Grande trabalho vem realizando o jovem presidente do SINDARPA em defesa da navegação fluvial

Elogiável trabalho vem realizando à frente do SINDARPA – Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará, o jovem armador e empresário dr. Breno Dias, que também é Diretor da grande empresa TRANSDOURADA e do conceituado Grupo G.DIAS. Com pouco tempo a frente dessa entidade já demonstrou o seu grande dinamismo, com importantes realizações em favor da categoria, gozando inclusive de grande prestígio também junto às autoridades navais.
A foto do arquivo da coluna lembra o dia em que foi agraciado com a Medalha AMIGO DA MARINHA, acompanhado de sua bela esposa, Roberta, vendo-se também o então Comandante do 4º Distrito Naval Vice-Almirante Edlander Santos e a dra. empresária Sônia Guedes – Presidente da SOAMAR-Belém. (Foto: Luiz Celso).

Dinamismo de um Prático do Rio Amazonas na presidência do CONAPRA

Hoje o CONAPRA – Conselho Nacional de Praticagem, tem na presidência um Prático da ZP-1 (Rio Amazonas) trata-se do PHD Ricardo Falcão, nome destacado internacionalmente, que vem realizando um grande trabalho à frente dessa entidade, que funciona no Rio de Janeiro. Teve atuação destacada inclusive em recente encontro ligado ao setor realizado no vizinho Estado do Amapá.
Como se sabe, Ricardo Falcão disputou uma cadeira na Câmara Federal na última eleição pelo Estado do Amapá, não chegou lá, mas, com certeza, se assim quiser, na próxima a nossa ZP-1 terá um representante em Brasília. Seu nome já está gravado em todo Estado do Amapá. Eu acredito.

FIRMATURA NO CIABA acontecerá no próximo dia 4 de dezembro

Já está programada para o dia 4 de dezembro próximo a Formatura dos Praticantes-Alunos, das Especialidades de Náutica e de Máquinas (são 107 jovens) que partem depois para o estágio final de um ano a bordo de navios Mercantes, para obtenção da Carta de 2º Oficial de Náutica e 2º Oficial de Máquinas. Em função da situação epidemiológica vivida no país, a cerimônia será restrita aos envolvidos, com poucos convidados.
Por unanimidade dos futuros Oficiais Mercantes, com aprovação do Comandante do CIABA, a Turma “POSEIDON” terá como PATRONO o ilustre Capitão-de-Longo-Curso Ricardo Monteiro, uma das grandes expressões da Marinha Mercante Brasileira. Hoje a nossa Universidade do Mar, que é o CIABA, tem no seu Comando o CMG Josué Fonseca Teixeira, Oficial Superior da nossa gloriosa Marinha do Brasil, de elevados méritos, que realiza ali um grande trabalho.

Uma notícia que jamais poderíamos pensar em publicar

Mais uma empresa de navegação fluvial encerrando suas atividades, o que é muito lamentável, numa região onde “os rios são as estradas naturais”, por isto e outras coisas mais, neste momento, em virtude da situação envolvida pela Covid-19, seria muito oportuno uma ajuda financeira destinada também ao setor aquaviário da Amazônia, para que não venha acontecer o mesmo com pequenas empresas. E isto por parte do governo Federal também.
Daí porque o setor da navegação fluvial, todos unidos, envolvendo-a Amazônia Oriental e Amazônia Ocidental, deverão eleger seus representantes na próxima Eleição para a Câmara Federal, como fizeram outros segmentos, como o da Indústria, Comércio e etc. Vamos em frente, porque “só a união faz a força”.

MARESIAS

Hoje os elogios vão para a equipe do gabinete do Comandante do 4º Distrito Naval, composta de verdadeiros gentlemans, desde o marinheiro ao oficial. Isto é muito bom.

Gente fina é outra coisa. Comandante Barbeito – Superintendente da nossa secular Praticagem da Barra, através da bela dra. Lucília, agradeceu as notas sempre defendendo a categoria.

A REICON, pioneira na Amazônia Oriental no transporte de gás de cozinha em botijões, marca meio século sem registrar qualquer acidente. É muita competência. Parabéns.

O armador e empresário dr. Daniel Pereira, hoje também portador do Mérito Naval, sem alardes, vem com novidades a caminho. Ele, também com a HENVIL, solucionou o transporte fluvial para a Ilha do Marajó.

Nosso bom amigo dr. Adalberto Tokaski, em mais um mandato na ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, ele que, por sinal, é CIDADÃO DO PARÁ, merecidamente.

Robustos soamarinos, como os amigos engenheiro-empresário dr. Carlos Nascimento, professor dr. Mecenas Gonçalves, momentaneamente, saíram do circuito mas, brevemente, voltarão. Entre outros.

Voltaram os comentários no setor de que a atual Diretoria da CDP – Companhia Docas do Pará, vem fazendo tudo para que seja concretizada a reflutuação do navio-boiadeiro “HAIDAR”.

Aliás, sobre este assunto, o Grupo SUPERPESA, vencedor da Concorrência há quase dois anos passados, não se sabe porquê, não realizou a reflutuação do mesmo…

Agora mais um amigo como Ministro do Supremo Tribunal Militar, o Almirante-de-esquadra Leonardo Puntel, que acompanhamos desde quando CMG, no Comando do Veleiro “Cisne Branco”.

Há pouco mais de 5 anos a HERMASA operou o maior comboio fluvial através do rio Madeira, fazendo a rota Porto Velho, com 40 mil toneladas de grãos, até Itacoatiara, sem problemas.

Hoje, por ironia do destino, o rio Madeira não oferece condições de segurança para a navegação noturna. O tráfego está suspenso por determinação da Marinha. Justo.

Tem gente no setor bastante preocupada. A “Dona Justa Federal” poderá bordejar a qualquer momento, portanto, Olho Vivo, porque “mato tem olhos e paredes têm ouvidos…”. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next