Recordando: Memorável noite de grande recepção promovida pelo SINDOPAR – Sindicato dos Operadores Portuários

O SINDOPAR – Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Pará, uma entidade que se destaca no setor, considerada do seu gênero como uma das mais bem organizadas do Brasil, isto graças ao trabalho do então presidente dr. Alexandre Carvalho, seguido pelo atual, todos os anos proporciona importante evento para, inclusive, homenagear ilustres personalidades, sempre prestigiado também pelas Autoridades Navais de Belém, por sinal, este colunista teve a satisfação de receber também importante homenagem, com Diploma e tudo o mais.
A foto do arquivo da coluna lembra a última presidida pelo dr. Alexandre Carvalho, documenta a presença do colunista, dos almirantes Alípio Jorge e Edlander Santos (ambos foram Comandantes do 4º Distrito Naval), além do casal amigo empresário Engenheiro dr. Carlos (Ana Luiza) Nascimento. (Foto: Luiz Celso).

Mega Logística encerra 2020 com uma extraordinária movimentação

O nosso bom amigo amador e empresário Eduardo Carvalho, reconhecido como uma das cabeças mais iluminadas do setor, com quase meio século de atuação, brindou o Ano Novo a base de uma especial Moet Chandon, pelo grande sucesso da Mega Logística, que marcou o seu trabalho com quase 3 milhões de toneladas movimentadas em 2020.
Essa empresa, por sinal, graças a sua especial mão-de-obra, já ganhou novos contratos, que serão colocados em prática no decorrer de 2021, para isso já está buscando novos equipamentos, ela que foi a pioneira nas operações no sistema Ship-To-Ship em Santarém, hoje abrindo o seu leque inclusive em outros Estados.

Atual Diretoria da CDP continua conduzindo a empresa no rumo certo

Com apenas pouco mais de sete meses exercendo a função de Diretor de Gestão Portuária da CDP-Companhia Docas do Pará, o engenheiro José Alfredo de Albuquerque e Silva, demonstrou um excelente trabalho, ele que é portador de elevado conhecimento da área portuária, já tendo exercido outras importantes funções ligadas a mesma, fora de Belém.
Justiça se faça, mas pelo que se observa o trio que faz atual Diretoria nessa empresa, tendo como diretor-presidente Eduardo Bezerra, está conduzindo a CDP no rumo certo, entre eles, Mauro Henrique Santos, que por sinal é funcionário da empresa, grande responsável pelas finanças da estatal .

Atuação especial do GFLU recebeu Menções Honrosas da CPAOR

Graças a atenção especial do nosso Governador Helder Barbalho, o Grupamento Fluvial de Segurança Pública do Estado do Pará entrou o Ano Novo com novos melhoramentos, para dinamizar ainda mais as suas atividades no combate às quadrilhas formadas para ataques às embarcações de cargas e passageiros, na área de sua Jurisdição, agora inclusive com uma Lancha muito especial de última geração, tripulada por policiais altamente adestrados, com cursos junto às OMs navais.
Aliás, é oportuno destacar o seu trabalho, que inclusive recebeu Menções Honrosas da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, quando do encerramento do PSNA-2020, merecidamente.

Ainda o Dia Nacional da Marinha Mercante Brasileira

O Dia Nacional da Marinha Mercante, que transcorreu no dia 28 de dezembro passado, lamentavelmente passou quase em branco, ao contrário de alguns anos quando o Brasil contava com uma frota de mais de 200 navios que faziam a rota de cabotagem e longo curso. Pelo menos aqui em Belém a nossa Universidade do Mar, que é o CIABA, marcou o evento condignamente, num reconhecimento muito especial do seu Comandante, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Josué Teixeira, Oficial Superior de elite, que vem realizando um grande trabalho à frente dessa importantíssima Instituição da Marinha do Brasil.

MARESIAS

Se não ocorrer acidente de percurso, uma nova empresa de navegação fluvial estará reativando as suas atividades ainda no decorrer deste semestre. Depois eu volto ao assunto, com a devida confirmação.

Hoje no setor, o SINDAMPA é uma entidade muito bem organizada e bem dirigida, com Jurisdição no Pará, Amapá e Amazonas, reunindo as mais importantes Agências Marítimas. Nota 10.

Na ponta da linha a designação de um bom amigo do colunista para exercer uma alta função em Brasília. Para quem entende, vai uma dica: ele pertence à área seleta dos “Botinas Branca”. Eu vou, mas eu volto.

Nosso grande amigo Dr. Luiz Otávio de Oliveira Campos, que deixou marcado com muitas realizações o seu trabalho também no setor, inteligência privilegiada, é portador de uma série das mais importantes honrarias.

Continua a grande insatisfação no meio marítimo da Transpetro, coisa que jamais aconteceu. Seus dirigentes precisam dar maior valor aos marítimos da empresa subsidiária da poderosa Petrobras.

Tudo indica que no decorrer deste ano vai aumentar consideravelmente o número dos grandes comboios fluviais transportando grãos para exportação através do porto de Vila do Conde, especialmente soja.

A Guarda Portuária da CDP – Companhia Docas do Pará, já serviu até de modelo para outras, inclusive do Sudeste, hoje com um efetivo menor, contando, porém, com um corpo seleto, um deles é Diretor Financeiro da empresa.

Hoje uma das empresas de pesca que muito vem se destacando, com utilização de barcos especializados é a CRISMAR-Pesca, capitaneada pelo empresário apoliano Nascimento, sediada em Icoaraci, goza de especial conceito.

Muito bem monitorado os comboios fluviais com barcaças com até 40 mil toneladas de grãos, quando cruzando os Estreitos. Entre as empresas que fazem essa operação destaca-se a Unitapajós, que inclusive foi premiada pela CPAOR. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next