Comandante da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro continua leitor da coluna

O atual Comandante da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, Capitão-de-Mar e Guerra Ricardo Jaques Ferreira. que por um bom tempo serviu em Belém no desempenho de importantes funções, a última, por sinal, como Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte realizando importantes operações. Mesmo com muitos afazeres nessa nova função, não esquece de Belém, tanto assim que sempre bordeja pela coluna, através do Portal da Navegação, para ficar sempre atualizado com o setor.
Essa sua nova função sinaliza um bom futuro. Ele, por sinal, aparece na foto com o colunista, seu amigo, quando de importante evento na área fluvial antes de deixar a capital paraense, sendo, por sinal, portador da Medalha “Jornalista Alyrio Sabbá”, comenda esta instituída pelo SINDARPA. (Foto: Luiz Celso).

Tráfego de grandes Comboios Fluviais pelos Estreitos de Breves

Muita gente não sabe, mas o tráfego de Super-Comboios Fluviais através dos Estreitos de Breves rumo ao porto de Vila do Conde foi liberado pela Autoridade da Marinha, após uma série de estudos e testes através de Simulador, na ocasião no Rio de Janeiro, tudo pela segurança, tanto assim que já passados alguns anos nada de anormal aconteceu. As empresas de operadoras cumprem com a mais absoluta regularidade todas as recomendações. Que assim seja…

Seria muito oportuno uma visita do Ministro da Infraestrutura a Belém

Seria muito oportuna no momento uma visita a Belém do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, para verificar de perto a situação do sistema portuário, especialmente no Terminal Petroquímico de Miramar e no porto de Vila do Conde, aproveitando para também manter um contato direto com representantes da navegação fluvial através do SINDARPA, órgão representativo da categoria. Esta nota, amanhã, estará no seu gabinete em Brasília.

Aulas para alunos do CIABA no sistema on-line

Graças às providências da nossa “Universidade do Mar”, o poderoso CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, através do EFOMM, os seus alunos tanto de Náutica como de Máquinas continuam recebendo as aulas on-line, sem maiores problemas. Providência elogiável que evitará atraso no cronograma voltado para a formatura dos mesmos. Essa prática vem acontecendo no CIAGA, no Rio de Janeiro, inclusive.

MARESIAS

Pelo que se observa o Conselheiro Sileno Borges, do CONSAD da CDP-Companhia Docas do Pará vem se revelando cada vez mais em defesa dos interesses dessa empresa. Autêntico nas suas decisões. Nota 10 para ele.

Os Práticos da Barra há bastante tempo estão reclamando do péssimo serviço de amarração no Terminal Petroquímico de Miramar, hoje sendo realizado por contratados inabilitados para o exercício da função. Triste.

Ainda recentemente, se não fosse o extraordinário adestramento dos Práticos, por pouco não aconteceu um sério problema com um dos navios que manobrava para descarregar. Olho Vivo, portanto, porque amanhã será tarde demais…

Muita gente não sabe mas o porto de Vila do Conde, já recebeu um dos maiores navios-curral, conhecidos também como “boiadeiros, que na ocasião embarcou cerca de 15 mil animais. Manobrados pelos Práticos da Barra.

Pelo que se observa a CPH-Companhia de Portos e Hidrovias, órgão do Governo do Estado, poderá, num futuro não muito distante, desempenhar as atividades para a qual foi criada, ou seja, receber a CDP-Companhia Docas do Pará.

No Governo Ana Júlia Carepa, muita gente não sabe, chegou a ser cogitada a construção de um Terminal de Turismo Marítimo, em frente a Icoaraci, para receber os grandes transatlânticos. Ficou só no projeto…

Por falar em Terminal de Turismo Marítimo, aquele de Fortaleza, localizado no Mucuripe, inaugurado pouco antes da Copa do Mundo no Brasil, vai a leilão ainda neste ano, com grande possibilidade de ser passado em frente.

l Justiça se faça, mas o Tribunal Marítimo nunca trabalhou com tanto dinamismo como agora na gestão do nosso amigo estimado Almirante Lima Filho. Os processos que chegam nesta Corte são liberados sem demora. Muito bom.

l Hoje, sem favor nenhum, o jovem armador economista Thiago Pinto, do Grupo Atlântica Matapi, é uma das grandes revelações do setor aquaviário. Esse Grupo, por sinal, continua abrindo o seu leque em outros Estados, inclusive. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next