Muito elogiado o trabalho desenvolvido pelo Tribunal Marítimo

Elogiável sob todos os aspectos o extraordinário trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, como Presidente do Tribunal Marítimo, função para qual foi reconduzido por mais dois anos, recentemente.
Quando na ativa da Marinha, entre as importantes funções exercidas, destacou-se também como Diretor de Portos e Costas-DPC, tendo, por sinal, diversas vezes bordejado a serviço pela capital paraense, onde é muito estimado, contando, inclusive, com muitos amigos.
Por sinal, essa Corte realizou recentemente o IX Workshop de Direito Marítimo, cujo evento foi muito prestigiado, com o tema denominado “Os Desafios da Atividade Marítima Nacional em 2021”.
Na foto o Almirante Lima Filho, presidente do TM, com o colunista, quando da sua visita a Belém. (Foto: Luiz Celso).

SINDARPA está buscando o melhor para a navegação fluvial

O jovem presidente do SINDARPA, armador dr. Breno Dias, sem alardes, vem realizando um trabalho muito especial em defesa da armação fluvial do Pará, buscando o melhor para as empresas, considerando a situação do momento, atingida pela pandemia, Com certeza chegará a bom termo, com apoio da bancada Federal do Pará, contando ainda com uma boa parceria por parte do SINDARMA, que tem a frente a armadora Jéssica Sabbá.
A FENAVEGA, que tem dois amazônidas, na presidência e na vice-presidência, com certeza estará também engajada em busca de melhores dias para a navegação fluvial da Amazônia.

Mais de 300 Praticantes-Alunos do CIAGA e do CIABA partirão para o estágio final

Habilitados como Praticantes-Alunos, mais de 300 jovens (homens e mulheres) formados pelo CIAGA-RJ e CIABA-PA, agora partirão para o estágio final nas categorias de Náutica e de Máquinas, objetivando as Cartas de 2º Oficial de Náutica e 2º Oficial de Máquinas, para o pleno exercício da função nos navios mercantes.
Lamentavelmente, não será fácil o embarque de todos de imediato, considerando a atual situação da Marinha Mercante Brasileira. Naturalmente, se houver boa vontade, o maior número deles poderá ser absorvido pela Transpetro, subsidiária de transportes marítimos da Petrobras.

Já assumiu o novo Presidente da Cooperativa UNIPILOT

O Comandante-Prático Adonis dos Santos Passos Júnior assumiu a presidência da UNIPILOT- Cooperativa que reúne as empresas de Praticagem da ZP-1, entidade maior de extraordinário conceito junto às Autoridades Navais, bem como no setor empresarial marítimo. Ele substituiu seu companheiro, Prático Linésio Júnior, que após praticar o bem, foi chamado por Deus, deixando muitas saudades.
O novo Presidente da Cooperativa UNIPILOT, dono de um currículo muito especial, Prático concursado, é também Oficial da Marinha Mercante, tendo atuado inclusive na DPC-Diretoria de Portos e Costas, dirigindo ainda com elevada inteligência o Grupo BAP.
Que o G.A.D.U. continue lhe iluminando, são os votos do colunista.

Um grande “Lobo do Mar” que não esquece seu incondicional amigo.

Muito gratificante a mensagem enviada para este colunista, pelo Comandante CLC Ricardo Monteiro, sem favor nenhum uma das maiores expressões da Marinha Mercante Brasileira, com três décadas e meia de TRANSPETRO, internacionalmente reconhecido como um PHD na arte de navegar.
O nosso agradecimento é muito especial, partindo de quem partiu, um “Lobo do Mar” que tem sido objeto de importantes elogios, muito especialmente nos inúmeros países onde já escalou, levando a bandeira do Brasil.
Agora é comigo mesmo. Que venham novos rumos e novos horizontes, com mares e ventos sempre a favor com a proteção do Bom Jesus dos Navegantes, porque, eu e você vamos em frente!

Linha Fluvial Belém/Mosqueiro/Belém diariamente está no PROGRAMA

Uma boa notícia. Segundo fonte ligada ao novo Prefeito de Belém, do seu PROGRAMA também faz parte a criação de uma Linha Fluvial Belém/Mosqueiro/Belém, cuja finalidade, além de atender a população da Ilha, é desenvolver também o turismo, já que ali existe um grande potencial, inclusive belas praias fluviais.
Com certeza essa iniciativa, por sinal, é muito bem-vinda, desde que seja concedida uma subvenção pela Prefeitura, não terá nenhuma dificuldade, mesmo porque embarcação não faltará, inclusive ferry-boats velozes que também transportarão viaturas. Resta agora aguardar.

MARESIAS

Hoje no Brasil, quem diria, os grupos estrangeiros movimentam o maior número de contêineres, através das suas empresas de navegação Mercosul Line, Aliança, CMA-CGM e LOG-IN, as duas primeiras na rota de Manaus. Quem diria…

O Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros, que será construído pelo Governo do Estado no próximo ano na cidade de Santarém, pelo que nos informaram, será coisa de primeiro mundo Aliás, o turismo alí com certeza vai disparar com o apoio do Governador Helder Barbalho.

O novo Prefeito de Belém, sem alardes, já está na MIRA do Mosqueiro com relação à criação da linha Belém/Mosqueiro/Belém diariamente, para isto não afasta uma possível parceria com o nosso Governador Helder Barbalho. Será muito bom.

Aquele Deputado Federal no Rio Grande do Sul, Alceu Moreira, naturalmente pensava que PRÁTICO se encontra em prateleiras… Não é mole exercer essa função. Só mesmo quem está completamente por fora do exercício dessa profissão pode pensar assim.

Aliás, sobre o Serviço de Praticagem, tanto de Porto como de Singradura, todas as ZPs estão com seus efetivos de profissionais completos, não existindo nenhuma necessidade, como aquela Senadora do PT-Partido dos Trabalhadores, vem reivindicando.

Elogiável, sob todos os aspectos, o trabalho do SINDMAR-Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante e Eletricistas, neste momento em que a Transpetro vem procurando prejudicar a categoria com a retirada de diversas vantagens. Triste.

Na semana que passou um forte Grupo, do Estado do Tocantins, esteve bordejando por todo litoral de Belém, passando, inclusive, lá no Terminal Sotave em Outeiro. Com certeza aí tem… De qualquer maneira, o melhor é aguardar mais um tempinho, Porque nada foi por acaso… (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next