Força do Esporte – Flamengo representado na coluna pelo Almirante Alípio Jorge e o Paysandu por Luiz Omar

Sempre é bom recordar os bons momentos. Na foto o Almirante Alípio Jorge, quando ainda vice-Comandante do 4º Distrito Naval, num momento de lazer no Clube de Oficiais da Marinha na Vila Naval, ostentando a camisa do seu predileto Flamengo, tendo ao seu lado o nosso conhecido Sheik, Paysandu até demais, Prático-empresário Luiz Omar Pinheiro, grande esportista paraense, que inclusive já está em preparativos para disputar mais uma vez a presidência do Paysandu, com absoluta possibilidade de vitória. Com uma grande vantagem, sua estrela sempre brilha em tudo o que faz, está aí a empresa de Praticagem da ZP-1, NORTEPILOT, que pela eficiência dos seus profissionais já consignou uma série de elogios, especialmente de Comandantes de grandes navios de turismo que cruzam o rio Amazonas, através da Barra Norte. (Foto: Luis Celso).

Belém tem o segundo maior número de jet-skis do Brasil

Hoje Belém conta com o número muito expressivo de jet-skis, confirma-se que depois de São Paulo é a capital que conta com o maior número desses equipamentos náuticos, e que graças o incentivo do bom soamarino, empresário Leonel Pinho, funciona uma associação, que não é só passeio, presta também uma assistência a ribeirinhos carentes, em datas festivas ligadas às águas.
Para dirigir um desses equipamentos náuticos é preciso habilitação, que é fornecida através do órgão competente, que é a Capitania dos Portos. Sempre é uma festa a presença deles nos finais de semana, não só na baía do Guajará e rio Guamá, mas também pelos paranás próximos a nossa capital.

Terminais Fluviais anunciados pelo DNIT há bastante tempo…

Daqueles Terminais Fluviais para diversos municípios do Estado do Pará, anunciados numa noite de festa na FIEPA, pelo DNIT, com a presença do então Ministro dos Transportes e políticos paraenses, um deles, o de Viseu, já está com suas obras concluídas. Enquanto isso, outros ainda estão no meio do caminho, inclusive o de Abaetetuba, que funcionaria com uma câmara frigorífica anexa, mas… com certeza, com a proximidade das eleições a coisa mudará. De qualquer maneira, resta aguardar, porque antes tarde do que nunca…

Catamarãs de Turismo e de classe popular que foram da ENASA.

Daqueles cinco catamarãs construídos no Rio de Janeiro pelo Estaleiro Inconave/MacLaren, para a ENASA-Empresa de Navegação da Amazônia S/A., ainda existe em tráfego, pelo menos no momento, um de classe turística “PARÁ”, que doado a Marinha, passou por uma completa readaptação e hoje opera como Navio-Auxiliar, fazendo parte da Força-Tarefa do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, e, o “Rondônia”, de propriedade da empresa A.R. Transporte, que devidamente repaginado, vem atuando há alguns anos na rota Belém/Manaus/Belém no transporte misto de cargas e passageiros. O “AMAPÁ” continua sem operar, com possibilidade de futuramente voltar ao tráfego. Enquanto isto, o “Amazonas”, encontra-se em Manaus sem operar e o “Roraima”, que foi doado ao município de Cametá, dando proteção ao cais da cidade depois do seu afundamento naquele local.

MARESIAS

Mais um ex-Comandante da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental-CPAOR passou a residir em Belém, atuando como civil no setor aquaviário.

A HENVIL Transportes sempre muito elogiada pela placa genial colocada no Camará, que chama muita atenção daqueles que se dirigem ao Marajó.

Aliás, a HENVIL já conseguiu no elogios até do nosso bom Governador Helder Barbalho, pelo serviço irrepreensível que vem prestando. Isto é muito bom.

Já está de férias bordejando por Belém, o nosso amigo Comandante-CLC Ricardo Monteiro, que regressou da Europa. Ele estava no Comando do NT “Dragão do Mar”.

O porto de Porto Velho, que completou recentemente 46 anos, iniciou suas atividades como um “PONTÃO” onde atracavam os navios convencionais para viagem.

Um acordo de cavalheiros foi firmado entre a CODESP-Companhia Docas de Santos SP e a Praticagem daquele porto, envolvendo a navegação de cabotagem. Muito bom.

A cábrea “Rio Branco” da REICON, dentro em breve estará participando de uma importante operação, isto se não ocorrer acidente de percurso.

Muita coisa boa está sendo anunciada para o porto de Vila do Conde, inclusive a reflutuação do navio-boiadeiro “HAIDAR”, ainda no decorrer deste ano.

Os abnegados Práticos da Barra continuam enfrentando grandes problemas para manobra dos navios Petroleiros em Miramar em função do grande assoreamento.

Hoje na rota Belém/Manaus/Belém no setor fluvial a melhor opção, sem favor nenhum, são os navios para viagem da ENART, inclusive o catamarã “Rondônia”.

Dentro de mais alguns dias a primeira Capitão-de-Longo Curso Comandante Hildelene Lobato Bahia, do Brasil, estará dando um bordejo familiar pela capital paraense.

A bela armadora amazonense Jéssica Sabbá, da WPL, vem consignando os melhores elogios pelo seu extraordinário trabalho à frente do SINDARMA.

O bom caráter empresário Francisco Del Tetto, através da secular Oficina Santa Terezinha, tem uma grande lista de bons serviços prestados ao setor.

Hoje o colunista manda um beijo e uma rosa para dra. Lucília Camarão, educação e pessoa, que dá o brilho da sua inteligência a secular Praticagem da Barra. (AS).

 

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next