Novo Chefe do Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval assumirá no próximo mês de julho

No próximo mês de julho estará deixando a função de Chefe do Estado-Maior do Comando do 4º Distrito Naval, o Capitão-de-Mar e Guerra Robson Fernandes, que, por sinal, aparece na foto com o colunista quando de importante evento na área naval em nossa capital. Oficial Superior da nossa Armada, de elevados méritos, deverá ser substituído pelo Capitão-de-Mar e Guerra – Fuzileiro Naval Victor Souza Abreu, que certamente dará continuidade ao bom trabalho de seu antecessor, que passará a exercer naturalmente outra função, possivelmente no Rio de Janeiro.
A transmissão do cargo, de início, está prevista para o dia 2 de julho, mas isto a coluna informará oportunamente. (Foto: Luiz Celso).

O pior poderá acontecer com relação ao porto de Itaqui-Maranhão

Com certeza o pior poderá acontecer para o governo do Maranhão, sobrando para a EMAP-Empresa Maranhense de Administração Portuária, cuja concessão do porto de Itaqui foi dada pelo Governo Federal, por sinal, muito bem administrado, hoje esse porto faz parte dos mais movimentados do Brasil. Antes era o mesmo administrado pela estatal Federal CODOMAR, que, aliás, continua funcionando. Lamentavelmente, tudo em política pode acontecer…

Mercantes formados pela nossa Universidade do Mar no exterior

Muita gente não sabe, mas na Marinha Mercante Portuguesa ainda tem diversos Ooficiais, tanto de Náutica como de Máquinas, formados em Belém pelo EFOMM/CIABA, que devidamente naturalizados, permaneceram definitivamente nesse país irmão. Em outros países da África também existe um bom número de mercantes formados pelo EFOMM/CIABA, por sinal, conforme já informamos, um deles da especialidade de Máquinas, foi até Ministro dos Transportes de Guiné-Bissau, graças ao alto padrão do ensino marítimo da nossa “Universidade do Mar”.

Práticos muito bem protegidos para evitar o contágio

Os Práticos que atendem as diversas ZPs no Brasil, procuram se proteger da melhor maneira possível, seguindo à risca todas as recomendações, tanto da ANVISA como do Ministério da Saúde, evitando com isto a contaminação da Covid-19. Por sinal, a Marinha flexibilizou as regras de número mínimos de qualificação para os Práticos com mais de 60 anos. Sabe-se que no Brasil somente dois Práticos, um de Vitória-ES e um de São Luís-MA, contraíram a doença e foram internados, mas já receberam alta.

MARESIAS

Elogiável sobre todos os aspectos a recente Ação Social promovida pela SOAMAR-Goiânia, distribuindo muitas cestas básicas e um expressivo número de máscaras nos bairros carentes da capital. Esses Rebelos são impossíveis, no bom sentido.

O Governador Helder Barbalho só merece elogios por tudo de bom que vem realizando, voltado para a saúde dos paraenses neste momento crucial de COVID-19, assim como o Prefeito Zenaldo Coutinho. Juntos por uma causa muito especial. Nota 10.

Praticagem da Barra, uma entidade essencial de homens livres e de bons costumes, assim como as empresas de Praticagem da ZP-1 (Rio Amazonas) estão também ajudando os mais necessitados, especialmente ribeirinhos, num gesto que só merece elogios.

O Pedral do Lourenço, que ficou famoso com tanta badalação, inclusive até de Ministro presente na FIEPA com o titular do DNIT, isto ainda no Governo da presidente Dilma, foi só mesmo conversa fiada de político de Brasília. Agora… só Deus sabe da sua derrocagem.

O último Boletim Informativo do Centro de Capitães da Marinha Mercante pública um Artigo muito especial do seu presidente, nosso conterrâneo CLC Comandante Álvaro Almeida, focalizando com absoluta propriedade o momento atual que estamos enfrentando.

Muita gente não sabe, mas a Bandeira das Escolas Mercantes (CIAGA e CIABA) foi uma ideia do Almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, que ao assistir uma cerimônia de mercantes no CHILE, passou para o Centro de Capitães da Marinha Mercante a novidade.

Muita gente não sabe, mas o meu amigo Conselheiro do Tribunal de Contas, Cipriano Junior, que teve uma brilhante carreira política, coroada de muitas vitórias, aos 15 anos de idade já era uma forte coluna do Grupo SANAVE. Ele, além de tudo é um verdadeiro gentleman.

Um Médico, dr. Guzzo Júnior, que inclusive serviu a Marinha do Brasil temporariamente, hoje destaca-se como um dos bons executivos do setor aquaviário, desempenhando com extraordinária sabedoria a função de Diretor de Navegação da nossa poderosa REICON.

A nossa “velha” PIRAMUTABA, que era muito conhecida dos paraenses como “Mulher Ingrata” e considerada peixe de terceira categoria, depois de longos anos vem aí com uma nova denominação, isto oficialmente. Logo logo informaremos com os devidos detalhes. Pode? (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next