Porto de Vila do Conde: Anúncio de novos e importantes investimentos

Com os novos investimentos anunciados para o porto de Vila do Conde, o mesmo vai aumentar ainda mais a sua movimentação, recebendo o maior número de navios, para receber os mais variados produtos, inclusive através das diversas TUPs – Terminais de Uso Próprio, que aumenta cada vez mais. Conforme já comentamos o Canal do Quiriri também deu impulso maior ao mesmo, proporcionando a entrada de navios de maiores calados o que antes não acontecia, devendo-se grande parte do balizamento à Marinha, quando Comandante do 4º Distrito Naval o nosso grande amigo Almirante Sobrinho, Praticagem da Barra e outra entidade ligada ao setor que reúne diversas empresas.
Com a reflutuação do navio “HAIDAR” o referido porto ganhará mais espaço. Estava impedido há cerca de quatro anos com o naufrágio desse navio-boiadeiro. (Foto: Luis Celso).

Programa de cabotagem ainda continua em cogitação

Continua de pé o Programa BR do MAR, voltado para a navegação de cabotagem, tendo como objetivo principal a redução dos custos operacionais, trazendo para isto navios estrangeiros, tornando esse setor competitivo. Assunto que não agrada alguns setores, muito Especialmente na área da indústria naval, assim como representações sindicais, estes em defesa dos marítimos brasileiros, que poderiam ficar para escanteio com a migração de estrangeiros.
Hoje a navegação de cabotagem do Brasil está nas mãos de empresas de capital estrangeiro, como a Aliança e a Mercosul Lines, que fazem toda a costa brasileira até Manaus.

Nova Diretoria da SOAMAR só será eleita no início de dezembro

Conforme já informamos anteriormente e oficialmente, por decisão do Comando do 4º Distrito Naval, em acordo com a Diretoria da SOAMAR-Belém, através da sua presidente dra. Sônia Guedes, a eleição da nova Diretoria está devidamente confirmada para o dia 2 de dezembro, acolhida por todos que fazem parte da mesma, já que não poderia acontecer antes de maneira alguma considerando a situação envolvendo a Covid-19, tempo em que, inclusive, a maioria absoluta dos soamarinos estão seguindo a quarentena recomendada pelas autoridades da saúde, para o bem de todos.

_____________________________________________________

O deputado estadual do Estado do Amazonas, Roberto Cidade, uma elogiável iniciativa, está sugerindo ao Governo do Estado a isenção do ICMS dos combustíveis para embarcações fluviais de passageiros e cargas especiais, pretendendo com isso evitar que o impacto financeiro seja repassado ao consumidor. Seria muito bom se isso também acontecesse aqui no Pará, cujo o Estado tem em grande parte os rios como as estradas naturais, e com certeza o nosso Governador Helder Barbalho, se ainda não concedeu, com certeza concederá, porque conhece de perto a situação do setor aquaviário. muito especialmente neste momento difícil

MARESIAS

ORGULHO. Meu filho José Eduardo- Engenheiro Especializado em Engenharia Nuclear, participou do projeto ARAMAR em São Paulo, início da construção do primeiro submarino nuclear, que deverá entrar em atividade em 2023.

Com certeza absoluta, pelo que vem se observando no setor portuário, o porto de Vila do Conde vai atingir neste ano um recorde muito especial. Para isto vem contribuindo o Canal do Quiriri, que passou a receber navios de maiores calados.

Na ponta da linha devidamente autorizado pelo TCU o leilão do Terminal de Turismo Marítimo de Fortaleza-CE. Dizem, não sei, que existe pelo menos dois interessados no mesmo, um deles trata-se de forte Grupo Estrangeiro ligado ao setor.

Aliás, esse Terminal foi inaugurado em 2014 com um investimento de 240 milhões. O mesmo conta com uma Estação de Passageiros de nove mil metros quadrados, estacionamento aberto com mais de 400 vagas e ainda pátio pavimentado com 40 mil metros quadrados.

Comenta-se no setor que o atual Diretor de Gestão Portuária da CDP-Companhia Docas do Pará, que tem um perfil muito especial, está embutido dos melhores propósitos, procurando fazer o melhor pela estatal. Isto é muito bom para o setor.

A HENVIL-Transportes que continua consignando os melhores elogios pelo excelente trabalho que vem realizando na rota do Marajó, está cada vez mais abrindo o seu leque. Anotem, porque futuramente teremos boas novidades. O serviço da HENVIL sempre foi muito elogiado.

A Praticagem da Barra do Pará tem consignado muitos elogios, não só das autoridades navais, pelo trabalho irrepreensível que vem realizando, mas também pelo cuidado dispensado ao meio ambiente. Essa entidade, muito bem dirigida, no seu gênero é uma das mais organizadas do Brasil.

Com a entrega pela CDP-Companhia Docas do Pará Vila dos Armazéns 4 ao 8, a área portuária comercial da capital ficará reduzida apenas aos Armazéns 11 e 12, neste último sempre operam os navios que abastecem de trigo a praça de Belém.

Quase chegando ao final o mandato do atual Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e a promessa de campanha, com relação à linha fluvial Belém/Mosqueiro/Belém-diariamente, parece que não será cumprida, Talvez possa acontecer pelas mãos do seu sucessor. Resta aguardar. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next