Alte. Newton de Almeida Costa Neto e esposa.

Já se encontra devidamente instalado no Rio de Janeiro, o nosso grande amigo Almirante, acompanhado de sua distinta e bela esposa Adília, casal que aparece na foto, com o presidente da Pará River Prático Marcelo Salgado e sua esposa Sra. Keia Salgado, quando de importante evento no setor naval em nossa capital.

Dos cinco catamarãs construídos para a ENASA restam dois em tráfego, “Pará”e “Rondônia”

Daqueles cinco catamarãs construídos no Rio de Janeiro, sendo dois de turismo e três de classe popular, apenas dois ainda estão em tráfego o “Pará”, agora como Navio-auxiliar da Marinha, devidamente adaptado, e o “Rondônia” este de propriedade da empresa ENART – A.R.Transportes, que faz a rota do baixo Amazonas até Manaus. Todos eles construídos pelo estaleiro INCONAV/MACLAREN. O colunista inclusive a convite do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, assistiu inclusive a prova de tanque desses bi-cascos.
Ainda em boas condições, o “AMAPÁ” de propriedade da empresa Marconave ainda poderá voltar ao tráfego, para fazer a rota de Manaus no transporte de cargas e passageiros.

Pandemia – Porto de Itaqui reforçou medidas de segurança

O Porto de Itaqui em São Luiz – MA, hoje colocado entre os mais movimentados do mundo, oferecendo calado, para navios brasileiros de até 140 mil toneladas, reforçou as medidas de segurança em função da pandemia de Covid- 19, já que recebe grande número de navios estrangeiros. Esse porto como se sabe é administrado pela EMAP órgão do Governo do Estado.

CMA CGM opera o maior porta-contêineres do mundo movido a gás liquefeito

A nossa velha conhecida CMA CGM, está hoje operando o maior navio porta – contêineres do mundo, movido a gás liquefeito, denominado “Jacques Saade”, sendo o mesmo o primeiro de uma série que está em construção. Esses novos navios porta contêineres deverão ser incorporados a frota desse grupo no decorrer deste ano. O nome do primeiro homenageia o fundador do Grupo. A CMA CGM é conhecida na Amazônia desde quando estatal do governo francês.

MARESIAS

Interessante. A coluna recebe regularmente a programação dos portos de São Luiz e Manaus. Enquanto isto o de Vila do Conde, nada, nada. Isto antes não acontecia.

Agora é com certeza, que a “Dona Justa Federal” já está rondando o setor, portanto, qualquer descuido, o barco pode naufragar, portanto, meus amigos, olho vivo.

O próximo grande evento da nossa Marinha do Brasil, será no próximo dia 11 de junho mais um Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, com imposição de Medalha do Mérito Naval.

O nosso bom amigo Comandante- CLC Gondar, vice-presidente do CENTRO de Capitães da Marinha Mercante, desempenhando também as funções do Embaixador da IMO no Brasil.

A MEGA Logística, oferece um especial serviço em logística portuária – Operação Portuária, hoje presente também em outros portos com sua equipe de alto nível.

Hoje as empresas de navegação de cabotagem, não pertencem mais ao quadro do SYNDARMA – Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima no Rio de Janeiro.

Na Praticagem da Barra do Pará, também diversos Práticos são Oficiais Superiores da Reserva da Marinha, entre eles o nosso amigo Comte. Sapucaia.

Grande satisfação teve o colunista mantendo contato com a Tenente Adriane Santiago, hoje residindo em Belo Horizonte, como sempre trazendo boas notícias.

Mais de 100 funcionários da CDP – Companhia Docas do Pará, estarão entrando de férias ainda no decorrer desta quinzena, informação que chegou ontem ao colunista.

A derrocagem do Pedral do Lourenço, no rio Tocantins, permitirá a livre navegação o ano todo beneficiando, os estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Goiás.

Graças às providências do SINPESCA, a Semana Santa foi abastecida de peixe da melhor qualidade em nossa capital. Não aconteceu exploração, como sempre acontecia nos anos anteriores.

Os antigos cedepeanos estão apavorados com as últimas medidas que estão sendo tomadas lá no “CASARÃO”. As férias forçadas anunciadas, não estão sendo bem-vindas. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next