As formaturas no CIABA sempre foram uma grande festa com jovens desfilando e aplaudidos pelos presentes

Na foto, um dia de festa no CIABA-Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar, marcado pelo desfile dos futuros Oficiais Mercantes, das Especialidades de Náutica e Máquinas, inclusive jovens de países estrangeiros amigos, que guarnecem os navios, cada um na sua especialidade. Aconteceu formatura com mais de 300 jovens, incluindo as “Belas do Mar”, que na sua grande maioria vinham de diversos Estados do Nordeste.
Hoje, lamentavelmente, com a grande crise que também atinge a nossa Marinha Mercante, o número reduziu consideravelmente, tanto assim que neste ano apenas 80 jovens foram selecionados para cursar em Belém a nossa Universidade do Mar, não por falta de interessados, mas por falta de vagas, já que essas 80 vagas foram disputadas por mais de 3.000 interessados.

Grupo CAMILA continua crescendo cada vez mais na Amazônia

Sem alardes, mas com muito trabalho, o Grupo CAMILA vai abrindo o seu leque, com novos projetos a serem colocados em prática tão logo a situação permita, inclusive aumentando as suas atividades da cidade de Santarém, onde já está presente e goza de muito conceito, pelo excelente trabalho que vem realizando.
Como se sabe, a CAMILA tem no seu Comando o grande expert Bené Pantoja, auxiliado pela filha, dra. Priscila e, o filho Dário, jovem dinâmico que é inclusive diretor do SINDARPA e da CNT-Confederação Nacional de Transportes em Brasília, que muito se destaca. O Grupo CAMILA já consignou muitos prêmios por tudo de bom que vem fazendo, com prenúncio de mais, futuramente.

Ainda o Programa de Cabotagem através da BR do Mar

Continua de pé o grande modal BR do MAR com o grande objetivo de reduzir custos operacionais e consenso para tornar a navegação de cabotagem mais competitiva. Esse programa tem como grande incentivador o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, ampliando cada vez mais a participação desse setor. Tudo muito bem, porém, desde que a mesma seja construída no Brasil para proporcionar o embarque de marítimos brasileiros, já que no momento o desemprego marítimo brasileiro é muito grande, já que a cabotagem está sendo dominada por navios de capital estrangeiro. Assunto envolve discussões de diferentes órgãos sobre o assunto.

RODWAY de Manaus vai ficar novo em folha com atração turística inclusive

Quando da inauguração das novas obras que deverão ser feitas no porto-flutuante de Manaus, conhecido RODWAY-Flutuante, que, repetimos, só existe outro igual na Antuérpia, pela nova empresa que alugou o mesmo por alguns anos, com investimentos perto de oito milhões de reais, o Ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas deverá prestigiar o evento como convidado especial.
O RODWAY vai ficar novo em folha, para receber com segurança os navios de carga e de passageiros, com tudo funcionando dentro das normas recomendadas pelas autoridades portuárias e alfandegárias, oferecendo tudo de bom, inclusive uma área turística com bela vista para o Rio Negro.

MARESIAS

O Turismo Fluvial de Manaus é bastante desenvolvido. Entre as confortáveis embarcações que trafegam ali destaca-se um luxuoso navio que realiza CRUZEIROS de oito dias, oferecendo o melhor possível. Padrão cinco estrelas.

Por falar em Manaus, o Amazonas já teve um Ministro dos Transportes, mas, lamentavelmente, pouco ou quase nada fez pelo seu Estado, que ficou até sem um porto público. Se não fossem os privados a situação seria mais difícil, com o velho RODWAY quebrando o galho…

Lamentavelmente, neste ano o DIA MARÍTIMO MUNDIAL teve pouca coisa a festejar, mas… de qualquer maneira o mesmo foi lembrado, mas não com aquele ritual pomposo. Para o próximo ano, quem sabe, esperamos comemorar melhor, se o GADU nos permitir.

A empresa de navegação NORSUL, através de um órgão especializado em causas marinhas, dá uma proteção especial às baleias, quando da permanência delas em águas brasileiras, uma iniciativa das mais elogiáveis. Nem todos fazem isso.

Vem sendo muito elogiado o trabalho do SINDARPA, entidade muito especial que congrega as agências marítimas do Pará, Amapá e Amazonas. Da mesma fazem parte as AGÊNCIAS mais categorizados do setor. Muito conceituado junto a Marinha.

Dizem, não sei, que o Terminal Sotave localizado no em Outeiro, de propriedade da CDP-Companhia Docas do Pará, está necessitando de uma completa “repaginação”, ele que está prestes a ir a leilão, com grande possibilidade de ser passado em frente.

A nossa SOAMAR-Belém já tem terreno próprio para construção de sua sede própria. Faltam só os recursos. Os robustos soamarinos, ou melhor, dois deles, “fugiram da raia”. De qualquer maneira, cedo ou tarde ela vai sair do papel, disto tenho certeza.

O colunista tem certeza, também, que o nosso jovem dinâmico Governador Helder Barbalho não vai deixar a nossa SOAMAR a ver navios… Sua ajuda, com certeza, virá.

O nosso Prefeito Zenaldo Coutinho também poderia dar uma força a nossa SOAMAR, já que é portador do Mérito Tamandaré e do Mérito Naval. Como Deputado Federal muito fez pela Marinha (4º DN), quando Comandante o nosso muito estimado o Almirante Sobrinho. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next