Recordar é viver! Veleiro “Cisne Branco” em Belém em foto do arquivo da coluna

Sempre é bom recordar os bons momentos quando das passagens por Belém do Navio-Veleiro “Cisne Branco” da Marinha do Brasil, que aparece na foto. Esta foto, por sinal, tem um sentido muito especial para este colunista, muito embora já passados muitos anos, mas a amizade com o seu Comandante na ocasião continua cada vez mais estreita, o então Capitão-de-Mar e Guerra Leonardo Puntel. Hoje, graças a sua brilhante trajetória, é Almirante-de-Esquadra e recentemente passou a exercer as funções de Ministro do Supremo Tribunal Militar, o que muito nos alegrou. Mais uma vez desejamos contínuo sucesso. Na foto menor,  Leonardo Puntel com o colunista.

ATP – Associação de Terminais Portuários Privados convida o colunista

O colunista recebeu o convite da ATP – Associação de Terminais Portuários Privados para importante evento que será realizado em Brasília. Na oportunidade, empresários e importantes nomes do Governo se farão presentes.
O significativo acontecimento pela primeira vez será realizado 100% na forma virtual, sendo de grande importância para o setor. Com certeza a Amazônia estará muito bem representada, já que a ATP vem tendo papel de extraordinária importância na região, sempre contribuindo para o seu desenvolvimento.

Aprovado o novo Estatuto da CDP em importante Reunião Extraordinária do CONSAD

Em reunião Extraordinária do CONSAD – Conselho de Administração Portuária da CDP – Companhia Docas do Pará, foi aprovado o novo Estatuto da empresa, que naturalmente deverá ser levado ao órgão superior para a devida avaliação, para em seguida passar a ser aplicado, cujo assunto posteriormente voltaremos a informar com melhores detalhes, trazendo as mudanças que aconteceram.
Aliás, ainda na esteira da CDP, dizem, não sei… está acontecendo uma certa discordância, entre a área operacional e a Guarda Portuária, com relação a certas vantagens, mas isto também depois eu conto.

Cais do Porto festivo

A grande novidade no cais do porto de Belém no momento é o Navio-Escola “BRASIL”, com uma turma de Guardas-Marinha a bordo, em Viagem de Instrução. Ontem, por sinal, aconteceu a bordo do mesmo um coquetel 5 estrelas oferecido pelo Comando do 4º Distrito Naval, por sinal muito prestigiado por ilustres convidados. A presença desta Unidade da nosso gloriosa Marinha do Brasil sempre é uma festa, com a presença constante, muito especialmente, das belas jovens paraenses, que vão levar os acenos, mesmo de longe, aos jovens Guardas-Marinha, futuros Oficiais das nossa Armada. Bem-vindos!

Nas mãos do Comandante do 4º DN o livro “O MAR COMO DESTINO”

Já está nas mãos do nosso muito estimado Vice-Almirante Valter Citavicius Filho – Comandante do 4º Distrito Naval, o livro “O MAR COMO DESTINO”, uma obra muito especial do velho timoneiro Comandante CLC Álvaro Almeida, por sinal paraense, presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, que foi representado pelo Comandante CLC Afonso de Almeida Corrêa – Diretor de Comunicação Social do referido Centro, que se fez acompanhar do também Comandante CLC Ricardo Monteiro. O colunista agradece os elogios consignados, por essa Autoridade Maior da Marinha em nossa capital.

Recebemos:

Especial mensagem o colunista recebeu, que muito nos sensibilizou, pelo seu especial conteúdo, do leitor Ademir Skardino Guimarães, ainda mais por ser filho do saudoso amigo Comandante Guimarães, que o colunista ainda no fulgor da sua mocidade (20 anos) teve a grande satisfação de viajar com o mesmo no navio “Sapucaia”, que pertencia à frota dos SNAPP, recebendo do mesmo bons ensinamentos, que contribuíram para o nosso sucesso no quadro da autarquia. Nosso muito obrigado pelas referências elogiosas para a coluna que já completou meio século exclusiva em O LIBERAL. Um grande abraço.

MARESIAS

O colunista recebeu o convite de Edeon Vaz Ferreira / Agrosoja, para participar do “Diálogos Hidriviaveis-2020”, uma realização do Movimento Pró-Logística e do Instituto de Engenharia de São Paulo, cujo encerramento será no dia 7 de Dezembro.

SULNORTE, que já chegou em Santarém, uma das maiores empresas de Apoio Marítimo, Fluvial e Portuário, agradecendo a nota publicada na coluna. Aliás, o mega-estaleiro Rio Maguari vai construir em Belém para a mesma uma série de rebocadores azimutais.

Muita gente não está acreditando na estadualização da CDP – Companhia Docas do Pará e sim na sua privatização, como assim deseja o Governo Federal, mas isto, se acontecer, com certeza só será no próximo ano. Resta aguardar os acontecimentos.

Com o recente evento social a MARINE ESPAÇO NÁUTICO, que funciona no litoral de nossa capital, ganhou destaque na mídia Nacional. Na verdade foi o maior evento do ano realizado na “BEIRA DO RIO”. Os detalhes foram publicados na TROPPO de “O LIBERAL”, inclusive.

Nossas desculpas aos prezados leitores que se dirigiram ao colunista pedindo detalhes da empresa de navegação que estaria encerrando as suas atividades, é que por questão de ética, deixamos de informar o nome da mesma. Mas… depois eu volto.

Possivelmente, tudo ainda a confirmar, teremos a visita do nosso estimado amigo Almirante-de-Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, Comandante de Operações Navais da nossa gloriosa Marinha do Brasil. Em Belém tem muitos amigos e amigas.

Já chegou às mãos do gentleman vice-almirante Valter Citavicius Filho – Comandante do 4º Distrito Naval, o livro “O Mar Como Destino”, enviado pelo seu autor, nosso grande amigo Comandante CLC Álvaro Almeida, Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante.

De fora as duas últimas administrações da CDP – Companhia Docas do Pará, mas os grandes Petroleiros da TRANSPETRO migraram para São Luís do Maranhão porque essa empresa não quis atender os Melhoramentos solicitados no Terminal SOTAVE. Ficou somente numa operação Ship To Ship.

Dizem, não sei… que está surgindo mais um problema lá em Vila do Conde. Se confirmado, logo logo voltaremos com os devidos detalhes. Mas de qualquer maneira, repetimos aquele dito popular: “Onde tem fumaça, com certeza tem fogo”. Anotem, porque eu volto. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next