Comandante do Quadro da Transpetro vai ministrar a Aula Inaugural na nossa Universidade do Mar

O ilustre Comandante – CLC Ricardo Monteiro, do Quadro Efetivo da TRANSPETRO, subsidiária de transportes marítimos da Petrobrás, sem favor nenhum uma das maiores expressões da Marinha Mercante Brasileira, como convidado especial, vai ministrar no próximo dia 20 a Aula Inaugural no CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”.
Por ironia do destino, para ele que aparece na foto, a recordação da nossa Universidade do Mar vai ser muito grande, já que a sua formatura, há alguns anos passados, foi através da mesma e a sua brilhante trajetória pelo mar deve-se a esta instituição, que do seu gênero está na lista das melhores do mundo. (Foto: Luis Celso).

Posse Oficial e Coquetel VIP aos Convidados

Tão logo esteja colocada em ordem a nova sede do SINDARPA acontecerá a posse oficial da nova Diretoria, a frente o jovem armador Breno Dias. Na ocasião um coquetel VIP será oferecido aos convidados, cuja data logo, logo informaremos.

Só ganha prêmio quem merece como aconteceu com o Porto de Itaqui no Maranhão

O porto de Itaqui-MA, consignou em 2019 três premiações da ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, hoje administrado por uma empresa do Governo do Estado do Maranhão, a EMAP. O interessante de tudo é que quando da CODOMAR-Companhia Docas do Maranhão, permanecia sempre no vermelho, agora, estadualizado, deslanchou. Está entre os mais movimentados do País.

Empurrador Regional que teve papel importante na Travessia do Moju

Um dos possantes empurradores da empresa Atlântica Matapi, que teve papel importante, durante a construção da ponte sobre o Rio Moju pelo Governo do Estado, ele por sinal ainda permanece no local de grande propulsão, construido dentro das normas recomendadas pela Autoridade da Marinha. Essa embarcação de grande capacidade de empurro é dotada dos melhores equipamentos que lhe permite absoluta segurança nas operações no sistema de comboio integrado.

MARESIAS

Ainda no decorrer deste semestre o Terminal de Turismo Marítimo de Fortaleza estará sendo levado a leilão. Enquanto isto, Belém continua a ver navios… por falta de calado.

O anúncio de privatização das Companhias Docas já está causando terror nos meios portuários, isto porque, com certeza vai trazer mais desemprego. Onde andam os Sindicatos?

Verdadeiro. O porto de Belém, nos seus bons tempos, chegou a operar em um só dia 10 navios, tanto de cabotagem como também de longo curso. Hoje isto não acontece mais. Triste.

O agradecimento do colunista ao CONAPRA, pelas referências elogiosas à coluna. Infelizmente não foi possível atender ao honroso convite para a cerimônia de posse da sua nova Diretoria.

Nosso grande amigo engenheiro – empresário Dr. Carlos Nascimento, foi presença muito festejada no almoço VIP oferecido pelo 4º DN, a bordo do NCCC “Almirante Sabóia” que em missão especial transitou por Belém.

Agendada pelo colunista para a próxima semana, uma visita à Alfândega para rever amigos que atuam nesse importante órgão do Governo Federal e que têm papel importante no setor.

A empresa ARAPARI NAVEGAÇÃO, que presta há longos anos serviços na área de Barcarena e municípios próximos, é a PIONEIRA na Travessia de Arapari. Trabalho do saudoso Laurival Cunha.

Santarém está necessitando urgentemente de um Terminal Hidroviário maior de cargas e passageiros, já que o movimento de embarcações é muito grande e que fazem na grande maioria a rota de Manaus.

Mesmo com o movimento da ponte sobre o rio Moju, por sinal inaugurada há poucos dias, a Força Tarefa da empresa Atlântica Matapi, ainda permanece no local, realizando a movimentação dos equipamentos usados.

Aliás, o próprio Governador Helder Barbalho, que vem trabalhando com muito dinamismo, consignou os melhores elogios ao trabalho da Atlântica Matapi, durante a construção da nova ponte que já está a todo vapor.

Até agora não foi confirmada a construção de um novo porto público em Manaus, de absoluta necessidade também, já que o movimento de navios aumenta casa vez mais, especialmente longo curso. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next