Novo Presidente do Supremo Tribunal Militar Almirante-de-Esquadra Claudio Portugal de Viveiros assume a função no dia 29

No próximo dia 29 o nosso bom amigo Almirante-de-Esquadra Claudio Portugal de Viveiros, estará assumindo as funções de Presidente do Supremo Tribunal Militar, deixando funções de Chefe de Estado-Maior da Armada, onde será substituído pelo Almirante-de-Esquadra Marcos Silva Rodrigues.
Na foto aparece o Almirante Viveiros, quando de sua última visita a Belém, com o colunista, ele ainda vice-almirante exercendo as funções de Diretor de Portos e Costas (DPC), ocasião em que era recepcionado na sede no espadarte Clube dos Oficias da Marinha em nossa capital.
O colunista deseja sucesso absoluto nessa nova e importante função, como o que teve nas demais exercidas anteriormente. (Foto: Luís Celso).

Desestatização: Companhias Docas na ponta da linha, entre elas a CDP

Desestatização é a palavra hoje mais usada no setor portuário do país, sendo a primeira da lista a ser privatizada a codesp companhia docas de São Paulo, Que por sinal administra o maior porto brasileiro, que é o de Santos, onde diariamente acontecem mais de 30 manobras envolvendo os navios de grande porte. A segunda, cdrj companhia Docas do Rio de Janeiro, também movimentando diversos portos, seguida da CDB companhia Docas da Bahia e ainda nossa CDP companhia Docas do Pará, esta balançando também para a estadualização.
Sempre é oportuno destacar que a CDP Depois de alguns anos voltou a apresentar no lucro, sem dúvida alguma, fruto da boa administração, conforme comenta-se na “beira do cais”, não poderia ser ao contrário.

Concurso para Praticantes de Práticos tão cedo não acontecerá

O colunista tem recebido alguns pedidos de informação sobre um novo concurso para praticantes de práticos. Acreditamos que tão cedo não deverá ocorrer, tendo em vista que todas as ZPs, estão com seus efetivos completos, algumas até com número maior do que o necessário, entretanto, sobre o assunto a palavra final será da DPC – Diretoria de Portos e Costas que funciona no Rio de Janeiro.
Aliás, do último Concurso realizado, não faz muito tempo, foi qualificada a última Turma, que passou a exercer a função na ZP-1 (Rio Amazonas), por sinal, a maior do mundo, que conta hoje com quase 90 profissionais.

Programa BR do Mar foi muito badalado em 2020

Sem qualquer dúvida, o Programa BR do Mar foi o assunto mais badalado do ano que passou, voltado para o setor da navegação, envolvendo a cabotagem, já devidamente aprovado pelo Congresso, relacionado com a importação de navios estrangeiros.
As entidades representativas dos marítimos brasileiros, tendo a frente o poderoso SINDMAR, defende intransigentemente que a tripulação dos navios a serem importados seja composta de mercantes brasileiros. Enquanto isto, o setor rodoviário já tomou posição contra. Resta aguardar os acontecimentos.

MARESIAS

Nosso jovem amigo amador e empresário Dr. José Rebelo III, Presidente do Grupo REICON é hoje conceituado nacionalmente, por tudo de bom que vem fazendo.

O tradicional Escritório FARIA, que atende inclusive empresas voltadas para o setor aquaviário, faturou em 2020 mais uma especial premiação. Muito bom.

O aumento de calado do Canal do Quiriri contribuiu bastante para a maior movimentação no porto de Vila do Conde inclusive com navios de grande porte.

A ARCON está hoje numa fase de muito dinamismo, cumprindo com extraordinária regularidade as suas funções, mantendo uma boa parceria com a CPAOR.

A empresa UNITAPAJÓS, que foi premiada através do PSNA-2020, merecidamente, vem tendo papel muito importante no transporte de grãos na rota de Vila do Conde. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next