão, tenho a honra e a satisfação de participar ao Senhor, que receberá a outorga da referida homenagem, que ocorrerá durante a Cerimônia alusiva a Premiação da edição 2019, do Programa de Segurança da Navegação na Amazônia, que se realizará ás 19:00 hs do dia 11 de dezembro do corrente ano, no Auditório da FIEPA, localizado na TV. Quintino Bocaiúva nº 1588, Bairro Nazaré.
3.Por oportuno, manifesto os mais elevados protestos de estimas e consideração.

Atenciosamente,
MANOEL OLIVEIRA PINHO
Capitão de Mar e Guerra
Capitão dos Portos

SINDAMPA com nova Diretoria que assumirá no inicio de 2020

A nova diretoria do SIMDAMPA – Sindicato das Agencias Marítimas do Estado do Pará, Amapá e Amazonas que visa atender o período 2020/2022, terá como novo presidente, o representante da empresa ORION RODOS MARITIMOS, o executivo Anderson Costa, que com certeza dará continuidade ao bom trabalho do seu antecessor. Oportunamente informaremos a data de posse da nova Diretoria.

MARESIAS

Hoje o nosso abraço vai para o grande amigo empresário – engenheiro Carlos Nascimento, que mesmo quando no exterior, não deixa de bordejar pela coluna. Aliás, não cansamos de dizer que é uma das reservas moral do nosso Estado. Um verdadeiro cavalheiro.

Se não acontecer acidente de percurso, o colunista espera se fazer presente quando da posse do grande amigo Capitão-de-Mar e Guerra Ricardo Jaques, no Comando da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, função que sinalizada um bom futuro.

Pelo que vimos observando, salvo engano a Praticagem da Barra de São Marcos, que dá acesso ao porto de ITAQUI – MA, poderá ser a primeira no Brasil a utilizar helicóptero para embarque nos grandes navios para as manobras de atracação. Eu volto.

Dizem, não sei… que o poderoso Grupo CARGILL, estaria interessado em operar um porto fluvial no município de Itaituba, localizado no rio Tapajós. Aliás, a CDP é dona de um porto ali, isto há muito tempo que nem um lucro oferece à estatal.

Está na hora do nosso velho amigo Prefeito Zenaldo Coutinho criar a linha fluvial municipal Belém/Mosqueiro/Belém, prometida na sua primeira campanha para a função que exerce, posso lhe assegurar que embarcação ociosa tem ate demais.

A crise no setor não está tão braba, como pensam porque Miami tem sido o destino de muitos armadores e executivos. Certíssimo porque viajar é preciso, além do mais as MARINAS estão lotadas para os finais de semana, lanchas luxuosas. Que bom.

Hoje uma das grandes expressões nacional e internacional da indústria naval brasileira, é o nosso grande amigo engenheiro naval – Professor, Dr. Fábio Vasconcellos, Diretor do mega estaleiro RIO MAGUARI, além de tudo um verdadeiro gentleman.

Os navios de turismo estrangeiro ao aportarem em Manaus, são recebidos com festa pelo órgão de turismo da Prefeitura e do Governo do Estado. Dizem que cada turista proporciona um gasto de 400 dólares por dia. Aqui em Belém isto não existe.

O porto de Vila do Conde precisa passar urgentemente por uma repaginação, isto porque a exportação de grãos através do mesmo vai aumentar consideravelmente no próximo ano. Será bom também abreviar a reflutuação do navio “HAIDAR”. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next