Três amigos Comandante de Operações Navais da Marinha com dois grandes amigos de Belém

Três grandes amigos, Almirante-de-Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, hoje Comandante de Operações Navais da Marinha-CON, dr Nelson Chaves, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará e o colunista, quando da última visita dessa Autoridade da Marinha, para presidir a inauguração do Esquadrão de Helicópteros do Comando do 4º Distrito Naval, evento que foi muito prestigiado pelas autoridades civis e militares de nossa capital, com a presença ainda de muitos soamarinos.
O dr. Nelson Chaves, que tem uma vida pública irrepreensível, goza de extraordinária amizade nos meios navais, tanto assim que acaba de ser merecidamente promovido ao Grau de Oficial do Mérito Naval, honraria que só os bons alcançam. (Foto: Luiz Celso).

Privatizações e leilões também no setor portuário do Pará

Segundo afirmativa do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, quando de recente entrevista, até o final deste ano, além da privatização de pelo menos duas Companhias Docas, acontecerão leilões envolvendo importantes áreas portuárias, algumas aqui do Pará, vinculadas a CDP-Companhia Docas do Pará.
Com certeza, mais uma vez estará na lista o Terminal SOTAVE localizado na Ilha do Outeiro. Trata-se de um Terminal voltado para operações SHIPP (TO) SHIPP, ou seja, de embarcação para embarcação. Uma vantagem porém, o seu calado permite navios de até 70 mil toneladas. Logo logo a coluna confirmará.

Terminal totalmente repaginado, mas ainda sem movimento

Depois de uma completa repaginação, tudo dentro das normas recomendadas pelo órgão competente, o Terminal Fluvial de Cargas e Passageiros da BANAC ficou muito especial, porém, com os problemas causados e que vem causando a COVID-19. o seu movimento, assim como os demais, ficou reduzidíssimo, restando somente aguardar a volta das operações fluviais no transporte, especialmente de viaturas e passageiros, para para regularizar o faturamento de todos, daí porque o Governo, dentro das suas possibilidades, poderá também oferecer uma ajuda como vem acontecendo em outros setores.

Aliança e Mercosul Lines continuam liderando na rota de cabotagem

As empresas Aliança Navegação e Logística e a Mercosul Lines, ambas de capital estrangeiro, continuam em plena liderança na rota de cabotagem, fazendo a costa brasileira até Manaus, com programações regulares, oferecendo datas certas tanto de chegada como de saída. A primeira com escala, inclusive, no porto de Vila do Conde. Essas duas empresas operam navios porta-contêineres modernos, por sinal, um deles da Aliança, tem no seu Comando uma mulher-CLC, que muito vem se destacando no exercício da função. Aliás, as mulheres estão também em destaque na Marinha Mercante Brasileira, formadas pelo CIAGA-RJ e pelo CIABA-PA.

MARESIAS

O Comandante-Prático Gustavo Martins, agora presidente da FENAPRÁTICOS, assumiu essa função imbuído dos melhores propósitos, esperando repetir o mesmo sucesso que teve como presidente do CONAPRA. Muito bom.

Dizem, não sei… que o novo Diretor de Gestão Portuária da CDP-Companhia Docas do Pará, cuja função assumiu recentemente, está no firme propósito de dar uma “enxugada” em alguns setores dessa diretoria.

Gente muito importante do Ministério da Infraestrutura deverá bordejar dentro de mais alguns dias pela capital maranhense. Só não me perguntem qual a finalidade, mas, com certeza absoluta, aí tem…

Ai se não fossem os nossos Práticos, tanto dos Portos como de Singradura, no momento atual muito especialmente, o que seria dos grandes navios que trazem muita carga, e, importante, levam os nossos produtos?.

Tem gente no setor apavorada, isto porque a “DONA JUSTA” continua bordejando discretamente pelo setor, segundo uma fonte de absoluto crédito. De qualquer maneira, olho-vivo, porque “tem coisa no ar, que não é avião…”

Nossa muito querida amiga Milva Rebelo é uma soamarina sempre presente nos eventos ligados a Marinha. É ex-presidente da nossa SOAMAR e portadora do Mérito Tamandaré e do Mérito Naval. Para ela, um beijo e uma rosa.

Segundo comenta-se na beira do cais, tem muitos cedepeanos insatisfeitos com o que está acontecendo lá no CASARÃO. O ambiente não é nada cordial como era anteriormente. Dizem que o PT ainda tem força na estatal. Será?.

Merecidamente o nosso especial amigo dr. Nelson Chaves, uma reserva moral do nosso Estado, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Pará, brevemente vai ostentar a Medalha de OFICIAL do Mérito Naval.

Além da Sulnorte, do Grupo H.Dantas, Santarém deverá dar lugar a mais um importante grupo multinacional, possivelmente ainda no decorrer deste ano, isso se não acontecer acidente de percurso. Anotem.

A Comandante-CLC Hildelene Lobato, da primeira Turma de Mulheres do CIABA, em linha direta com o colunista, confirmou sua candidatura à Câmara Municipal de Belém na próxima eleição.

Filha de Icoaraci, pretende concentrar a sua campanha lá na Vila. Para tal deverá se licenciar da TRANSPETRO – Subsidiária de Transportes Marítimos da Petrobras, da qual é Comandante do Quadro a cerca de 17 anos.

A CODESA -Companhia Docas do Estado do Espírito Santo, está na ponta da linha para ser privatizada. É a primeira da lista anunciada pelo Ministério da infraestrutura. Dizem que já tem interessados. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next