Uma das últimas aparições no setor do Almirante Newton antes e deixar o Comando do 4º Distrito Naval

O colunista, que ,manteve um estreito relacionamento amigo com o Vice Almirante Newton de Almeida Costa Neto, quando Comandante do 4º Distrito Naval, vem sempre acompanhando a sua nova trajetória, agora na área civil, como diretor da Amazônia Azul, onde vem tendo extraordinário desempenho. Na verdade não poderia ser ao contrário, considerando a sua brilhante trajetória na nossa gloriosa Marinha do Brasil. Na sua mensagem de despedida, isto há cerca de sete meses, fez especial recomendações ao seu substituto, o Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, para que continuassemos apoiando o mesmo, por se tratar de um bom amigo de longas datas e de alta competência.
Na foto, no momento agradável,, o Almirante Newton aparece com o Prático da Barra, Evandro Abi Saab e o Superintendente da mesma, Comandante Barbeito, dias antes de deixar o Comando do 4º Distrito Naval.(Foto: Luiz Celso).

Tudo indica que a CODESP e a CODESA só serão privatizadas no próximo ano

Com certeza neste ano ainda não acontecerá a anunciada a privatização da CODESP – Companhia Docas do Estado de São Paulo e da CODESA – Companhia Docas do Estado do Espírito Santo, seguindo a nova política do atual Governo Federal.
Enquanto isso, corre solto no setor que a CDP – Companhia Docas do Pará está na iminência também de ser privatizada, ou até mesmo estadualizada, mas isto, pelo menos até o momento não tem nada confirmado oficialmente, apenas comentários pelos bastidores.
Por sinal a CDP conta hoje com os dois Portos mais movimentados da Amazônia Oriental, sendo de Santarém e o de Vila do Conde.

Formatura na EFOMM confirmada para o próximo dia 4 de dezembro

Já está confirmada para o próximo dia 4 de dezembro a Formatura dos novos Praticantes-Alunos das especialidades de Náutica e de Máquinas, através da EFOMM – Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, do CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”. Desta vez não teremos cerimônia formal e nem convidados como das vezes anteriores, devido ao isolamento imposto pela crise do coronavírus.
Serão apenas 107 jovens, homens e mulheres, que em seguida partiram para o estágio final de um ano a bordo de navios mercantes brasileiros, para a obtenção da Carta de 2º Oficial de Náutica e 2º Oficial de Máquinas, devidamente qualificados para o exercício dessas funções.

Ainda a premiação no Encerramento do PSNA-2020 pela CPAOR

Com certeza, o encerramento do atual Programa de Segurança da Navegação na Amazônia 2020 (PSNA), deverá ser o último evento que será presidido pelo atual Comandante da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR, Capitão-de-Mar-e-Guerra Manuel Pinho, que no início de 2021 estará deixando essa função, onde vem tendo uma extraordinária revelação.
Podemos informar que, se por acaso não acontecer a cerimônia, como nos anos anteriores, devido a pandemia, as premiações serão feitas sem maiores problemas aos vencedores. Sobre o assunto voltaremos oportunamente.

MARESIAS

Original lembrança voltada para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré-Padroeira de Belém, foi enviada para o colunista pela MEGA LOGÍSTICA, a empresa que mais cresce no Brasil no setor de Operações Fluviais Marítimas e Portuárias.

Nossa distinta amiga Professora Selma Grello, arquivo vivo da nossa Universidade do Mar, obsequiando-nos com o melhor doce de cupuaçu da Amazônia. Isto acontece todos os anos nas proximidades do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Este ano não foi diferente.

Tudo indica que as áreas portuárias desocupadas existentes no porto de Santarém, já estão sendo disputadas, considerando o futuro promissor do referido Porto, inclusive consta no setor que já tem um Grupo multinacional no circuito.

Nosso amigo Senador Zequinha Marinho foi um dos políticos paraenses visitado pelo Presidente da República Jair bolsonaro, quando da sua visita a cidade de Breves/Marajó, assim como os deputados Joaquim Passarinho e Éder Mauro. Somente.

O ministro de Minas e Energia, que é uma alta patente da nossa gloriosa Marinha do Brasil, dizem, não sei… que ele tem um “afilhado” em Belém, exercendo a presidência de uma conhecida Estatal Portuária, mas isto Depois eu conto o nome dele, se confirmado.

O Terminal Hidroviário de Passageiros “Luiz Rebelo Neto”, administrado pela CPH – Companhia de Portos e Hidrovias, voltou a apresentar um bom movimento, oferecendo absoluta segurança e conforto especial para os seus usuários. Muito bom.

Mas uma vez o Navio-Auxiliar “Pará” do Grupamento de Patrulha Naval do Norte do 4º Distrito Naval, teve uma missão muito especial, receber o Presidente da República e a primeira-dama do Brasil. Foi só elogio para essa unidade. Que bom.

Não é possível que agora com as recomendações do Presidente da República, através de Decreto, voltado para as Companhias Docas, o porto de Vila do Conde não receba os melhoramentos necessários. Tem gente de olho no lance.

Hoje o tráfego fluvial entre Belém e Manaus no transporte de passageiros está restrito a poucas empresas. Delas, a que oferece os melhores navios, destaca-se a A. R. Transportes – ENART, que conta também com o catamarã “Rondônia”. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next