Nova entidade passou a funcionar em Brasília voltada para os interesses do setor pesqueiro nacional

Os armadores de pesca e proprietários de embarcações pesqueiras acabam de criar uma entidade nacional para representá-los, com sede em Brasília, tendo como principal objetivo tornar a categoria conhecida e reconhecida como produtora de proteína animal, e, através da mesma, também mostrar a necessidade e a importância da criação de um Programa de substituição da frota pesqueira, nos moldes da existente para os táxis, buscando também solução para carência de mão-de-obra qualificada com escolas específicas, como da antiga Escola Tamandaré, extinta na década de 80.
Na nova identidade o Pará está representado pelo conceituado empresário Apoliano Nascimento, como vice-presidente, ele que também é presidente do SINPESCA, que por sinal aparece na foto com o colunista, tendo ainda como Diretor da Região Norte o também empresário Apoliano Oliveira do Nascimento Júnior. (Foto: Luiz Celso).

Coluna Alyrio Sabbá

Meio século exclusiva em “O LIBERAL”

Pelo seu especial conteúdo transcrevemos na íntegra a mensagem recebida:

Prezado jornalista Alyrio Sabbá

Não é qualquer um que chega a uma marca histórica dessas.
Todos temos muito a agradecer a tão brilhante profissional, da mais elevada estirpe, cujo trabalho dignifica, honra e contagia a todos que buscam e prezam por um jornalismo e informação de credibilidade.
Seu nome está marcado na história dos grandes colunistas de nossa imprensa regional e reconhecido em outras muitas partes do nosso país.
Parabéns estimado jornalista, um dos grandes patrimônios do nosso estado, que orgulha nosso povo, ENOBRECE e ENGRANDECE nossa região.

Cileno Borges – Conselheiro do CONSAD da CDP – Companhia Docas do Pará.

Nota

Muito significativa a publicação institucional da Praticagem da Barra do Pará na 40ª Edição da Revista Passadiço, do Centro de Adestramento “Almirante Marques de Leão” da Marinha do Brasil, retratando ao longo da história a importante contribuição do Serviço de Praticagem para o desenvolvimento do país.
O atual Diretor-Presidente desta secular entidade é o Prático Leonardo Claro Garcia, Oficial Superior da Reserva da Marinha do Brasil, que vem exercendo um excelente trabalho.
______________________

No último dia 9 de novembro o presidente do Tribunal Marítimo (TM), Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, proferiu uma palestra para os 84 Estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia 2020, na Escola Superior de Guerra (ESG).
Na ocasião, o Juiz-Presidente do TM, enfatizou, em sua palestra, as atribuições e a importância das atividades desenvolvidas pelo TM em prol da segurança da navegação em águas jurisdicionais brasileiras, a dinâmica dos julgamentos dos processos que envolvem acidentes e fatos da navegação e as demais atividades desenvolvidas pela “Corte Marítima”, como o Registro de Embarcações e Armadores Brasileiros e destacou, ainda, o importante papel das Organizações Militares do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário. A palestra foi prestigiado de maneira presencial pelo Almirante-de-Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Comandante da ESG, e, de maneira virtual, pelos Estagiários.

MARESIAS

Muito especial a mensagem enviada para o colunista pelo combativo cedepeano Cileno Borges – Conselheiro do CONSAD da nossa CDP – Companhia Docas do Pará. Suas palavras muito nos sensibilizou. Um grande abraço de agradecimento. Valeu mesmo.

As reclamações são constantes em relação a aglomeração diária na Rua Siqueira Mendes entre a Praça da Sé e a Praça do Carmo. Já está na hora de dar um basta, mesmo porque funciona em Belém um moderno Terminal Público de Passageiros.

O candidato à vice-presidência da SOAMAR-BRASIL, conforme já informamos anteriormente, deverá ser um soamarino paraense, que por sinal goza de extraordinário conceito junto a alta cúpula da Marinha do Brasil. Trata-se de gente da melhor qualidade.

Continua crescendo consideravelmente o uso de contêineres no setor portuário brasileiro. É sem dúvida o grande atrativo para o exportador brasileiro. Em Vila do Conde o TECON/CONVICON do Grupo Santos Brasil o movimento aumentou neste ano.

Até parece que vai acontecer o mesmo que aconteceu com o navio “Presidente Vargas”, que não foi retirado do fundo do Rio Paracauari em frente ao Trapiche de Soure, com relação ao navio-boiadeiro “HAIDAR”, que naufragou no porto de Vila do Conde.

Uma das Agências Fluviais mais antigas da Amazônia está localizado na cidade de Boca do Acre, fazendo parte da Jurisdição do Comando do 9º Distrito Naval, sediado em Manaus. Por muitos anos foi dirigida por um 1º Tenente da Reserva da Marinha do Brasil.

O Grupo MEGA, que cresce a cada dia, voltado para diversos segmentos ligados ao setor fluvial, marítimo e de operações portuárias, está contando com o bom trabalho do bom caráter Comandante Santiago, que a gente da melhor qualidade.

A CPH – Companhia de Portos e Hidrovias, órgão do Governo Estado, hoje em fase de muito dinamismo, incorporando novos Terminais Fluviais em diversos municípios paraenses. Antes do final do ano outros deverão ter suas obras concluídas.

O estaleiro INACE de Fortaleza, por sinal o único que funciona na capital cearense, chegou a exportar mais de 20 iates de luxo, muito especialmente para os Estados Unidos. Todos os anos está presente na Feira Náutica de Miami. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next