CANA DO LEME – Um momento muito importante quando da posse do novo presidente da SOAMAR-Belém

Hoje a coluna traz mais uma significativa foto, onde aparece o Vice-Almirante Valter Citavicius Filho – Comandante do 4º Distrito Naval, dra. Sônia Guedes, e o novo presidente da SOAMAR-Belém,o armador e empresário dr. Relton Osvaldo Pinto, com a CANA DO LEME para conduzir a entidade no rumo certo.
Como já informamos anteriormente, a dra. Sônia Guedes, graças ao extraordinário trabalho desenvolvido à frente dessa entidade, braço civil da Marinha, colocou a mesma em destaque nacionalmente. Seu substituto dará prosseguimento ao seu brilhante trabalho. (Foto: Luiz Celso).

BR do Mar na ponta da linha para aprovação completa

Com a aprovação do Projeto BR do Mar, o setor marítimo brasileiro, bem como da indústria naval, serão os mais atingidos. A preocupação é dominante tendo em vista que o Projeto vai deixar mais combalida a Marinha Mercante Brasileira, inclusive com relação ao embarque dos mercantes nacionais e os grandes estaleiros, com certeza, sentirão a falta de encomendas, o que é muito lamentável.
Os sindicatos da área marítima, continuam na luta para que a tripulação dos navios importados seja de mercantes brasileiros, do contrário, muitos jovens saídos, tanto do CIAGA-RJ como do CIABA-PA, ficarão “a ver navios…”. Triste.

Grupo G Dias destaca-se na Amazônia pelo grande trabalho que realiza

Sem favor nenhum, destaca-se na Amazônia, pela sua extraordinária organização, o Grupo G.Dias, que atua, além da navegação fluvial, em outros importantes segmentos comerciais. Goza de extraordinário conceito em todas as direções da região, contribuindo de maneira destacada para o seu desenvolvimento.
Por sinal, o seu jovem Diretor armador e empresário, dr. Breno Dias, grande força da TRANSDOURADA Navegação, que também é o presidente do SINDARPA – Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial e Lacustre e das Agências de Navegação no Estado do Pará, foi homenageado pela Marinha do Brasil na cerimônia do “DIA DO MARINHEIRO”, recebendo a alta comenda do Mérito Tamandaré.

Transporte de óleo de palma na rota Moju/Belém

Pelo menos uma empresa de navegação de Manaus, a SOCORRO CARVALHO, faz parte do SINDARPA, especializada no transporte de granéis líquidos, de grande conceito em toda a região, com filial em Belém e responsável pelo transporte de óleo de palma, fazendo regularmente a rota Moju/Belém. Por sinal, o transporte desse produto por muito tempo foi feito pela CNA – Companhia de Navegação da Amazônia, também da praça de Manaus.

Praticagem da Barra não esquece dos seus colaboradores

Com um CARTÃO muito significativo, a secular Praticagem da Barra, teve a gentileza de enviar para o colunista importantes brindes de final de ano, isto aliás vem acontecendo há longos anos.
Como já informamos inúmeras vezes, a Praticagem da Barra é uma organização que reúne abnegados Práticos, que, faça sol ou faça chuva estão sempre a postos para manobrar os grandes navios que demandam a área da sua jurisdição, contribuindo grandemente para o desenvolvimento do nosso Estado.

Sistema FIEPA contra a Covid-19 colaborando com o Governo

De mãos dadas com o Governo Estadual e com a sociedade no combate ao Coronavírus, o Sistema FIEPA, presidido por José Conrado Santos, disponibilizou os recursos de infraestrutura e de pessoal do SESI Pará para apoiar o Estado na campanha de imunização contra a Covid-19.
Mais uma atitude elogiável, sob todos os aspectos, do dinâmico presidente do Sistema FIEPA e de sua Diretoria, que realiza um extraordinário trabalho à frente desse importante Sistema. Nota 10.

MARESIAS

Vem sendo muito elogiado o trabalho do Conselheiro Cileno Borges, no CONSAD da CDP-Companhia Docas do Pará. Ele defende mesmo os interesses da empresa.

Porto de Itaqui, em São Luís do Maranhão, administrado pela EMAP, órgão do Governo do Estado, vem aumentando cada vez mais sua movimentação. Isto é muito bom.

Praticos da Barra contribuíram muito para a maior movimentação do porto de Vila do Conde, manobrando grandes navios através do Canal do Quiriri, inclusive.

Serviço muito especial vem realizando a HENVIL Transportes na rota do Marajó. Graças a essa empresa o turismo também vem aumentando cada vez mais. Nota 10.

O Grupo Cargill vem aumentando cada vez mais suas atividades na Amazônia. Abaetetuba vai dar lugar a um novo investimento do mesmo. Isso é muito bom.

As Marinas localizadas no litoral da Avenida Bernardo Sayão, sempre apresentam uma grande movimentação nos sábados e domingos, inclusive seus os restaurantes.

O SINDARMA, dirigido em Manaus pela armadora Jéssica Sabbá, vem tendo papel de extraordinária importância também em defesa da navegação fluvial. Muito bom.

Tem alguns cedepeanos, especialmente da “Velha Guarda”, insatisfeitos com as medidas que estão sendo tomadas ultimamente. Calma e paciência não faz mal a ninguém.

As primeiras belas jovens a fazerem parte da tripulação, nos grandes navios de passageiros, foram as Enfermeiras “Anna Nery”, isto no Lloyd Brasileiro.

Houve um equívoco do colunista, quanto à Senadora que estava reivindicando um novo Concurso de Praticantes de Práticos. A informação chegou truncada. Era de outro partido.

Mas, com certeza, todas as ZP-s do Brasil estão com seus efetivos completos, não sendo necessário, no momento, o aumento da quantidade de Práticos. Isto nós confirmamos.

Nosso grande amigo Almirante Lima Filho, presidente do Tribunal Marítimo, como sempre, bordejando pela coluna através do Portal da Navegação, onde é destaque permanente. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next