Antes da PANDEMIA a Formatura de novos mercantes pela nossa Universidade do Mar – CIABA era muito festiva

Sempre foi um momento muito festivo além de significativo para cerimônia de formatura dos novos mercantis praticantes alunos de náutica e de máquinas pela nossa universidade do mar que é o grande ciaba Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”. Lamentavelmente, Considerando o momento nada propício em função da covid 19, neste ano foi diferente, seguindo as recomendações sanitárias, através das autoridades da Marinha.
Conforme informamos anteriormente, foram 107 jovens que receberam as platinas de praticantes alunos, inclusive alguns estrangeiros, cuja turma teve como patrono o comandante CLC Ricardo Monteiro, hoje considerado como uma das grandes expressões da marinha mercante brasileira, pertencendo ao quadro efetivo da Transpetro. A foto lembra um momento de muita alegria em uma formatura anterior, quando os novos praticantes alunos faziam suas despedidas, para em seguida partirem para o estágio final a bordo dos navios mercantes. (Foto: Luiz Celso).

Três ex-presidentes da SOAMAR que muito fizeram pela entidade

Sem favor nenhum a coluna hoje destaca três ex-presidentes da nossa poderosa SOAMAR Sociedade dos Amigos da Marinha, que muito fizeram também pela entidade, que é considerada o braço civil da nossa armada. São eles: Raul Ramos Moreira, Milva Cabral Rebelo e Sônia Guedes, que por sinal aparecem na foto. A última acaba de transmitir a presidência para o armador e empresário Relton Osvaldo Pinto, que Com Certeza dará continuidade ao grande trabalho dessa guerreira, que tem papel de muita importância pelo desenvolvimento do nosso Estado através dos importantes segmentos que vem dirigindo. (Foto: Luiz Celso)

SINDARPA em fase de muito dinamismo em defesa do setor

Hoje os elogios vão também para o sindarpa sindicato das empresas de navegação fluvial lacustre e das agências de navegação do Estado do Pará (Gestão armador dr. Breno Dias) que, aliado aos seus companheiros de diretoria, vem de todas as maneiras buscando o melhor para os seus associados e, finalmente, para todo o setor fluvial da sua Jurisdição.
Destaca-se que no momento a defesa principal está voltada para o AFRMM – Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante, que só os indiferentes ao setor estão se posicionando contra, ignorando que na Amazônia “os rios são as estradas naturais….”.

Nota 1

A centenária Praticagem da Barra, uma das mais elogiadas do Brasil no seu gênero, conta hoje com uma sede muito especial que mantém inclusive vazão para a baía do Guajará, que já foi objeto de muitas visitas de grandes patentes da Marinha, merecendo os melhores destaques não só pela extraordinária arquitetura, como também pela organização, considerada como de primeiro mundo, ainda mais, pelo conforto e segurança que oferece aos seus funcionários. Um orgulho, fruto do trabalho de pouco mais de 30 profissionais, todos sempre unidos pelo bem da entidade, o que confirma que, na verdade… só dura muito que é bom.

Nota 2

Já está confirmada para o mês de janeiro, cuja data informaremos dentro de mais alguns dias, a posse do novo Comandante da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR. Trata-se do Capitão-de-Mar e Guerra André Luiz Martini Vieira, que por sinal estará sendo promovido a este Posto no final de dezembro. Enquanto isso, o bom caráter nosso amigo CMG Manuel Pinho, será movimentado para o Rio de Janeiro, depois de uma passagem brilhante pela CPAOR.
Muita gente não sabe, mas a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental é uma das mais movimentadas do Brasil. Tem jurisdição no MAR e nos RIOS.

Recebemos

Do Comodoro Álvaro José de Almeida Júnior, presidente do centro de Capitães da marinha mercante.
Meu Caro Alírio
Felicito o irmão e amigo pelos 50 anos de importantes notícias sobre o nosso poder marítimo.
A sua coluna, única no Brasil, com assuntos ligados a nossa profissão, engrandece todos os profissionais do mar e prestigia o “O Liberal”, maior jornal da Amazônia.
Parabéns, amigo. O MAR É NOSSO COMPROMISSO E AS ESTRELAS NOSSA INSPIRAÇÃO!

MARESIAS

HONRA AO MÈRITO. A Praticagem do Brasil, de acordo com a Revista FORBES, faz parte em segundo lugar das 100 empresas que contribuíram na luta contra o coronavírus, com R$ 10,2 milhões. Elogiável atitude, sobre todos os aspectos.

O aumento de calado na área de Santana-AP, sem favor nenhum, deve-se ao grande trabalho da ZP-1, que funciona com diversas empresas, filiadas a Cooperativa UNIPILOT, que tinha o saudoso e querido amigo Prático Enésio Júnior como presidente. Agora lá no céu.

O Grupo CELTE, capitaneado pelo bom caráter empresário e armador Celso Sganzerla, continua diversificando as suas atividades no setor, agora mesmo acaba de receber uma nova autorização da ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

Um grupo do Estado de Tocantins está sondando o setor fluvial em Belém, objetivando a aquisição de uma patente de uma empresa de navegação que, segundo consta, estaria “patinando”. Eu vou, mas depois eu volto ao assunto com detalhes.

O Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, segundo informação de crédito chegada a coluna, está satisfeito com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual Diretoria da CDP – Companhia Docas do Pará. Eu acredito.

Nossa grande data está se aproximando, ou seja, o DIA DO MARINHEIRO, que neste ano será comemorado dentro das normas recomendadas pela alta cúpula da Marinha do Brasil. Personalidades no Brasil receberam a Medalha do Mérito Tamandaré.

Dizem, não sei… que o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, deverá manter dentro em breve um importante encontro com o nosso Governador Helder Barbalho. Desse encontro poderá sair algo ligado a CDP. Estamos de olho no lance.

Na mesa do colunista o último número da bem editada Revista Rumos PRÁTICOS, trazendo importantes reportagens ligadas ao setor de Praticagem, inclusive, também da Amazônia, onde funciona a maior empresa (ZP-1) do mundo.

Não me canso de elogiar o extraordinário trabalho do CMG Manoel Pinho a frente da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR. Vai deixar marcada a sua passagem por sua terra natal, como Comandante dessa importante OM da Marinha.(AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next