Destaque especial para o presidente da FIEPA pelo grande trabalho que vem realizando

Hoje a coluna faz um destaque muito especial para o presidente da FIEPA, empresário José Conrado, que aparece na foto com Carlos Xavier, Presidente da FAEPA e Apoliano Nascimento, presidente do SINPESCA, pelo extraordinário trabalho que vem desenvolvendo nessa importante entidade, por sinal sempre de braços abertos para o setor fluvial e naval, com a cessão de seus auditórios para realização de importantes eventos, sem qualquer custo para os mesmos.
Por sinal, José Conrado aniversariou recentemente, sendo bastante cumprimentado pelo grande grupo de amigos. Embora um pouco atrasado vai o tríplice abraço do colunista, com votos de permanente sucesso. (Foto: Luiz Celso).

Mesmo em momento difícil a Praticagem continua operando dia e noite

Mesmo com atual momento muito difícil, a Praticagem de todo o Brasil continua operando 24 horas com o objetivo de garantir o funcionamento da economia e especialmente o abastecimento da população, provando que é mais essencial do que nunca. A categoria nunca esteve tão unida como agora, ajudando, inclusive, os mais necessitados, em ato da mais pura solidariedade, isto vem sendo também observado em todas as direções da Amazônia, tudo com o objetivo de ajudar o Brasil a superar esse momento de crise.
Os práticos, que são conhecidos no exterior como “Anjos da Guarda do Patrimônio Público e Privado”, passam a ser também “Anjos da Guarda dos mais necessitados”.

BANDEIRA ESTRANGEIRA nos navios da TRANSPETRO

Está correndo solto nos meios marítimos do Rio de Janeiro, que a TRANSPETRO, subsidiária de transportes marítimos da Petrobras, está no firme propósito de passar seus navios para BANDEIRA ESTRANGEIRA, possibilitando com isso o embarque de marítimos filipinos, indianos, peruanos e de outras nacionalidades. As razões todo mundo sabe.
Se isto tem um fundo de verdade, será um absurdo inadmissível, considerando que hoje no Brasil existe um número expressivo de mercantes desempregados, e ainda mais, dentro de alguns dias, mais de 300 jovens estarão concluindo os cursos de Náutica e de Máquinas através do CIAGA-RJ e CIABA-PA.

Veleiro “Cisne Branco” transitou pela capital paraense

Desta vez o Veleiro “Cisne Branco” da Marinha do Brasil, teve uma permanência maior em nossa capital, passando pela Escadinha do Cais do Porto e depois pela Base Naval de Val-de-Cães-BNVC. Em decorrência do problema mundial voltado para a Covid-19, esta Unidade teve que interromper o seu roteiro internacional, retornando ao Brasil. De Belém seguiu rumo a capital pernambucana.
O “Cisne Branco”, trouxe para o colunista a lembrança de um grande amigo, quando ainda CMG foi seu Comandante, outro senão o hoje Almirante-de-Esquadra Leonardo Puntel, agora Ministro do Supremo Tribunal Militar, para quem vai o nosso grande abraço.
__________________________________

Hoje um dos maiores problemas para os Praticantes-Alunos saídos do CIAGA-RJ e do CIABA-PA, é sem dúvida o estágio final de um ano a bordo dos navios mercantes, para obtenção, no final, das Cartas de 2º Oficial de Náutica e 2º Oficial de Máquinas, que dá condições para o pleno exercício das referidas funções, tanto assim que até hoje ainda existem Praticantes que não conseguiram terminar o estágio, que é obrigatório. Triste

MARESIAS

Hoje, 635 Práticos atendem as diversas empresas de Praticagem, sendo a maior de todas a ZP-1 (Rio Amazonas), que reúne perto de 90 profissionais em atividade.

O jovem presidente do SINDARPA, que é um verdadeiro gentleman, armador e empresário dr. Breno Dias, já fez uma visita de cortesia ao Almirante Valter, Comandante do 4º Distrito Naval.

Por sinal, o armador e empresário dr. Breno Dias também faz parte da Diretoria da nossa SOAMAR-Belém, onde goza de muita estima dos seus companheiros. É gente fina.

O Veleiro “Cisne Branco” da Marinha do Brasil, que escalou recentemente em Belém, trouxe muitas lembranças do amigo Almirante-de-Esquadra Leonardo Puntel.

O novo Prefeito de Belém, com certeza não vai esquecer da Ilha do Mosqueiro, criando a linha fluvial diária, com objetivo de dinamizar o turismo. Iniciativa que será muito bem-vinda.

Com a entrega dos Armazéns da CDP-Companhia Docas do Pará, para o Governo do Estado, restará para operações de grande navios os armazéns 11 e 12 comercialmente.

Continuam à venda três portos no litoral de Belém. Um deles oferece calado para embarcações de grande porte. Dois deles próximos da capital, com Armazém inclusive.

Belém está necessitando de pelo menos dois Terminais Fluviais de Passageiros, um localizado nas proximidades do Porto do Sal e, outro, na Praça da Condor.

A Câmara Municipal de Bragança recentemente reivindicou à Marinha do Brasil a instalação de uma Agência Fluvial. Aliás, há alguns anos passados já funcionou uma ali.

Aqueles Catamarãs construídos em Belém para o Governo do Estado de São Paulo, estão fazendo grande sucesso na rota Santos/Guarujá/Santos, no transporte de passageiros.

A empresa CAMILA Navegação, sem alardes vem aumentando o seu raio de ação, sempre recebendo muitos elogios pela seriedade nos seus serviços. Por isto já faturou muitos prêmios.

Prestes a completar nove meses à frente do Comando do 4º Distrito Naval, o Vice-Almirante Valter Citavicius Filho já marcou o seu trabalho com muitas realizações. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next