Alunos do 1º ano da EFOMM realizaram juramento à bandeira no ciaba

Os alunos do 1º ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) realizaram o Juramento à Bandeira, no dia 11 de setembro, no CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”.
Ao recitar o Juramento, em um ambiente de muita emoção, prometeram se dedicar inteiramente ao serviço da Pátria. Concluíram o Juramento com o desfile em continência à Bandeira Nacional.
A cerimônia foi presidida pelo Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, Comandante do 4º Distrito Naval. Na ocasião, também foi lida a mensagem do Almirante-de-Esquadra Marcelo Francisco Campos, Diretor-Geral de Navegação, aos alunos da Turma Poseidon
A cerimônia de Juramento à Bandeira foi transmitida em tempo real pelo canal oficial da Marinha do Brasil no YouTube. As adaptações necessárias para a realização da cerimônia foram em conformidade com as medidas de enfrentamento a COVID-19.
Em virtude da situação epidemiológica vivida no País, a cerimônia foi restrita apenas aos envolvidos na realização do evento.

Recebemos

Prezado jornalista e amigo Alyrio Sabbá

Primeira Mensagem

Venho através desta mensagem agradecer em nome do SINDMAR, a nota postada em O Liberal – Alyrio Sabbá – 06/09/2020, onde se refere à Mensagem Circular dirigida aos associados e representados sobre o PL – BR do MAR do Governo Federal que no momento tramita no Congresso Nacional ligado a navegação de cabotagem.
Igualmente informo que referida nota nas redes sociais ligadas aos marítimos, tem sido de muito positiva repercussão por se tratar de um instrumento legal de extrema importância para o setor e para o Brasil. O SINDMAR tem reiterado que defende uma Marinha Mercante genuinamente nacional, em que os navios tenham bandeira brasileira e os marítimos que atuam em águas brasileiras sejam também nacionais.

Segunda Mensagem

Conforme escrevi acima, a repercussão de sua nota postada em O Liberal – Alyrio Sabbá, 06/09/2020, sobre o PL – BR do MAR do Governo Federal, foi muito positiva nas redes sociais.
Um grupo que se destaca é o Pelicano Mercante que tem presenças reconhecidas, tais como:
• OSM e Advogado Edson Areias/Coordenador do grupo/Ex-Presidente do SindMáquinas;
• CLC Rômulo Augustos/Ex-Presidente do SindNáutica;
• CLC Edison Calenzo/Ex-Inspetor Geral da Fronape-Petrobras;
• CLC Gondar/Centro dos Capitães;
• Práticos Arthur Alagão, Fábio Fontes e Carlos Weber; e
• Tantos outros CLCs e OSMs renomados na Marinha Mercante e em outros setores.
O grupo acima postou sua página de O Liberal – Alyrio Sabbá, 06/09/2020, e um outro assunto que chamou atenção foi a redução de formandos na EFOMM.

Atenciosamente,

Darlei S Pinheiro
CLC – Comandante
Delegado Regional do SINDMAR em Belém do Pará e
Diretor da FNTTAA

Nota 1

A nossa Universidade do Mar, que é o poderoso CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, graças ao alto nível curricular de seus alunos, tem proporcionado à Marinha Mercante Brasileira excelentes profissionais. Hoje destacamos duas grandes expressões: CLC Ricardo Monteiro e CLC Hildelene Lobato, ambos do Quadro Efetivo da Transpetro. Hildelene vai disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Belém na próxima eleição e tem tudo para ser eleita.

Nota 2

Os dois últimos Comandantes do 4º Distrito Naval, vices-almirantes Edervaldo Teixeira de Abreu Filho e Newton de Almeida Costa Neto, logo logo após deixarem o serviço ativo da Marinha do Brasil, passaram a exercer importante funções na área civil. Ambos realizaram um grande trabalho em toda a área de Jurisdição do 4º Distrito Naval, Pará, Amapá Maranhão e Piauí.

MARESIAS

O setor portuário de Santarém vai disparar, no bom sentido, com relação à exportação de soja através do Tapajós, com operações dos grandes navios de longo curso no sistema Ship (To) Ship. Muito bom e nota 10, inclusive para UNIPILOT.

Muita gente não sabe, mas a Guarda Portuário da CDP- Companhia Docas do Pará, já teve até um General do Exército da Reserva no seu Comando, isto nos bons tempos dessa estatal portuária. O seu efetivo contava com mais de 300 homens.

Pelo seu especial conteúdo, modéstia à parte, a coluna bordeja nos dias de sua publicação também pelo Tribunal Marítimo no Rio de Janeiro. Essa CÔRTE tem o nosso grande amigo Almirante Lima Filho, por sinal reeleito por mais dois anos.

Honra ao Mérito para o soamarino empresário Leonel Pinho, grande responsável pela Associação que congrega os apaixonados pelo esporte náutico. Graças ao seu incentivo Belém conta hoje com o maior número de jet-skis, perdendo somente para São Paulo.

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, não dá um “PIO” sobre a retirada dos obstáculos que impedem a Livre navegação através do rio Tocantins, entre eles o Pedral do Lourenço, cuja derrocagem continua só na promessa…

O bom caráter dr. Alexandre Carvalho, realizou um grande trabalho à frente do SINDOPAR – Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Pará, hoje dá o brilho da sua inteligência e capacidade ao Governo do Estado. Nota 10.

O movimento no porto de Vila do Conde, administrado pela CDP-Companhia Docas do Pará, vem aumentando cada vez mais com a presença de grandes navios, na sua maioria de bandeiras estrangeiras. Isso é muito bom.

A presença da CARGILL no município de Abaetetuba, bem próximo a Vila do Conde, vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento deste município. Por sinal, esse importantíssimo Grupo multinacional se faz presente em diversas direções da Amazônia.

Dizem, não sei… que o atual Diretor de Gestão Portuária da CDP – Companhia Docas do Pará, é um verdadeiro PHD em assuntos portuários, ele que já exerceu outras importantes funções no setor, inclusive em Salvador na Bahia. Muito bom. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next