Ex-Comandante da nossa Universidade do Mar que é o poderoso CIABA concluiu importante curso na EGM

Para conhecimento de muitos amigos deixados em nossa capital, noticiamos a conclusão do importante curso realizado na EGN – Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro, do nosso amigo Capitão-de-Mar-e-Guerra Marcelo Baptista Santos, que desempenhou em Belém as funções de Comandante do CIABA – Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar”, onde deixou marcado o seu bom trabalho, ele que aparece na foto tendo ao seu lado a Comandante Ivone e o empresário-engenheiro Carlos Nascimento, um soamarino especial, livre e de bons costumes.
O Comandante Baptista teve a gentilize de enviar para o colunista, significativa mensagem, quando do encerramento do referido curso realizado na EGN. (Foto: Luiz Celso).

O Terminal de Cargas e Passageiros, da CELTE Navegação, localizado no litoral da Avenida Bernardo Sayão-Estrada Nova, que funciona obedecendo todas as normas impostas pela ANTAQ-Agência Nacional de Transportes Aquaviários, atende dia e noite a Travessia Belém/Arapari/Belém, com segurança absoluta e conforto aos passageiros. Aliás, essa empresa, muito bem estruturada, atende também outros segmentos ligados ao setor.

Espera-se que neste ano aconteça a derrocagem do Pedral do Lourenço

Espera-se que ainda no decorrer deste novo ano aconteça a derrocagem do Pedral do Lourenço e a retirada também de outros obstáculos, para dar livre navegação, permanente, através da Hidrovia do Tocantins, de extraordinária importância para a região, com a movimentação de produtos para exportação através de porto de Vila do Conde.
Sem favor nenhum, repetimos que o Senador Jader Barbalho tem sido o grande defensor dessa Hidrovia, que beneficiará também o Araguaia, oferecendo custos menores nos fretes, com as operações de maiores comboios fluviais, sem problemas.

Agência Fluvial de Oiapoque vem tendo grande movimentação

A mais nova Unidade da Marinha inaugurada na área do Comando do 4° Distrito Naval, foi a Agência Fluvial de cidade do Oiapoque, que se localiza no Estado do Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa, que vem tendo uma grande movimentação, considerando a sua localização.
Aliás, por pouco, ou melhor, por falta de recursos, deixaram de ser instaladas na área do 4° Distrito Naval outras Agências Fluviais, como na cidade de Itaituba, no Tapajós e, Marabá, no rio Tocantins. As avaliações chegaram a ser feitas. Enquanto isto a Câmara Municipal da cidade de Bragança solicitou em expediente a presença também de uma Agência Fluvial.

Mensagens consignando elogios pela escolha do Armador do Ano

O colunista tem consignado um grande número de mensagens parabenizando pela escolha do dr. Daniel Pereira, diretor da HENVIL Transportes, como ARMADOR DO ANO, inclusive de dois ex-Comandantes do 4° Distrito Naval. O ilustre homenageado é inclusive portador das altas comendas da Marinha do Brasil, ou seja, o Mérito Tamandaré e o Mérito Naval.
Sem demérito dos demais armadores fluviais, mas foi uma escolha merecida, de quem milita no setor aquaviário há cerca de meio século, como outros já foram, em anos anteriores, escolhidos.

BEIRA DO CAIS

O Capitão-de-Mar e Guerra (T) Lauri Rui Ramos, grande amigo do colunista, ele que foi Comandante da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental – CPAOR, hoje na Reserva, exerce as funções de Prático em São Francisco do Sul-SC.

Devido à pandemia o Congresso da Associação Internacional de Práticos Marítimos só acontecerá possivelmente no mês de maio, cuja data ainda não foi definida, quando também acontecerão as eleições dos vice-presidentes da referida Associação.

Orgulho. A sede da Praticagem da Barra do Pará é considerada como a mais completa do Brasil, com vazão para a baía do Guajará, onde também acontecem os embarques dos PRÁTICOS para as manobras dos navios que demandam a sua Jurisdição.

Em Belém funcionam no litoral da Avenida Bernardo Sayão-Estrada Nova, diversos Terminais de Cargas e de Passageiros, operando dentro das normas recomendadas pela ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, inclusive o da CELTE Navegação.

Nosso bom amigo Comandante–CLC Ricardo Monteiro, no Comando no NT “João Candido” da TRANSPETRO, navegando em alto-mar com destino a Singapura, com regresso ao Brasil somente no início do mês de abril. Que NETUNO continue lhe dando proteção.

O Grupo Santos Brasil, que também está presente no porto de Vila do Conde, através do TECON/CONVICON, apresentou um bom resultado em 2020, isto graças ao bom serviço que oferece nas operações de contêineres nacionais e internacionais. Muito bom.

Depois que o porto de Itaqui passou a ser administrado por um órgão do Estado do Maranhão, tornou-se campeão de premiações, inclusive, ainda recentemente, emplacou outros da ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, merecidamente.

Os fortes também choram. Recordamos que quando o Almirante Waldemar José dos Santos deixou o Comando do 4° Distrito Naval, isto há alguns anos passados, ao transmitir as funções ao Almirante Hernani Fortuna, seu substituto, não conteve as lágrimas. Isto jamais esqueceremos.

Vem aumentando cada vez mais o número de jet-skis em nossa capital, isto observa-se nos finais de semana, muito especialmente na Guajará e nos paranás nas proximidades de Belém com entradas pelo rio Guamá, num colorido muito especial.

Com a mais absoluta certeza, nas próximas Eleições em 2022, pelo menos um Deputado Federal vai ser eleito, apoiado pelo setor aquaviário do Pará, e um outro, possivelmente, pelo Estado do Amapá, para defender a nossa navegação fluvial.

Com uma especial estrutura bem montada pelo seu ex-presidente dr. Alexandre Carvalho, o poderoso SINDOPAR-Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Pará, continua no rumo certo. Seu atual presidente vem também realizando um grande trabalho.

Graças ao Portal da Navegação a coluna também bordeja diariamente a bordo dos navios brasileiros que operam tanto na cabotagem como ne longo curso da Transpetro, subsidiária de transportes marítimos da Petrobras. (AS).

ANUNCIE AQUI!
ANUNCIE AQUI!
Previous
Next